XXXIV Mostra Municipal de Dança no Teatro Carlos Gomes
16 Outubro 2017 | Por Larissa Altoé

Tributo ao maior comunicador do Brasil - Chacrinha

No dia 18 de outubro, o palco do Teatro Carlos Gomes, no Centro, será ocupado pelas 33 coreografias das escolas públicas municipais que se destacaram entre as 500 inscritas nas etapas regionais da XXXIV Mostra Municipal de Dança em 2017. O espetáculo vai mostrar o trabalho de expressão corporal e criação de figurinos de professores e alunos de todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

Denise Palha, gerente de Projetos de Extensão Curricular da SME, explica que diversos temas foram sugeridos à comunidade escolar. “Este ano, o grande homenageado é Chacrinha, que completaria 100 anos, mas houve uma lista com muitas possibilidades." Entre os artistas, personalidades como a cantora brasileira Dalva de Oliveira e a diva do jazz Ella Fitzgerald. Além de outros temas, como a ecologia e sua importância para a vida.

Uma das coreografias selecionadas é Tributo ao maior comunicador do Brasil – Chacrinha, da E.M. Edison Carneiro (8ª CRE), em Bangu. Aline Araújo, professora de Educação Física, é a responsável pelos 22 alunos de 3º, 4º e 5º anos que se apresentarão. “A Mostra de Dança é um excelente estímulo para melhorar o comportamento e as notas das crianças. Elas amam”, diz Célia Abreu Fernandes, diretora da escola.

Girassol: preservando os biomas e alegrando a vida

Entre os critérios de escolha para a Mostra estão harmonia, equilíbrio e autonomia. Qualidades demonstradas pela turma de 31 crianças da Educação Infantil da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE), em Pedra de Guaratiba, que, apesar da pouca idade, desenvolvem com graça a coreografia Girassol: preservando os biomas e alegrando a vida, sem o auxílio da professora no palco. As professoras Letícia de Oliveira Coutinho e Silvia Patrício Amâncio Lopes desenvolveram o trabalho. “Propus que a escola aderisse porque o projeto tem muitos aspectos positivos para o desenvolvimento das crianças, como a psicomotricidade, a valorização e o aumento da autoestima”, explica Fernanda Ferreira, coordenadora pedagógica.

Além das coreografias das escolas municipais, o público presente assistirá à performance da Companhia 4TX, de dança contemporânea e sapateado. É possível acompanhar a Mostra Municipal de Dança por meio dos flashes ao vivo na página da MultiRio no Facebook. O evento será documentado, também, na série Curta e Compartilhe e, posteriormente a íntegra do espetáculo ficará disponível em nosso Portal.

As coreografias, por ordem de apresentação, são:

Ilusão, E.M. Anísio Teixeira (11ª CRE)

Um sonho de brincar, Ciep Graciliano Ramos (4ª CRE)

Guardiões da grande criação, E.M. Antonio Maceo (6ª CRE)

Girassol: preservando os biomas e alegrando a vida, E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE)

Tributo ao maior comunicador do Brasil – Chacrinha, E.M. Edison Carneiro (8ª CRE)

Dalva canta do morro ao asfalto, E.M. Teodoro Sampaio (9ª CRE)

Super Ellas, E.M. Nações Unidas (8ª CRE)

Maria Bonita, Núcleo de Arte Silveira Sampaio (7ª CRE)

Rock nacional, E.M. Condessa Pereira Carneiro (8ª CRE)

O frevo arrasta multidões, E.M. Candido Portinari (11ª CRE)

A periferia grita, E.M. Alzira Araújo (9ª CRE)