ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter

Meio ambiente e sustentabilidade estão nas videoaulas de Rioeduca na TV
03 Junho 2022 | Por Adriana Nascimento
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Videorreprodução de videoaula de Ciências com professora ao centro ao fundo em cenário colorido com meia parede laranja elementos como tubos de ensaio ampulheta e livros

Aulas da semana tratam de temas como poluição das águas e desenvolvimento sustentável para estudantes dos diversos anos de escolaridade

Em 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e, nesta semana, de 6 a 10 de junho, a programação de Rioeduca na TV traz em destaque videoaulas com temas relacionados a meio ambiente e sustentabilidade. Preservação dos mares, poluição das águas, desenvolvimento sustentável e efeito estufa são alguns dos assuntos curriculares das aulas voltadas para todos os anos de escolaridade - da Educação Infantil até o 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A programação de Rioeduca na TV, realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com a MultiRio, traz videoaulas apresentadas por professores que vão ao ar na TV pelo canal MultiRio (26 e 526 da NET/Claro), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30.

Entre as aulas desta segunda-feira (6), estão S.O.S. Mar, às 8h45, para o 4º ano; Poluição das águas: causas e consequências, de Língua Portuguesa, às 10h15, para o 7º ano; e Qual é o código?, às 11h45, para a EJA I. Na terça (7), os destaques são Isso é real?, do Programa de Criança, às 7h45, para a Educação Infantil; A galinha ruiva, de Sala de Leitura, às 9h15, para o 3º ano; Educação financeira, às 9h45, para alunos do projeto Travessia; e Razão e proporção na cozinha, de Matemática, às 10h30, para o 8º ano.

Na quarta-feira (8), vão ao ar Comparando medidas, às 8h15, para o 2º ano; O desenvolvimento sustentável é possível, às 9h45, para os alunos do Carioca I; e Vamos combater o efeito estufa?, de Ciências, às 10h30, para o 8º ano. Na quinta (9), A família das formas geométricas, que dá nome a vídeos da série Curiosidades e De olho na leitura, ambos para o 1º ano, vão ao ar a partir das 8h. Na sexta (10), algumas aulas são What a big pencil!, de Língua Inglesa, às 8h, para 1º e 2º anos; e Maias, Astecas e Incas, às 10h, para alunos do projeto Carioca II.

Videoaulas “mão na massa”

Fazem parte da programação as videoaulas “mão na massa” com novo formato e uma abordagem mais prática dos temas curriculares. Essas aulas trazem atividades, experiências e visitas externas, entre outros, propondo novas abordagens para habilidades curriculares já trabalhadas nas videoaulas “regulares” da programação. Voltadas para todos os anos de escolaridade são organizadas em “séries”: Programa de Criança, Agora é Com Você, Fique Ligado, Curiosidades, De Olho na Escrita e De Olho na Leitura, Língua Portuguesa em @ção, Onde Tem Matemática?, Se Liga na Ciência, #Segue na Rede, Por Aí e Curiosidades Históricas.

Assista na TV, no YouTube e no app

A programação de Rioeduca na TV é transmitida pela TV no canal MultiRio (canal 26 e canal HD 526 da NET/Claro). As videoaulas da manhã, exibidas de 7h30 às 12h15, são reapresentadas à tarde, de 13h30 às 18h15. À noite, vão ao ar novamente as reprises das aulas da Educação Infantil, das 19h às 20h, e as da Educação de Jovens e Adultos, das 20h às 20h30.

Os alunos também podem assistir às videoaulas pelo aplicativo Rioeduca em Casa, nos canais correspondentes a cada ano de escolaridade, ou pelo canal da MultiRio no YouTube, em listas de reprodução organizadas por ano. A programação completa da semana, organizada por anos de escolaridade e com todos os horários, está em www.multi.rio/rioeducanatv.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp