ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Feira Literária da E.M. Poeta Mario Quintana
20 Agosto 2015 | Por Carla Araújo
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

trabalhos expostos na Feira da PoetaEntre os dias 11, 12 e 13 de agosto, o livro foi personagem de destaque na Escola Municipal Poeta Mario Quintana, no Anil. A unidade da 7ª CRE realizou a 1ª Feira Literária da Poeta, envolvendo os alunos da Educação Infantil até o 5º ano, a Classe Especial e toda a comunidade escolar.

A partir do interesse das crianças pela leitura e para expor os trabalhos dos pequenos, a professora da sala de leitura Regina Blunk iniciou o projeto da Feira, que recebeu, rapidamente, o apoio de todos os funcionários da escola. “A equipe da Poeta abraçou totalmente a ideia. Professores, merendeiras, agentes educadores, o pessoal da secretaria, da limpeza... todos se envolveram para a realização da Feira Literária”.

Oficinas, bate-papo e muita literatura

Com uma programação intensa, a feira foi além da exibição da produção dos alunos e ocupou diversos espaços da unidade, como a quadra, a sala de leitura, o pátio e diversas salas de aula. Contando com a parceria do Núcleo de Arte Professor Albert Einsten, na Barra da Tijuca; do Sesc Engenho de Dentro; do Centro Cultural Capoeira Cidadã; e do Clube Escolar Cidade de Deus, os alunos participaram de oficinas de artes visuais, de música, de dança, de capoeira, de jogos populares e de contação de histórias.

2contadores de historias do Sesc Engenho de Dentro blog da poetaAo longo dos três dias de evento, durante os três turnos, os autores Alcides Goulart, Flávia Assaife, Sônia Rosa, Maria José Barcelos Pereira, Luis Antônio Martins Mendes, Sonia Santoro e o ilustrador Hudson Silva conversaram com os pequenos sobre literatura, processo de criação de histórias, e compartilharam experiências de como é ser um escritor. Para a professora Regina, essa convivência com os profissionais ajuda a motivar as crianças a ler, a escrever, a desenhar e a se divertir por meio da literatura. Também foi apresentada uma adaptação da ópera Aida, encenada pelos alunos do 3º ano do Curso de Habilitação ao Magistério do Colégio Estadual Elisário Matta, em Maricá.

oficina com o autor2A Feira foi aberta à comunidade escolar para pais, amigos e familiares. Foram expostos trabalhos das 30 turmas da unidade produzidos em aulas de diversas disciplinas, porém sempre tendo algum livro como base.

A diretora Maria de Fátima Lisboa avaliou a Feira como maravilhosa e pontuou o sucesso junto às crianças, que se envolveram desde o início do projeto, durante os concursos para escolher o nome e o símbolo da Feira até o último dia. Ela ressaltou a importância da leitura na formação da cidadania e citou o patrono da escola ao lembrar a frase célebre do poeta: “os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp