ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Nova Plataforma Freire para professores da Educação Básica
24 Outubro 2017 | Por Sandra Machado
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Freire300A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou, no dia 16 de outubro, uma nova versão da Plataforma Freire. Enquanto a anterior, do Ministério da Educação, gerenciava o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), o novo site funciona como um banco de currículos semelhante à Plataforma Lattes/CNPq. Até 1º de dezembro, os professores que se cadastrarem poderão solicitar vaga em cursos oferecidos pela Capes por meio do Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica (Profic). O programa inicia oferecendo cursos de licenciatura nas áreas constantes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e mais quatro especializações: Educação Infantil, Alfabetização, Língua Portuguesa e Matemática.

Capes vai gerenciar o Profic por meio da Plataforma Freire

Ao se cadastrar, o professor deve preencher um formulário gratuitamente, fornecendo seus dados de formação e atuação profissional. Os currículos estarão sempre disponíveis para consulta pública, resguardadas informações pessoais. Com base no perfil individual, o sistema fará, automaticamente, o direcionamento a opções apresentadas ao candidato. O Profic substituirá o Parfor na formação de professores da Educação Básica, embora o Parfor continue vigente até a conclusão da última turma.

FreireloginA Plataforma Freire é, na verdade, um sistema de gestão que vai servir de base para o cumprimento da estratégia 15.4 do Plano Nacional da Educação (PNE), que fala de uma plataforma eletrônica destinada à divulgação nacional de oportunidades de cursos de formação profissional. Após um período de análise por parte da Capes, será extraído um levantamento dos cursos e vagas solicitados e, a partir dele, confeccionado o edital do Profic a ser divulgado no primeiro bimestre de 2018 para selecionar as Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras. Poderão participar todas as IES públicas e privadas sem fins lucrativos, e a previsão é de que os cursos comecem no próximo ano. E atenção: mesmo quem tinha currículo cadastrado na antiga plataforma deverá se recadastrar.

 

Fontes:

Release da Capes, site da Capes

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp