ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Seis mil anos de urbanização no planeta Terra
19 Agosto 2016 | Por Larissa Altoé
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

metrocosm2Mapa-múndi animado feito a partir do banco de dados digitalizado, com as principais cidades geolocalizadas

Hoje, a maior parte das pessoas vive em cidades. Estudar como isso aconteceu e os impactos envolvidos acaba de ganhar uma ferramenta importante – um banco de dados digitalizado, com as principais cidades do passado e do presente geolocalizadas, vale dizer, com sua latitude e longitude determinadas.

O esforço é das pesquisadoras Meredith Reba e Karen Seto, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, em conjunto com Femke Reitsma, da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia. Elas publicaram o trabalho na revista científica Nature, em junho deste ano, com o título Spatializing 6,000 years of global urbanization from 3700 BC to AD 2000 (em português, Mapeando seis mil anos de urbanização global – de 3700 a.C. até os anos 2000 da nossa era).

O trabalho consistiu em digitalizar e geocodificar informações históricas, arqueológicas e censitárias publicadas anteriormente, em forma tabular e impressa, pelo historiador Tertius Chandler e pelo cientista político George Modelski. O novo conjunto de dados formado pode contribuir para um crescente entendimento da urbanização, tanto histórica quanto contemporânea, das cidades do mundo, como surgiram e, muitas vezes, se extinguiram.

No artigo da Nature, as pesquisadoras explicam que “este conjunto de dados é um primeiro passo para entendermos a distribuição geográfica das populações urbanas ao longo da História em todo o mundo” e que “o objetivo do trabalho é colocar as informações especializadas, contidas em Chandler e Modelski, em um formato atualizado e mais eficiente para uso de pesquisadores, tais como geógrafos, historiadores, arqueólogos e ecologistas. Espacializar e digitalizar esse conjunto de dados melhorou a base para dissecá-los e visualizá-los”.

Mesmo quem não é especialista pode ter uma noção do ganho que as informações arrumadas dessa maneira proporcionam. Basta dar uma olhada no mapa-múndi animado que Max Galka, um nova-iorquino formado em Ciência da Computação e especialista em visualização de dados, fez a partir dessa massa de informação. O internauta vê, em três minutos, o aparecimento e a evolução das cidades nos continentes ao longo de seis mil anos de História humana. Fascinante.

Fontes:
Sites: Revista Nature e Metrocosm.com 

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp