ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

E.M. Edmundo Bittencourt homenageia os 450 anos do Rio de Janeiro
24 Março 2015 | Por Fernanda Fernandes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Edmundo BittencourtLevar o Rio para dentro da escola foi a maneira encontrada pela direção da Escola Municipal Edmundo Bittencourt, em Benfica (1ª CRE), para homenagear os 450 anos do Rio de Janeiro e aproximar os alunos, ainda pequenos (do 3º ao 5º ano), de diversos pontos turísticos da cidade. A Quinta da Boa Vista, o Pão de Açúcar, a Central do Brasil, a Apoteose, a Praia de Copacabana, entre outros lugares, decoram as portas das salas de aula – um trabalho feito por professores, alunos e funcionários. “Customizamos as portas de acordo com o local escolhido pelos alunos e, agora, as salas são identificadas assim. Por exemplo, não digo que vou entregar um documento na turma 1.303, e sim na Apoteose”, conta Rose Peixoto, diretora.


Na rampa da escola, feita de pedras portuguesas, está uma calçada musical inspirada no Boulevard 28 de Setembro, em Vila Isabel, só que com as notas de Cidade Maravilhosa, composição de André Filho, declarada, por lei, hino oficial do Rio de Janeiro. A rampa leva ao ginásio da escola, que não poderia receber outro nome senão Maracanã. A música também foi inspiração para o espaço Corredor Cultural, onde cada pilastra traz a letra de uma canção que homenageia o Rio de Janeiro, junto ao seu respectivo compositor, como Tom Jobim com o Samba do Avião e Tim Maia com Do Leme ao Pontal.

 

Edmundo Bittencourt - 2Além da representação

Na escola, além de conhecerem a história e “transitarem” por diversos lugares do Rio, as crianças participaram de um concurso para eleger os desenhos mais bonitos e criativos feitos a partir da logomarca dos 450 anos.

Sediada em um prédio tombado, assinado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy (também responsável pelo projeto do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM/RJ, no Aterro do Flamengo), a E.M. Edmundo Bittencourt tem a fachada principal de azulejos assinada por Portinari e o paisagismo de Burle Marx. “Estamos inseridos diretamente nos 450 anos da cidade. Também fazemos parte da história do Rio”, afirma a diretora. “Queremos reforçar com os alunos o valor da família, da escola, do bairro, da cidade, para entenderem quem são eles e onde estão inseridos. Assim, pretendemos ressaltar aspectos artísticos e culturais e mostrar a importância de cuidar da cidade.”


 

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp