ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

De velho a novo: como transformar e reutilizar o material escolar
27 Janeiro 2014 | Por Fernanda Fernandes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Material escolar - MEDReaproveitar o material usado no ano anterior não só é uma maneira de economizar dinheiro, mas também de fazer uso racional dos recursos naturais. Conversar com a criança e o jovem sobre a importância social e ambiental de reutilizar de forma criativa os produtos é formar cidadãos conscientes, além de ser uma divertida oportunidade de integrar a família.

É muito comum que, ao término do ano letivo, o aluno não tenha usado todas as folhas de um caderno, por exemplo. E então, no ano seguinte, hora de comprar um novo, certo? Errado. É preciso considerar outros fatores ao deixar de lado materiais que ainda podem ter serventia. Segundo dados do relatório Países Ricos, Pobre Água, da organização sem fins lucrativos WWF (World Wildlife Foundation), para fazer uma folha de papel de tamanho A4, por exemplo, são consumidos cerca de dez litros de água. Esse consumo pode ser associado às folhas em branco do caderno. Quanto ao lápis, de acordo com a Faber-Castell, empresa que fabrica produtos voltados a escrita, uma árvore leva aproximadamente 15 anos para crescer e ser utilizada para a produção dos lápis! Portanto, fique atento: em tempos de sustentabilidade, reaproveitar é a palavra de ordem.

A manutenção garante o reaproveitamento

Para garantir a durabilidade de certos itens e seu consequente reaproveitamento, alguns cuidados básicos devem ser tomados ao longo do ano letivo. Mochilas e estojos, por exemplo, devem ser limpos com frequência. Dessa forma, os materiais que estão dentro deles também vão ficar limpos. Outra dica é manter tudo organizado: lápis nos estojos, livros encapados, colas e tintas tampadas. Assim, será bem mais fácil garantir que estejam em boas condições de uso e sejam conservados por mais tempo.

Com cadernos, lápis, estojos e outros materiais escolares em bom estado, é só soltar a criatividade e customizá-los, para que fiquem com aparência de novos e – mais que isso – personalizados. Para ajudar, seguem algumas dicas para pais, familiares e professores trabalharem com crianças e jovens:

Cadernos com folhas em branco

A primeira sugestão é retirar as folhas com conteúdos importantes e arquivá-las em uma pasta. Depois, você pode encapar o caderno com o papel de sua preferência, colocar adesivos, fazer colagens com ilustrações e recortes de jornais e revistas ou mesmo com desenhos feitos à mão. Dica: se sobrarem poucas folhas em branco no caderno, também é possível retirá-las da espiral e reuni-las em uma mesma encadernação, utilizando uma espiral menor.

Lápis descascado

Encape-os com papel contact e, depois, cole adesivos coloridos com algum tema de que o aluno goste. Vale também apostar em colagens e fitas ou, ainda, pintar com as tintas que possam ter sobrado.

Borracha suja

Uma borracha velhinha pode ser limpa com álcool e já estará nova para uso.

Régua velha

As réguas que estiverem com aspecto desgastado podem “ganhar vida” com a aplicação de adesivos, pinturas etc.

Estojo

Pintar os estojos do ano anterior com tinta para tecido é uma boa estratégia para esconder os pequenos estragos do objeto. Outra dica é costurar pedaços de tecidos variados ou produtos de pintura, para personalizá-lo com desenhos feitos à mão.

Mochila

Uma opção bem econômica para mudar o visual das mochilas é costurar patches, pequenos emblemas, geralmente bandeiras ou desenhos, feitos em pano e linha. Também é possível fazer aplicações com tecidos estampados e coloridos ou mesmo com rendas. Outra opção é usar bottons de estilos variados.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp