ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Recital de poesia entusiasma alunos da E.M. Professor Teófilo Moreira da Costa
17 Outubro 2016 | Por Fernanda Fernandes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
A aluna Gabriele Barbosa da Costa, do 7º ano, apresenta o Soneto da Fidelidade (Foto: Arquivo da escola)

Com apoio da Direção e da Coordenação da E.M. Professor Teófilo Moreira da Costa (7ª Coordenadoria Regional de Educação), em Vargem Grande, Claudia Luzia, professora da Sala de Leitura, e Paulo Peixoto, professor de apoio, realizaram um recital de poesia com turmas do 6° ao 9° ano. As atividades fazem parte do projeto Plantando Poesia na Escola, que busca aproximar os estudantes deste gênero literário e estimular a leitura.

Junto com os professores, os alunos escolheram obras de poetas brasileiros, entre as quais Ou Isto ou Aquilo (de Cecília Meireles), Mais Respeito, Eu Sou Criança! (de Pedro Bandeira), Saber Viver (de Cora Coralina), Soneto de Fidelidade (de Vinicius de Moraes) e Eterno (de Carlos Drummond de Andrade).

Claudia Luzia decorou o espaço da Sala de Leitura e distribuiu os livretos com as poesias a cada aluno que se voluntariou a participar lendo uma delas. Como estímulo à desenvoltura dos estudantes no momento da apresentação, o professor André usou o violão para, por meio da música, trabalhar o ritmo da leitura.

A professora Viviane Santos com a turma do 9º ano (Foto: Arquivo da escola)

No dia do recital, os alunos leram as poesias e destacaram seu conteúdo. “Ressaltamos e discutimos os valores abordados nas obras, em consonância com o projeto da coordenadora pedagógica e professora Helena Taissum: Plante Valores em Sua Vida. Até os alunos mais tímidos se animaram e pediram para realizarmos um novo recital para que eles possam participar!”, conta Claudia Luzia.

“Não achávamos que faria tanto sucesso, mas foi grandioso! A atividade despertou nas crianças o gosto pela poesia e isso se refletiu no aumento do número de empréstimos de livros, sobretudo de poesia. Algo simples que rendeu ótimos resultados”, orgulha-se a professora.

O correio de poesias (Foto: Arquivo da escola)

Com o sucesso do recital, o projeto teve continuidade, com a criação de uma árvore e de um correio de poesias. Feita com galhos de plantas e EVA colorido, a árvore trazia poesias penduradas e foi montada no corredor da escola. Já a atividade do correio de poesias aconteceu na hora do intervalo. Os alunos escolhiam trechos de livros de poemas dispostos em um cesto, no pátio. Então, colocavam a “cartinha” em um envelope branco, indicando o remetente e o destinatário, e o inseriam na urna do “correio poético”. Após uma triagem, os professores envolvidos organizavam a entrega das cartas. “A regra era eles mandarem um trecho de poesia para qualquer amigo que estivesse na escola. Houve um interesse enorme – e não apenas por textos que falavam de amor. Até eu recebi cartas na Sala de Leitura”, relata Claudia, que ainda tem novas pretensões.

“Queremos colocar placas feitas de madeira com o título ‘Cultivando Poesia’ e uma frase ou trecho de uma obra em cada parte da escola: árvores, corredores, pátio, lugares onde o aluno passa despretensiosamente.”

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp