ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Muito além do entretenimento
20 Maio 2013 | Por Luís Alberto Prado
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Para Amália Maria Mattos de Araújo, professora articuladora do projeto Cineclube nas Escolas do Ciep Presidente Agostinho Neto (2ª CRE), aprofundar as atividades escolares com a visão do cineclube sempre pareceu enriquecedor. A experiência com o uso de mídia em educação favoreceu sua atuação no cineclube.

– Sempre trabalhei com diversas mídias na educação. Já tinha passado pela prática de animação com minha turma, usando a técnica de stop-motion. Agregar mais uma tarefa com mídia na ação pedagógica pareceu-me bem interessante – frisa.

Cineclube-CiepAN1Segundo Amália, também especialista em Informática Educativa, desde a implantação do cineclube os trabalhos envolvendo filmes aumentaram significativamente na escola, da mesma forma que o interesse dos alunos por cinema. Amália lembra que, para muitos alunos, o cineclube é a única experiência com a linguagem do cinema. Ela diz que a proposta do projeto, aos poucos, está construindo um novo olhar:

– Trabalhamos com alunos de 4 até 11 anos, mas a maioria é de crianças bem pequenas. O que se desenvolve com elas são estímulos à apreciação, à observação e à sensibilização. As sessões de cineclube são muito esperadas por todos. Já tínhamos a prática de produção de animação, desde 2003, mas antes era focada apenas na minha turma. Com minha ida para a Sala de Leitura, o trabalho ficou mais aberto para os demais alunos. Anualmente fazemos o Ciep Animado, uma mostra de animações feitas na escola. Nos últimos anos, mais professores se interessaram em participar. Nos dois últimos anos, tivemos, inclusive, a participação de um grupo de pais produzindo minianimações. Foi muito gratificante – comemora Amália.

Toda a produção audiovisual do Ciep Agostinho Neto é exibida em outras praças. Segundo Amália, a fama da escola não para de crescer, com participações desde 2006 em festivais nacionais e internacionais.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp