ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Posse dos CECs dá início ao processo de autoavaliação das escolas
14 Março 2018 | Por Márcia Pimentel
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
CEC 400
Cerimônia de posse solene dos CECs das escolas 3ª CRE, realizada no teatro da E. M. Maranhão. Foto Alberto Jacob Filho, 2018, MultiRio

Os Conselhos Escola-Comunidade (CECs) das 1.537 unidades do município, eleitos para o triênio 2018-2020, tomam posse entre 12 e 16 de março, período que o secretário de Educação, César Benjamin, classifica como “talvez, a mais importante semana do calendário da Rede, deste ano”. Isso porque, com a nomeação dos CECs – instâncias fundamentais à administração democrática –, as escolas poderão iniciar o processo de autoavaliação, que deverá ser concluído até 27 de abril. Conforme as novas diretrizes da SME, só a partir de então, cada diretor eleito vai construir o seu plano de gestão.

“A experiência de autoavaliação é inédita na Rede. E isso será feito não apenas pelas escolas, mas também pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e pela administração central. Se der certo, daremos um grande passo na melhoria da qualidade do ensino e na construção de uma SME cada vez mais democrática”, analisa o secretário, que tem ido às cerimônias de posse solene dos CECs, realizadas por cada CRE, a fim de reforçar a importância das comunidades no processo de administração das unidades escolares. “É fundamental entender que a Educação não é um problema exclusivo da escola, mas também da sociedade. E a participação da comunidade é mobilizadora e decisiva”, afirma.

Diretrizes

As diretrizes da SME para o processo de autoavaliação incluem eixos de debate, que devem ser discutidos com os diversos atores que compõem os CECs: alunos, professores, funcionários, responsáveis e associações de moradores. Os assuntos a serem abordados são a alfabetização dos alunos, o desempenho escolar, a assiduidade, o respeito à diversidade, a defasagem entre idade e ano de escolaridade, o protagonismo infantojuvenil, o ambiente interno, os relacionamentos dentro da escola, a relação com os responsáveis e a participação da comunidade.

CEC alunos
A partir do tema bullying, alunos da E. M. Maranhão fizeram apresentação de dança durante a solenidade. Foto Alberto Jacob Filho, 2018, MultiRio

Segundo equipe das SME, os gestores têm autonomia em relação à forma como vão conduzir o processo de autoavaliação, desde que todos os segmentos da comunidade escolar sejam ouvidos e participem do diagnóstico. Sugere, contudo, a utilização de ferramentas como questionários e reuniões, além da elaboração de um mapa de empatia que permita verificar a percepção que os diversos atores têm sobre a escola. “É muito importante que os diretores liderem esse processo e consigam detectar o que está fazendo bem e o que está fazendo mal à escola”, disse César Benjamin, durante a solenidade de posse dos CECs da 3ª CRE.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp