Eventos na Zona Oeste marcam Dia D Pela Educação Sem Violência
23 Junho 2017 | Por Sandra Machado

cartaz250DEm abril de 2014, Bernardo Boldrini, então com 11 anos de idade, foi morto em Três Passos (RS) por uma superdosagem de sedativo, numa ação orquestrada pelo próprio pai, médico, e pela madrasta, após sofrer frequentes maus-tratos, como registrado nos vídeos do acervo da família. Em homenagem a ele, a Lei No 13.010/2014, que já tramitava há pelo menos quatro anos no Congresso Nacional e foi sancionada em 26 de junho do mesmo ano, recebeu seu nome. Ela altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ou ECA, Lei no 8.069/1990), estabelecendo o direito à educação e aos cuidados sem o uso de castigos físicos nem de tratamento cruel ou degradante. Felizmente, os avanços continuam: no último dia 4 de junho, foi sancionada pela Presidência da República a Lei No 13.431/2017, que cria o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência.

Para incentivar a conscientização da sociedade, a Rede Não Bata, Eduque (RNBE), que militou durante muito tempo pela mudança da legislação, estabeleceu o dia 26 de junho como o Dia D Pela Educação Sem Violência. Na data, serão promovidas rodas de diálogo simultâneas e abertas ao público em diversas Clínicas da Família da Zona Oeste do Rio, onde atua a Rede de Adolescentes Promotores da Saúde (RAP da Saúde/SMS-Rio); na Fundação Xuxa Meneghel e na ONG Casa Arte Vida, em Pedra de Guaratiba; além dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) das cidades catarinenses de Siderópolis e Forquilhinha.

Redução da violência doméstica requer ação rápida

NBE300Apesar do avanço do marco legal, as estatísticas mais recentes do Disque 100 – Disque Direitos Humanos revelam que ainda há muito a fazer para prevenir a aceitação e a banalização do uso de castigos físicos e humilhação contra crianças e adolescentes no país. Só em 2016, houve 76 mil denúncias de violações de direitos, com casos de negligência (37,6%), violência psicológica (23,4%), física (22,2%) e sexual (10,9%), que representam um quadro ainda preocupante. De toda forma, já houve uma melhora no panorama, se comparado a 2015, quando houve 80.435 denúncias.

Demais dados do mesmo ano ano dão uma ideia do quanto o problema está realmente centralizado no ambiente doméstico. Em relação aos autores da violência, as mães foram recordistas (40,06%), seguidas dos pais (18,16%) e de outros parentes (11,93%). Quase metade dos casos (48,75%) aconteceu na casa da vítima, sendo mais frequente contra meninas (45,04%) do que contra meninos (38,67%) – outros 16,29% não foram discriminados. Crianças (de zero a 12 anos) sofreram 56,99% das agressões físicas ou verbais, enquanto os adolescentes (de 12 a 18) somaram 30,54% dos casos – outros 12,46% não foram determinados.

Mudança de mentalidade

Com a Lei Menino Bernardo, o Brasil se aproxima de uma tendência internacional, uma vez que 52 países já estabeleceram legislação de proteção infanto-juvenil contra castigos em todos os ambientes de socialização, incluindo o próprio lar. A lei não criminaliza, não tira a autoridade dos pais e responsáveis nem propõe qualquer tipo de prisão para eles. Em caso de denúncia, cabe ao Conselho Tutelar entrar em contato com a família e propor medidas mais eficientes de incentivo à harmonia – como o encaminhamento do grupo a programas oficiais e comunitários de apoio, a tratamento psicológico ou psiquiátrico, a cursos ou programas de orientação.

Serviço:

Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho (Av. Ribeiro Dantas, 571, Bangu)
Tarde - Ação sobre o tema na Sala de Espera

Clínica da Família Wilson de Mello Franco – “Zico” (Estr. Srg. Miguel Filho, s/n - Vila Kennedy, Bangu)
Tarde - Ações de mobilização na Sala de Espera

Centro Municipal de Saúde Belizario Penna (R. Franklin, 29 - Campo Grande)
Tarde - Tenda Não Bata, Eduque/ Diálogos sobre prevenção da violência/ Oficina interativa.

Clinica da Família Agenor de Miranda Araújo Neto “Cazuza” (Estrada do Mato Alto, s/nº - Guaratiba)
Manhã e Tarde - Roda de diálogo com responsáveis da E.M. Jonatas Serrano e usuários da unidade/
Sala de espera com usuários/ Esquete sobre o tema/ Diálogos sobre prevenção da violência

Clínica da Família David Capistrano Filho (Av. Cesário de Melo, S/N - Inhoaíba/Campo Grande)
Tarde - Sala de espera com usuários / Diálogos sobre prevenção da violência

Clínica da Família Rogério Rocco (Estrada do Encanamento, s/n - Cosmos/Campo Grande)
Tarde - Sala de espera com usuários / Diálogos sobre prevenção da violência

Clínica da Família Ernani de Paiva Ferreira Braga (Av. João XXIII, 2600-2726 - Santa Cruz)
Tarde - Sala de espera com usuários/ Sensibilização

Clínica da Família Waldemar Berardinelli (Rua Frederico Trota, s/n - Sepetiba)
Tarde - Roda de diálogo/ Sala de espera com usuários/ Sensibilização

Casa Arte Vida (R. Pedra do Indaiá, 33, Pedra de Guaratiba)
15h – Ações de mobilização.

Fundação Xuxa Meneghel (Rua Belchior da Fonseca, 1025 - Pedra de Guaratiba)
14h30 - Roda de diálogo mediada por adolescentes para famílias dos projetos Conectados com o Brincar e Entrelaços.