Impressões Digitais: autoavaliação em cultura digital está aberta a professores da Rede Municipal do Rio
26 Setembro 2022 | Por Adriana Nascimento
Cultura digital na escola Divulgação Foto Ana Clara Shwartz SME

Cultura digital na escola. Divulgação. Foto: Ana Clara Shwartz / SME

Após as respostas às perguntas, a ferramenta on-line oferece ao professor um retorno sobre seu nível de apropriação e sugestões para seu desenvolvimento profissional

Já está disponível para todos os professores da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro a ferramenta on-line Impressões Digitais: Autoavaliação da Cultura Digital na Rede. O diagnóstico, desenvolvido pela MultiRio junto com a Secretaria Municipal de Educação, pode ser acessado em www.multi.rio/impressoesdigitais até o final de outubro. A ação se propõe a convidar os professores à participação e identificar os níveis de apropriação e desenvolvimento de práticas em cultura digital entre os profissionais da Rede Municipal, em três dimensões: pedagógica, cidadania digital e desenvolvimento profissional.

A partir das respostas a um questionário, com 25 questões, o professor recebe na hora, ao final, seu resultado individual, sugestões e conteúdos complementares para seu desenvolvimento. O educador deve, ao responder, marcar a opção que mais se aproxima de sua realidade - não há opção certa ou errada. Também é possível concluir o preenchimento em etapas, pois as respostas ficam salvas e, ao retornar à ferramenta, o questionário recomeça de onde parou.

O resultado final, ao concluir o formulário, traz uma devolutiva ao professor com a explicação sobre seu nível de apropriação e sugestões para seu desenvolvimento, assim como conteúdos para se aprimorar na área. A devolutiva é estruturada em cinco níveis de apropriação, que vai desde um estágio mais inicial até aquele em que o professor não só tem um alto nível de integração com a cultura digital, mas também compartilha com outros professores e realiza projetos colaborativos.

Além de promover a reflexão e a avaliação individual para que cada professor conheça seu nível de apropriação nas três dimensões avaliadas - pedagógica, cidadania digital e desenvolvimento profissional -, o diagnóstico do conjunto ajudará no planejamento, acompanhamento e análise de ações, de modo a apoiar as políticas públicas de educação no município. Uma nova aplicação da ferramenta está prevista para 2024, a fim de, a partir do primeiro retrato deste ano, acompanhar e avaliar ações na área. O instrumento é uma adaptação do produzido pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), denominado Autoavaliação de Competências Digitais de Professores.

O instrumento Impressões Digitais: Autoavaliação da Cultura Digital na Rede é uma das ações apresentadas dentro do projeto Desenvolvimento da Cultura Digital, com esforços articulados entre a MultiRio e a Secretaria Municipal de Educação que buscam promover o desenvolvimento das competências nesse campo entre estudantes e professores das escolas cariocas.

Diante das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente da competência que destaca a utilização e criação das tecnologias digitais de informação e comunicação, a iniciativa trabalha a apropriação crítica e criativa das diferentes mídias e de suas linguagens entre professores e estudantes - buscando promover recursos aos primeiros para que eles possam ser agentes de transformação junto a seus alunos.

Serviço

Ferramenta on-line Impressões Digitais: autoavaliação da cultura digital na Rede.
Acesso em www.multi.rio/impressoesdigitais até o final de outubro.
Aberta à participação de todos os professores da Rede Municipal do Rio.

MAIS DA SÉRIE