ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Global Teacher Prize vai premiar melhor professor do mundo
28 Setembro 2016 | Por Sandra Machado
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
Troféu Global Teacher Prize (Fonte: Site Forbes)

Embora possa ser considerado como uma espécie de prêmio Nobel da Educação, o Global Teacher Prize ainda não é muito conhecido – mas certamente será. Concedido apenas desde 2014, ele pretende servir de reconhecimento aos esforços extraordinários de um professor em benefício da comunidade escolar. A iniciativa só é possível graças à parceria entre a Varkey Foundation londrina e Sua Alteza o Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e governador de Dubai, que patrocina a realização do evento e, também, o prêmio de 1 milhão de dólares para o primeiro lugar.

Como participar

Profissionais de escolas públicas ou privadas que atuem em um curso on-line ou na escola tradicional, dentro da faixa etária de 5 a 18 anos, podem fazer sua inscrição on-line até o dia 14 de outubro. Um grupo de notáveis, que formará uma academia julgadora, vai analisar as evidências enviadas como anexos, que podem ser material publicado na mídia local, diplomas de prêmios comunitários e até depoimentos, entre outros. Os dez finalistas serão convidados a participar do Fórum Global Education and Skills, a ser realizado em Dubai, em março de 2017, quando será anunciado o grande vencedor.

Contam pontos o alcance dos resultados de aprendizagem dos alunos, o grau de inovação das práticas adotadas e a possibilidade de replicar o modelo, entre outros critérios. Como foi o caso das duas professoras já agraciadas com o prêmio: Nancie Atwell, dos Estados Unidos, em 2014, e Hanan Al Hroub, da Palestina, em 2015. De acordo com os organizadores, o valor elevado da premiação do Global Teacher Prize tem justamente a intenção de valorizar a figura do professor e ressaltar a importância da profissão em todo o mundo.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp