ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Pentatlo moderno e triatlo olímpico e paralímpico
21 Julho 2016 | Por Fernanda Fernandes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Um faz parte dos Jogos desde a Antiguidade, apesar das modificações sofridas ao longo dos anos. O outro entrou na cena olímpica em 2000, em Sydney, e faz sua estreia paralímpica neste ano. Pentatlo moderno e triatlo envolvem a combinação de diferentes modalidades em uma mesma competição esportiva, todas disputadas no mesmo dia. O primeiro reúne esgrima, natação, hipismo, corrida e tiro esportivo. O outro combina natação, ciclismo e corrida.

Pentatlo moderno: origem na Antiguidade

Nascido na Grécia Antiga, o pentatlo foi um dos primeiros esportes a integrar o quadro de modalidades disputadas nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, em 708 a.C., e era considerado, também, um dos mais nobres.

Sua origem está ligada ao militarismo. Os espartanos utilizavam a modalidade para selecionar os soldados mais completos e versáteis. Naquela época, eram disputadas provas de corrida, salto em distância, arremesso de disco e salto em altura. Cada etapa era eliminatória, até que sobrassem dois atletas, que lutavam entre si para que fosse definido o campeão.

Hipismo é uma das modalidades que integram o pentatlo moderno

No final do século XIX, no entanto, um oficial sueco teve a ideia de adaptar o esporte para uma simulação militar – e aí começou a transformação do esporte para o que hoje conhecemos como pentatlo moderno. A intenção do sueco era que se criasse a situação de um soldado que deveria entregar mensagens atrás das linhas inimigas: começava a cavalo, passava pelo tiro, pela esgrima e pela natação, terminando na corrida.

A proposta agradou ao Barão de Coubertin – francês que idealizou os Jogos na Era Moderna –, que inseriu a disputa nos Jogos de Estocolmo (1912). Devido às modificações, a palavra “moderno” foi acrescentada ao nome da modalidade, para diferenciá-la da versão praticada da Antiguidade.
Houve também uma alteração importante nos Jogos de Atlanta (1996): as provas, antes disputadas em datas diferentes, passaram a acontecer em um único dia. A ideia era que a competição se tornasse mais dinâmica e atrativa para o público.

Sempre restrita aos homens, a modalidade passou a contar também com as disputas femininas apenas em 2000, em Sydney.

TRIATLO

 

Triatlo olímpico

O triatlo (ou triathlon) surgiu nos Estados Unidos, em um clube de atletismo, como um programa de treinamento para que os competidores mantivessem a forma durante o período de férias, com exercícios diversificados que incluíam natação, ciclismo e corrida. No retorno ao clube, os técnicos faziam um teste a fim de conferir se os atletas haviam cumprido o programa.

A primeira prova oficial foi em 1974, na cidade de San Diego, combinando 500m de natação, 8km de ciclismo e 10km de corrida.

triatlo ok2

Os atletas gostaram tanto da atividade que os treinadores deram continuidade ao “teste”. Nas férias seguintes, as provas contaram com a participação de guarda-vidas de San Diego, considerados “imbatíveis”. Eles, inclusive, propuseram algumas modificações, como a natação no mar e o ciclismo na avenida da praia e nos arredores.

No Brasil, a modalidade passou a ser praticada em 1981, e a primeira competição oficial aconteceu no Rio de Janeiro, em 1983, oito anos antes da criação da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri).

Tradicionalmente, são três os tipos de provas disputadas: o short triatlo (750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida), o triatlo olímpico (1500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida) e o ironman (3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida). Os atletas devem completar a prova no menor tempo possível, e as transições entre cada etapa contam no tempo total.

Ao longo dos anos, a modalidade passou por várias modificações e atraiu adeptos em todo o mundo, até sua estreia olímpica no ano 2000, em Sydney.

Triatlo paralímpico

ilustra materia triatlo dentroO primeiro campeonato mundial de triatlo paralímpico aconteceu em 1996, na cidade de Cleveland, nos Estados Unidos. Em dezembro de 2010, o triatlo foi anunciado oficialmente como modalidade paralímpica, e neste ano faz sua estreia nos Jogos.

Existem algumas diferenças e adaptações em relação à modalidade convencional. A disputa paralímpica engloba 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida.

O paratriatlo, como também é chamado, é dividido em cinco classes, PT1 a PT5, de acordo com os diferentes tipos de deficiência: cadeirantes (PT1), atletas com deficiência nos membros (PT2 até PT4) e deficientes visuais (PT5). Paraplégicos ou cadeirantes podem usar a handycle – uma bicicleta em que os pedais são impulsionados com as mãos – e realizar a corrida com a cadeira de rodas.

 

Fontes:

Portal Brasil 2016
Site da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno
Site da Confederação Brasileira de Triathlon

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp