PERSEU bx
Clique na imagem para ampliar (desenho e cores: Eduardo Duval, Frata Soares e André Leão)

Um dos heróis mais famosos e corajosos da Grécia Antiga, Perseu derrotou a terrível Medusa, uma criatura com cabelos de serpentes e olhos que transformavam os homens em pedra.

Perseu era filho de Danae, mantida prisioneira pelo próprio pai, o rei Acrísio, por causa de uma profecia que dizia que ele seria morto por seu neto. Apaixonado por Danae, Zeus apareceu para ela sob a forma de uma chuva de ouro e o resultado dessa união foi Perseu.

Inconformado, Acrísio prendeu a filha e o neto numa arca de madeira e a lançou ao mar, mas Zeus fez com que os ventos levassem a arca em segurança até uma praia, em Sérifo, onde os dois foram resgatados por um pescador.

Perseu se tornou um jovem forte e corajoso, e um dia foi desafiado pelo rei de Sérifo, Polidecto, a trazer para ele a cabeça da terrível Medusa, uma missão que talvez nem o próprio Hércules fosse capaz de realizar...

A Medusa era uma das temidas górgonas, e possuía cabelos em forma de serpentes e um olhar petrificante, que transformava em estátuas de pedra todos que olhassem diretamente para ela.

Para enfrentar esse desafio, Perseu recebeu uma ajudinha dos deuses do Olimpo. Hades, deus do mundo subterrâneo, deu-lhe um elmo que o tornava invisível; Hermes, o mensageiro divino, emprestou suas sandálias aladas; e Palas Atena presenteou Perseu com uma espada e um escudo.

Usando as sandálias para voar até o lar da Medusa e o elmo para penetrar seu covil sem ser visto, o herói teve a ideia de usar o escudo como um espelho, para ver quando a Medusa se aproximasse e, assim, conseguiu golpear o monstro com a espada, cortando-lhe a cabeça.

No caminho de volta para casa, encontrou uma linda princesa chamada Andrômeda, que estava acorrentada a um rochedo, prestes a ser devorada por um monstro marinho. Com a cabeça da Medusa, Perseu transformou o monstro em pedra e salvou a princesa.

De volta ao palácio, Acrísio perguntou se ele tinha cumprido o desafio e Perseu fechou os olhos e retirou a cabeça da Medusa de dentro de um saco, transformando o rei e todos na corte em estátuas de pedra.

Como agradecimento por sua ajuda, Perseu ofereceu a cabeça da Medusa para a deusa Palas Atena, tornando-se um de seus símbolos, gravado em sua armadura.

Para saber mais sobre Perseu, assista ao filme Fúria de Titãs, que conta uma versão bastante modificada da lenda grega, mas que mesmo assim pode ser muito divertida!