ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

A visão do aluno-professor
14 Outubro 2011 | Por Luís Alberto Prado
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Tempo e curiosidade. Estes foram os motivos que levaram Tarliz Liao, mestre em ensino de Ciências e Matemática e doutorando em Educação Matemática, a fazer um curso a distância. 

– Havia um natural desejo de conhecer a funcionalidade dessa modalidade, uma vez que minha experiência era em cursos presenciais, além da questão do tempo – comenta.

Professor da Escola Municipal Presidente Arthur da Costa e Silva (2ª CRE), Liao  começou sua trilha em EAD se inscrevendo em 2005 no curso de extensão Geometria Dinâmica, no Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj)

– Havia um software que trabalhava com geometria dinâmica que eu ainda não dominava. Por isso, me inscrevi.

Liao inicialmente encontrou dificuldade em lidar com um novo elemento: a autonomia como aluno, “muito maior que em sala de aula com um professor, ao qual se pode recorrer diante de alguma dificuldade”. Mas ele concluiu o curso de seis meses e decidiu investir na EAD.  

– Tornei-me professor dessa modalidade por acreditar que pode dar certo, desde que o aluno seja disciplinado. Os materiais disponíveis são de excelente qualidade. Além disso, vivemos um momento da história no qual há a necessidade de ampla disseminação da informação – ressalta Liao. 

Tanto no papel de professor quanto no de aluno de ensino a distância, Liao utiliza textos explicativos permeados por vídeos, animações e applets (software aplicativo que é executado no contexto de outro programa) como materiais didáticos. 

– De forma geral, o material didático é muito bem escrito, visto que leva em conta a não presencialidade. Há também as interlocuções em sala de tutorias, que podem ser realizadas com pessoas de outras cidades, estados e países. 

Apesar do entusiasmo com a EAD, Liao frisa que, em alguns casos, a aula presencial ainda é fundamental para o aprendizado do aluno:

– Acredito que há espaço para todas as modalidades, uma vez que as pessoas têm habilidades e hábitos diferentes. Há especificamente algumas disciplinas que requerem contato direto. Entretanto, na maioria dos casos, a educação a distância supre integralmente as necessidades pedagógicas.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp