ZEUS HERA 001 A bx
Clique na imagem para ampliar (desenho e cores: Eduardo Duval, Frata Soares e André Leão)

Deus do céu, dos raios e das tempestades, e governante de todos os deuses do Olimpo. Pai amoroso e severo que acudia os sofredores e punia os malfeitos. Conheça um pouco mais sobre Zeus, o maior de todos os deuses da Grécia Antiga, que os romanos chamavam de Júpiter, nome do maior de todos os planetas do Sistema Solar.

O Rei dos Deuses

Zeus derrotou o próprio pai, o titã Cronos (que significa “tempo” em grego), e assumiu seu trono depois de tirar a sorte com os irmãos Poseidon e Hades. Poseidon foi reinar sobre os mares, enquanto Hades assumiu o reino dos mortos.

De seu trono no alto do Monte Olimpo, Zeus observava os deuses e mortais, como governante supremo, senhor do céu, da chuva e das tempestades. Sua arma preferida era o relâmpago, que ele atirava sobre aqueles que o desagradavam ou desafiavam.

No Monte Olimpo, ele cuidava para que cada divindade cumprisse seu dever, punindo seus deslizes, resolvendo suas disputas e agindo como conselheiro amoroso e protetor, ou como juiz terrível e implacável.

Zeus era casado com a deusa Hera, mas era famoso por sua infidelidade, tendo tido muitos e muitos filhos fora do casamento. Quase todos se tornaram heróis lendários, como Hércules, Perseu e muitos outros, a quem ele sempre procurava ajudar de uma forma ou de outra.

Para os antigos gregos, Zeus governava os fenômenos da natureza e dos céus, mas também era visto como protetor dos governantes e pai de todos os deuses e mortais.
Não é à toa que uma das sete maravilhas do mundo antigo era justamente a magnífica estátua de Zeus, em Olímpia, construída no século V a.C. pelo ateniense Fídias, em homenagem ao rei dos deuses gregos.