Quatorze curtas de alunos da Rede participaram do Vídeo Fórum
11 Outubro 2018 | Por Larissa Altoé
Cena de Prazeres, curta do Núcleo de Arte Professor Albert Einstein (7ª CRE)

O Vídeo Fórum é uma das atividades da Mostra Geração, o segmento infantojuvenil do Festival do Rio – o maior festival de cinema da América Latina. Esse ano, o evento aconteceu antes do Festival, ocupando o cinema Estação Botafogo entre 9 e 11 de outubro. Durante os três dias, os produtores mirins tiveram a oportunidade de assistir seu filme na tela grande e debater com seus pares as conquistas e os desafios da produção audiovisual. Entre os 37 filmes selecionados para 2018, 14 são de escolas públicas municipais do Rio. Houve também curtas da Espanha, da Argentina e de outras cidades, como Campinas (SP) e Arraial do Cabo (RJ).

Diga não à violência contra pessoas é da turma de 3º ano da E.M. Senador João Lyra Tavares (3ª CRE), no Lins de Vasconcelos, no Rio de Janeiro. O filme foi aplaudido no meio da exibição. “As crianças escolheram o tema e quiseram apresentar soluções. Elas acham que a paz depende de cada pessoa, que é responsável por suas condutas”, contou a professora orientadora Lolita Canavitsas.

África é o curta de animação em stop motion realizado por 36 alunos das turmas de 4º, 5º e 6º anos da E.M. São Sebastião (7ª CRE), em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio. A professora de Sala de Leitura Amara Leandro acredita que “a mistura de linguagens oferecida no processo audiovisual é bastante enriquecedora para o aprendizado das crianças”. Segundo Amara o fazer audiovisual promove diversas competências, como a autonomia, saber trabalhar em grupo, dividir tarefas, pesquisar, escrever e debater ideias.

O Núcleo de Arte Professor Albert Einstein (7ª CRE), na Barra da Tijuca, que atende alunos no contraturno escolar, fizeram Prazeres. As turmas das oficinas de teatro e vídeo do professor Diego Braga mostraram em apenas um minuto que não precisamos de drogas para sermos felizes na vida.

Quem quiser conhecer mais de perto o que acontece no Vídeo Fórum pode assistir à série Curta Mostra Geração, feita pela TV Escola e exibido pela MultiRio no canal 26 da Net. A partir dos vídeos que participaram da Mostra Geração do Festival do Rio em 2017, a série discute a produção audiovisual da juventude. Cada episódio, além de exibir o vídeo selecionado, traz os realizadores para falarem um pouco sobre alguns aspectos do filme, como roteiro, argumento e produção. Horário: segundas-feiras, 15h, e reprises ao longo da semana: terças, 17:30h; quintas, 11:15h; sextas, 16:15h; e sábados, 19:30h.

A série Escola, Câmera, Ação!, da MultiRio, é outra opção para quem quiser ficar por dentro da produção audiovisual das escolas públicas municipais. No programa, os estudantes assistem e comentam filmes feitos por alunos de outras unidades. Um espaço de encontro entre jovens autores e de divulgação da produção audiovisual escolar.

Confira os filmes selecionados para o Vídeo Fórum 2018 (aqueles sem local de origem são da cidade do Rio de Janeiro):

A dor da vaidade
Núcleo de Arte Copacabana

À margem
Colégio Estadual José Leite Lopes / NAVE

A nossa história de amor
CIEP Doutor Adão Pereira Nunes

A roda das gerações do côco
Escola Experimental de Cinema da Emeif José Albino Pimentel – Conde/ PB

A trollagem
Ciep Cecílio Barros Pessoa – Arraial do Cabo/ RJ

África
E.M. São Sebastião

Até a onda acabar
E.M. Monteiro Lobato

Até que a morte nos separe
Academia Internacional de Cinema, RJ.

Cabelo ruim?
Fundação Educandário Princesa Isabel, Petrópolis, RJ

Cirandinhas de Villa-Lobos e o olhar da criança
Ciep Avenida dos Desfiles

Contracorrente
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fiocruz

Cotidiano
Centro de Formação Continuada Profismênia Trindade dos Santos, São Pedro da Aldeia, RJ

De repente, você
Instituto Ideia Coletiva, Campinas, SP

Diga não à violência contra pessoas
E.M. Senador João Lyra Tavares

Doença moderna
E.M. Professora Márcia Francesconi Pereira, Cabo Frio, RJ

Era uma vez...um gato xadrex
E.M.General Humberto de Souza Melo

La fugida
Escuela Rafael Alberti, Barcelona, Espanha

Laços e diferenças
Associação Brincar e Crescer, RJ

Mamá, no!
Escuela para Ñinos,Ñinas,Jovenes y Adultos Com Discapacidad Mental y Formacion Integral, Buenos Aires, Argentina

Mulher

Colégio Pedro II, Campus Centro

Violências cotidianas
E.M. Padre Melico Cândido Barbosa, Campinas, SP

Vivências, convivências... simples assim: escola!
Colégio Municipal Francisco Porto de Aguiar, Arraial do Cabo, RJ