PANDORA 001 bx
Clique na imagem para ampliar (desenho e cores: Eduardo Duval, Frata Soares e André Leão)

Assim como Eva, que, segundo a Bíblia, roubou o fruto proibido e trouxe desgraça para a humanidade, a lenda de Pandora também é uma história que coloca a mulher como a fonte ou a causadora de todos os males do mundo. Nada mais injusto...

Nas lendas gregas, Pandora foi a primeira mulher, criada pelos deuses Hefesto e Palas Atena a mando de Zeus, que desejava castigar os homens depois que Prometeu entregou a eles o segredo do fogo.

Pandora (que em grego significa “aquela que tem todos os dons”) recebeu de cada deus ou deusa um dom diferente. Atena lhe deu a inteligência; Afrodite, a beleza; Hermes, a capacidade de mentir e enganar; e assim por diante.

Zeus então enviou-a para que seduzisse Epimeteu, irmão de Prometeu. Impressionado com sua beleza, Epimeteu casou-se com ela. Mas Pandora tinha um segredo terrível.

Ela recebera dos deuses uma caixa (ou um jarro, segundo outras versões do mito) selada e que jamais deveria ser aberta.

Curiosa para saber o que havia lá dentro, Pandora abriu a tampa. Mas ela não sabia que em seu interior estavam aprisionados todos os males do mundo, que foram libertados e caíram sobre a humanidade.

Dentro da caixa ficou apenas a Esperança, que até hoje fica muito bem guardada, para ser usada quando mais precisamos dela.