Veduca: o portal brasileiro de educação on-line
09 Setembro 2014 | Por Luís Alberto Prado

Veduca homePrimeira plataforma de cursos on-line gratuitos de nível superior da América Latina, o Veduca segue o modelo de ferramenta oferecido por instituições dos Estados Unidos, como Princeton, Stanford e Harvard, além do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

O portal disponibiliza 289 cursos universitários on-line gratuitos, com cerca de 5.600 aulas de 20 universidades do Brasil, da Inglaterra e dos Estados Unidos. Até agora, aproximadamente 1,5 milhão de pessoas já assistiram às videoaulas, com 156 mil usuários cadastrados.

Outra novidade oferecida é a conexão entre notícias atuais e videoaulas. No portal, pode-se acessar material jornalístico de importantes mídias impressas e, em seguida, assistir a aulas sobre o mesmo tema, que esclarecem e contextualizam a informação. Além disso, um campo de busca ajuda o usuário a encontrar assuntos específicos.

Em junho do ano passado, o Veduca colocou no mercado os primeiros cursos completos de nível superior no modelo Massive Open Online Course – MOOC, ou seja, cursos on-line oferecidos em larga escala para um grande número de pessoas, com a possibilidade de render certificados a quem completar todas as atividades e fizer uma prova presencial.

Estrutura do curso

Divididas em módulos, as aulas podem ser assistidas em séries de vídeos. Paralelamente, o aluno pode, inclusive, fazer anotações em um caderno visual, sem pausar a explicação exibida. As observações ficam registradas junto ao momento do vídeo em que foram feitas, facultando ao usuário voltar ao trecho específico. Caso surja alguma dúvida, é só buscar palavras na fala do professor durante a explicação.

Imagem 1 Veduca1_HarvardAs lições também possuem materiais para download, incluindo exercícios, leituras complementares e anexos. Ao final de cada aula, os inscritos podem fazer testes e exercícios sobre o conteúdo. Ainda como reforço, um fórum possibilitará a troca de informações e dúvidas entre os participantes do curso.

Quem completar todas as aulas e exercícios estará apto para a última etapa do curso: uma prova presencial, agendada com os próprios professores pela internet e realizada no campus da Cidade Universitária da USP. Todos os aprovados receberão um certificado de conclusão assinado pelo professor da instituição.

MBAs com certificado do MEC

O Veduca oferece até um MBA em Engenharia e Inovação – o primeiro MBA aberto on-line do mundo. As videoaulas e material de apoio estão disponíveis gratuitamente a todos os interessados, sendo possível também obter certificação do MEC, mediante pagamento. Esse programa também inclui serviços e benefícios exclusivos para ajudar os candidatos, tem 360 horas-aula e a grade curricular pode ser consultada na página dedicada ao assunto.

O estudante que desejar certificação de qualquer curso terá de fazer avaliações presenciais aplicadas pelo Centro Universitário UniSEB em mais de 200 pontos no país. Além disso, é preciso elaborar e apresentar um trabalho de conclusão de curso (TCC). Para 2015, está previsto, em parceria com a HSM Educação, o lançamento do MBA de Gestão.

EDX

Já para quem domina a língua inglesa e tem interesse em cursos via web gratuitos, a dica é a plataforma EDX, que oferece aulas on-line interativas e MOOCs das mais importantes universidades do mundo, como MIT, Harvard, Berkeley, UT e muitas outras instituições. Os tópicos incluem Biologia, Negócio, Química, Ciência da Computação, Economia, Finanças, Eletrônica, Engenharia, Alimentação e Nutrição, História, Humanidades, Direito, Literatura, Matemática, Medicina, Música, Filosofia, Física, Ciência, Estatística e muito mais. A EDX é uma iniciativa on-line sem fins lucrativos, criada pela Harvard e pelo MIT.