Plataforma estimula o aprendizado por meio da atividade física
28 Maio 2015 | Por Sandra Machado

monkey1Nada de ficar parado. Esse é o recado de um macaquinho azul, protagonista da plataforma gratuita on-line Muuvit!, que há 15 anos vem combatendo a obesidade infantil e colaborando para aumentar o rendimento intelectual das crianças, por meio do incentivo às atividades físicas dentro e fora das escolas. Implantado, de início, apenas em instituições finlandesas, no ano de 2000, em breve chegaria também à Alemanha, Suíça, Polônia, Rússia, Ucrânia, Estados Unidos e, desde o ano passado, também ao Brasil. Atualmente, possui versões em 10 idiomas e já beneficiou mais de 2 milhões de alunos.

O projeto, que propõe às turminhas coletarem pontos para realizarem uma viagem virtual, conta com a parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e, no Brasil, da Embaixada da Finlândia e da Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), além do Instituto Compartilhar, que é a organização representante no país. “A globalização pode trazer benefícios ou não. Nossa plataforma é um bom exemplo de contribuição positiva. Já não existe aquele gap de anos e anos para que as novidades cheguem aqui”, celebra Maxwill Braga, do Instituto Compartilhar e coordenador do Muuvit! no Brasil.

turma muuvitNa página brasileira, as crianças somam pontos (cada dez minutos de atividade por pessoa equivalem a um) até atingirem o suficiente para conhecer as cidades mais importantes da América do Sul, navegando por um mapa que apresenta os pontos turísticos, a culinária, a cultura, as curiosidades, os esportes e as brincadeiras regionais, além de ter contato com uma área destinada a promover a cultura da paz, com apresentação de técnicas de escuta cooperativa e mediação, por exemplo. O público-alvo são turmas do Ensino Fundamental da rede pública. Assim como preconiza o modelo de educação na Finlândia, os professores têm total autonomia na utilização da ferramenta.

“Na Suíça, o programa vem sendo utilizado, também, quando os alunos têm alguma deficiência física. Ele pode ser adaptado para as necessidades de qualquer escola”, explica Mika Merikanto, co-fundador do Muuvit! De acordo com a Associação Jovem Finlândia, ONG que deu origem à plataforma, uma vida fisicamente ativa tem muitas vantagens: menor nível de estresse durante o dia na escola; melhoria da memória, da concentração e dos níveis de energia; facilitação da aprendizagem; efeitos positivos na autoestima; aumento no espírito do trabalho em equipe; mais diversão.

Como funciona

Cada criança recebe um passaporte e um cartão de atividades, no qual vai marcando com um X todo registro de movimentação ao longo de um mês – vale desde o alongamento na aula de Educação Física até aquela voltinha para passear com o cachorro. Enquanto isso, a professora da turma já fez seu cadastro no site, onde pode inserir os pontos e definir com os alunos que destinos eles desejam conhecer. O objetivo é assegurar que cada criança consiga realizar duas horas de atividade física por dia, onde quer que esteja. Para isso, o envolvimento dos pais é fundamental.

pagina muuvitTambém eles recebem material informativo, tanto impresso como on-line, a fim de que sejam ativos no programa recheado de recomendações. Como, por exemplo, sair para fazer uma caminhada com o filho, e monitorar para que ele tenha não apenas horas suficientes de sono, mas também tempo para relaxar durante o dia.

Outros temas igualmente importantes na busca por uma vida adulta sadia são tratados de forma transversal. Naquele mesmo cartão de atividades, duas áreas merecem destaque. A primeira sugere que, durante uma semana, a criança anote quanto tempo gasta com internet, jogos de computador, videogames, celular e TV, cuidando para não ultrapassar duas horas por dia. Na segunda, o desafio realizado pelo mesmo período pede o registro da alimentação, cinco vezes ao dia, com ênfase na ingestão de frutas e legumes, e mais água no lugar de refrigerantes ou dos sucos industrializados.

Fontes: Entrevista exclusiva, realizada com Mika Merikanto e com Maxwill Braga, e Portal Muuvit!