ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Sacolas plásticas começam a sair de circulação no Rio
29 Novembro -0001 | Por Fernanda Fernandes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
Imagem: Pixabay

Segundo Felipe Sombra, professor e pesquisador da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um dos maiores problemas na atualidade está relacionado ao plástico, que, depois do lixo orgânico, é o que aparece em maior percentual no lixo doméstico. “No passado, eram usados sacos de papel. Porém, nas décadas de 1980 e 1990, as sacolas plásticas surgiram para ‘facilitar a vida’, e demos passos para trás. Hoje, vemos que o plástico é um grande vilão do meio ambiente.” 

Para mudar isso, neste mês entra em vigor a Lei N.º 8006/18, que proíbe a distribuição ou mesmo a venda de sacolas plásticas por estabelecimentos comerciais no estado do Rio de Janeiro, e obriga sua substituição por bolsas reutilizáveis ou biodegradáveis, fornecidas gratuitamente ou a preço de custo. Para facilitar a separação do lixo pelo consumidor, as sacolas deverão vir em duas cores: verde, para resíduos recicláveis, e cinza, para outros rejeitos. Micro e pequenas empresas podem fazer a substituição até dezembro.

Nas residências, as sacolas plásticas costumam ser usadas em lixeiras de banheiros e da cozinha, por exemplo. Felipe Sombra orienta sobre como esse uso pode ser mais consciente. “O ideal é que a sacola seja biodegradável. No entanto, reusar as sacolas já é contribuir para uma redução de danos ao meio ambiente. Ou seja, toda vez que a sacola estiver cheia, deve-se transferir os resíduos para uma lixeira principal, de maior capacidade, e, assim, seguir utilizando a mesma sacola nas lixeiras menores”, sugere.

Segundo Sombra, como as sacolas plásticas são distribuídas gratuitamente por estabelecimentos comerciais, a população usa indiscriminadamente. “Acontece que a capacidade dessas sacolas é pequena, elas rasgam à toa, enquanto os sacos apropriados para lixeiras, vendidos no mercado em rolos, são mais resistentes, seguem uma norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)”.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp