ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Rede Educação e Cultura Digital busca construir ações voltadas à cibercultura
20 Dezembro 2022 | Por Márcia Pimentel
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Encontro convite RECDA Rede Educação e Cultura Digital (RECD) realizou, no dia 14 de dezembro, sua primeira reunião de trabalho visando a construção coletiva de ações, derivadas de uma reflexão a partir dos impactos, questões e desafios da Educação pública no contexto da cultura digital e no campo da midiaeducação. A RECD é realizada no “guarda-chuva” do Projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede, articulado com as estratégias e metas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, da qual a MultiRio é parte vinculada.

Antes da primeira reunião de trabalho, foi realizado um encontro na Escola de Formação Paulo Freire, da Secretaria, em 27 de outubro. Na ocasião, as diversas instituições convidadas expuseram seu campo de atuação e suas áreas de interesse. A partir deste encontro, foi estruturada uma proposta de trabalho, que inclui encontros regulares para a criação de uma agenda em comum e de parcerias, com vistas à realização das atividades da RECD.

logomarca RECD Divulgação MultiRio

Construção coletiva

As ações serão construídas por grupos de trabalho, a partir de temas que envolvem o contexto da cibercultura, tais como letramento midiático, construção da informação e do conhecimento, metodologias de aprendizagem, infância e juventude na cultura digital (incluindo seus direitos) etc. A ideia é refletir, elaborar e desenvolver ações em parceria, de modo a contribuir com o desenvolvimento da política pública educacional, fortalecendo o debate e a apropriação crítica da cultura digital e seus impactos no cotidiano de cada escola.

Como imaginar um espaço escolar que reflita e discuta as complexidades da cibercultura? Como engajar professores, alunos e gestores para que conheçam mais os meandros da internet, aquilo que se lê, ouve e assiste no ciberespaço? Estas são algumas das questões-chave acerca da cultura digital, que movem o debate dos participantes da RECD.

A iniciativa reúne, até o momento, 18 organizações que constroem projetos de midiaeducação, voltadas à pesquisa e às práticas educacionais e comunicativas no contexto contemporâneo. São elas: Lupa; Fiocruz - Casa de Oswaldo Cruz; Fiocruz - Escola Joaquim Venâncio; Cinead UFRJ; UERJ/Cibercog; Cineduc; Instituto Alana; Semente Audiovisual; CBG/UFRJ; Lerconecta; Cace - Grupo de Pesquisa UniRio; Ria40Tena; Cinema Nosso; Piraporiando; Cecip; IFRJ Pós Lato Sensu; Grupem - Grupo de Pesquisa PUC-Rio; e Mostra Geração.

Outras instituições interessadas podem se inserir no processo, no decorrer da realização do projeto.

Sobre a MultiRio
Vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SME), a MultiRio, Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio de Janeiro, tem como objetivo promover ações em diferentes meios tecnológicos, articuladas com a política municipal de educação. Desenvolve produtos em diversas mídias e plataformas em apoio à Rede Pública Municipal de Ensino e tem como público prioritário os professores e alunos das escolas municipais.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp