ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Jornal interativo e gratuito para crianças
17 Junho 2015 | Por Sandra Machado
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

GN400Guten News é um aplicativo gratuito de notícias semanais, desenvolvido para estimular nos jovens e nas crianças o hábito da leitura. Seu diferencial está no fato de que ele fortalece o aprendizado por meio de histórias reais, uma vez que uma equipe de jornalistas e pedagogos elabora notícias relevantes em linguagem adaptada ao público infantojuvenil. “Ao entrevistar educadores, detectamos que a área de linguagens ainda se encontrava muito carente de reais inovações, principalmente no campo da leitura”, explica Danielle Brants, que, com Daniel Funis, iniciou a Guten como startup no ano passado. Lançado em fevereiro de 2015, o primeiro produto da empresa foi desenvolvido para iPads , mas, a partir de julho, será disponibilizado também na plataforma web.

ovelhasAo término da leitura da notícia, missões e jogos temáticos convidam os pequenos a interagir com a página, estimulando a compreensão de texto. O conteúdo é dividido nas editorias Mundo, Brasil, Cultura, Bem-Estar e Comportamento. A proposta do primeiro periódico digital interativo brasileiro parte da premissa de que a leitura é um fator determinante no desenvolvimento infantil. No entanto, a formação de leitores flui com mais facilidade se a eles são apresentados conteúdos interessantes, ligados à realidade e, se possível, divertidos. “O feedback das escolas tem sido maravilhoso: as crianças dão depoimentos incríveis e os professores têm reportado um alto nível de engajamento delas nas atividades de leitura semanais.”

O Guten News leva em conta o desenvolvimento intelectual individual e, por isso, se divide em cinco faixas distintas. São apresentados temas que conectam a criança ao mundo, despertando sua consciência crítica e preparando o cidadão que irá interagir com seu meio social.

dani letiOs games são acompanhados por atividades de pré-leitura (que aguçam a curiosidade sobre o tema e ativam o repertório do leitor) e de pós-leitura (jogos de associação, atividades de detetive, exercícios de autoria e quizzes) em cada notícia. Por meio destes instrumentos, fundamentados nos descritores de Língua Portuguesa dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a criança exercita a interpretação de texto, a reflexão e a construção da opinião autônoma. À medida que avança, o pequeno leitor vai recebendo um dos 11 selos de qualidade, como criatividade, curiosidade, comunicação e análise-crítica.

Também em casa, a ferramenta pode ser uma grande auxiliar, já que não apenas os professores, mas também os pais recebem orientações sobre como trabalhar cada edição. Sob o ponto de vista da criança, o ganho se dá no amadurecimento cognitivo e emocional, que aumenta no contato transversal com valores – respeito às diferenças, reconhecimento das próprias competências... Sem contar que o hábito da navegação vem ao encontro das necessidades atuais de letramento digital.

Fontes: Entrevista exclusiva com Danielle Brants e site Guten News.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp