Conselho da Juventude: inscrições abertas
03 Agosto 2015 | Por Fernanda Fernandes

Conselho2Com o objetivo de levar o jovem ao espaço do poder público, a Prefeitura do Rio de Janeiro lançou na última semana o Conselho da Juventude da Cidade, um fórum consultivo que pretende acompanhar e fiscalizar o andamento do Planejamento Estratégico em vigor e participar da construção do próximo. O Conselho será composto por cem jovens de 14 a 29 anos, moradores do município e do estado do Rio (desde que estude e/ou trabalhe ou desenvolva projetos na cidade).

Os interessados a concorrer a uma das vagas disponíveis devem se inscrever até o dia 30 de agosto no site. Além de preencher uma ficha com os dados pessoais, os candidatos devem responder a duas perguntas (uma sobre sua vivência no Rio, e a outra sobre porque deseja fazer parte do conselho) e inserir o link de um vídeo de até um minuto com uma proposta para o Rio de Janeiro.

Durante um ano de mandato (em vigência a partir do dia 14 de setembro de 2015), os integrantes do Conselho irão emitir pareceres sobre os projetos a serem realizados, apresentar suas próprias propostas, participar de reuniões com secretários, secretárias e gestores municipais, entre outras atividades.

Processo de seleção

Trezentos candidatos serão aprovados para a segunda etapa. O perfil e a proposta de cada um estarão disponíveis no site do Conselho para uma votação online entre os dias 1 e 10 de setembro. Perfis com vivências e atuação similares irão concorrer entre si.
Serão avaliadas a qualidade e abrangência das propostas, a capacidade de articulação, as intencionalidades e a vivência na cidade. A seleção também terá como critério buscar a igualdade de gênero e étnico-racial, a diversidade sexual e a distribuição territorial, respeitando a densidade populacional de cada região.

O resultado final vai ser divulgado no dia 11 de setembro no site do Conselho e na fanpage do Lab.Rio.

O Conselho da Juventude da Cidade é coordenado pelo LAB.Rio – Laboratório de Participação da Prefeitura do Rio de Janeiro, que foi criado no final de 2014 com o objetivo de aproximar o poder público dos cidadãos, por meio de experiências digitais e presenciais de engajamento e participação na gestão municipal.