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O blog como ferramenta pedagógica
13 Julho 2015 | Por Fernanda Fernandes
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Há tempos os blogs deixaram de ser apenas “diários virtuais”. Apesar de a ferramenta ter sido criada no final da década de 1990, faz poucos anos que professores e educadores passaram a ver nessas plataformas digitais um importante recurso pedagógico, capaz de envolver e instigar estudantes.

raquelProfessora de Língua Portuguesa da E.M. Doutor José Antônio Ciraudo, em Paciência (10ª CRE), Raquel Madeira sempre utilizou a internet como fonte de pesquisa para montar suas aulas. “Eu me deparava com blogs repletos de conteúdos interessantes e atividades realizadas por educadores. E pensei: também tenho muito que compartilhar com as pessoas.”

A professora, então, criou o blog Coisas da Professora Raquel, cujo principal objetivo é divulgar os trabalhos que realiza com os alunos – atualmente, uma turma do 7°ano (do Projeto Nenhum Jovem a Menos) e uma do 8° ano. “Eles gostam muito de ver seus trabalhos expostos no blog, sentem-se importantes. Alguns acessam em casa e mostram aos pais. Como sabem que eu irei divulgar nossas atividades, eles realizam as tarefas com mais atenção e capricho. Gera um compromisso maior. Cada atividade, cada mural, cada passeio, cada festa é um flash!”, conta Raquel, que tem tido um retorno melhor do que o esperado. “Pessoas de vários lugares, e até fora do Brasil, deixam recadinhos elogiando o meu trabalho, tirando dúvidas, agradecendo por algum material utilizado, pedindo para divulgar o blog em outro site. É realmente muito gratificante.”

ler com prazerEspecialista em Educação Infantil e apaixonada por literatura, Maria Delfina Rodrigues, professora da Sala de Leitura da E.M. Lais Netto dos Reis, em Olaria (4ª CRE), criou em 2009 o blog Ler com Prazer, quando ainda dava aulas para o primeiro segmento do Ensino Fundamental. Lá, ela publica e compartilha trabalhos baseados em poesias, contos de diversos autores infantis, dicas de livros, vídeos, além de trabalhos de alfabetização e letramento, com jornais, datas comemorativas.

Em 2011, ela ganhou o Troféu RioEduca na categoria Blog de Rioeducadores. Atualmente, o Ler com Prazer atinge de 6 mil a 20 mil acessos por dia (a maior parte dos seguidores são professores). “O que me deixa feliz é saber que todo esse trabalho influenciou no aparecimento de outros blogs, e a troca está sendo cada vez mais rica. Vejo minhas ideias sendo utilizadas nas escolas dentro da Rede Municipal e fora dela, por todo o Brasil, tornando o trabalho mais atrativo e, principalmente, disseminando a leitura.”

Interatividade: uma aliada do professor

jair tavaresDepois de ter tido experiências positivas com aulas virtuais e blogs em outras escolas por onde passou, Maria Cristina Neves, professora de Matemática do 6˚ e do 7˚ anos da E.M. Dr. Jair Tavares de Oliveira, em Campo Grande (9ª CRE), resolveu criar o blog Matemática na Jair Tavares, no início de 2013, para o estudo dirigido de Matemática Fundamental, com intuito de interagir com os alunos.

Segundo ela, o objetivo inicial era simples: informar, ajudar e atualizar os pais e alunos sobre os conteúdos aplicados naquele ano escolar. Assim, Maria Cristina disponibilizava o livro didático para download e impressão, os Cadernos Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (SME), exercícios aplicados ou testes para estudar. “Com o tempo, vi que poderia acrescentar vídeos explicativos, aulas virtuais, links de outros blogs e jogos educativos... E o blog foi crescendo!”

Para conectar o blog aos celulares dos alunos, neste ano Maria Cristina passou a usar as redes sociais, criando no Facebook a página Matemática na Jair. “Percebi com isso um aumento expressivo de visitas. Então, deixo tarefas, matéria para estudar, dicas ou correções de trabalhos que são conversadas em sala de aula.”

Para desafiar o aluno e instigá-lo a visitar o blog, a professora também desenvolveu algumas estratégias. “Proponho determinadas atividades que valem pontos para a avaliação escolar. Também troco comentários e curtidas, e comento isso em sala de aula. O aluno usa as ferramentas que ele já conhece e aprende uma nova forma de estudar! Assim, observei um aumento no interesse pela matéria.”

Outro benefício destacado por Maria Cristina foi a aproximação com os pais e responsáveis. “Nas reuniões, percebi que alguns pais acompanhavam as aulas de seus filhos e os conteúdos aplicados por meio do blog. Pedi opiniões, expliquei e esclareci o meu objetivo. Foi muito bem aceito!”

coutinhoNelson Coutinho, que leciona na E.M. Paulo Vanzolini, em Pedra de Guaratiba (10ª CRE), é outro professor de Matemática que apostou no mundo virtual. No blog Professor Coutinho, ele publica correções de provas de concursos, informativos, curiosidades sobre a disciplina, além de propor discussões a respeito de assuntos importantes e divulgar projetos realizados em sala de aula. De acordo com Nelson, o objetivo do blog e da página no Facebook é “expandir os canais de comunicação com os alunos, incentivar e tornar atraente o ensino da Matemática, propor discussões relevantes para a formação social e moral dos discentes e facilitar o processo de ensino/aprendizagem”.

Segundo Nelson, os resultados são maravilhosos. “Percebo que o interesse pela disciplina aumenta depois que os alunos visitam o blog, que se tornou um interessante elo, um aproximador entre eles e seus pais, uma vez que eles solicitam auxílio para realizar as atividades.”

O que deve ser considerado na hora de fazer um blog

blog nuvemRaphaella Marques, professora da Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire e da E.M. Tia Ciata, na Praça Onze (1ª CRE), coordenou o programa Educopédia, da SME-Rio, e atua desde 2003 na área de Informática Educacional. De acordo com Raphaella, as ferramentas digitais e as mídias sociais são mais atraentes para os alunos e possuem um apelo familiar e lúdico que contribui para uma maior interação entre professor e aluno.

O primeiro passo ao decidir criar um blog é definir o objetivo dessa plataforma para a prática pedagógica. “O professor precisa estabelecer como será o blog: informativo, para a turma; interativo, no qual os alunos também publicarão informações; pedagógico, com conteúdos e atividades para outros professores realizarem download; ou se o blog será o grande mural da sala de aula, um espaço para publicar atividades e produções dos alunos, os vídeos utilizados, dicas de sites educacionais, entre outros”, comenta a especialista.

Na entrevista que deu ao Portal MultiRio, Raphaella destacou algumas dicas e sugestões aos professores blogueiros:

dica1Solicite aos responsáveis a autorização de uso de imagens e reprodução de trabalhos dos alunos. Existe um formulário-padrão na SME, que deve ser distribuído para a turma. O projeto precisa ser explicado para que todos possam colaborar. Caso algum responsável não autorize, respeite e não publique a imagem e a produção daquele aluno.

dica2Fotografe a turma dentro do contexto da atividade, registre as mãos produzindo, o momento interativo dos alunos quando estão de cabeça baixa. Assim, as fotos ficam mais “naturais”.

dica3Seja organizado. Separe as fotos em pastas com o nome da atividade, digitalize as produções e salve com os nomes dos alunos – isso ajudará nas publicações.

dica4Explore aplicativos que organizam as imagens em apresentações. Dessa forma, a publicação se torna muito mais interessante e a postagem não fica longa.

dica5Escreva textos objetivos sobre a finalidade da aula e a importância para a aprendizagem do aluno.

dica6Faça um planejamento com as atualizações previstas: se serão diárias, semanais ou mensais. É necessário que o professor tenha tempo para atualizar o blog e definir novas possibilidades, que permitirão que alunos e outros professores busquem, nesse canal, uma referência para pesquisa e estudo.

dica7Seja criativo e estimule a turma a acessar e a explorar o blog. Incentive os alunos a realizarem as atividades com capricho – já que serão publicadas na internet –, faça cartazes com o endereço do blog para expor na sala, etc. Bom trabalho!

 
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