ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Realidade Aumentada: para conhecer e utilizar
03 Dezembro 2015 | Por Larissa Altoé
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

hugomonstroRealidade Aumentada ou RA é uma tecnologia cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e empresas. Sua primeira aplicação aconteceu na década de 1990, para ajudar na construção de aviões; hoje, está disponível em aplicativos para smartphones que parecem mágica: exibem sobre a imagem real um conjunto de informações que só estão ali virtualmente – sendo visíveis apenas na tela dos dispositivos móveis, por meio da câmera embutida, numa espécie de realidade misturada (uma parte real, outra parte virtual).

Repare que se trata de algo diferente da chamada realidade virtual (RV), na qual se busca a imersão do usuário em um ambiente construído virtualmente. A RA, ao contrário, complementa a realidade, acrescentando camadas de informações e intervenções visuais, em vez de meramente substituí-la.

Boeing – a primeira aplicação

Thomas Caudell e David Mizell, pesquisadores dos Estados Unidos, deram nome e uso específico à tecnologia, ao desenvolverem o dispositivo HUDset para a Boeing. Com ele, os mecânicos da empresa de aviação acessavam informações virtuais ao apontarem uma câmera para determinada peça do avião durante a fabricação e montagem, obtendo instruções, na tela, sobre o que fazer com as peças, reduzindo erros e dispensando manuais.

Desde então, diversos pesquisadores de universidades ao redor do mundo, especialmente nos Estados Unidos, vêm desenvolvendo tecnologias que contribuem para o avanço das técnicas de RA. Algumas conquistas recentes, a partir de 1999, foram cruciais nesse processo, como embutir comercialmente os acelerômetros e GPS no celular e integrar nesse conjunto a câmera fotográfica e de vídeo. As aplicações atuais de RA acontecem em diferentes áreas como medicina, arquitetura, mercado editorial, jogos, publicidade e, é claro, a educação.

Realidade Aumentada no Brasil

Médicos paulistas foram os pioneiros em uma técnica que utiliza RA para o tratamento de varizes sem cirurgia. Consiste em emitir raios infravermelhos sobre o corpo do paciente e mapear as veias. A imagem é enviada em tempo real para um computador que a reproduz sobre a pele do paciente, ou seja, as veias podem ser vistas à flor da pele, possibilitando identificar os locais dilatados que precisam ser reparados com laser – o que é feito sem cortes.

Na área de arquitetura, a Unicamp possui um grupo de pesquisa em RA e uma disciplina sobre o tema na pós-graduação. Os alunos desenvolveram um aplicativo de resgate histórico, que mostra, por exemplo, como era a praça do campus originalmente. É possível girar no local 360º com a tela do tablet ou smartphone, acessar um vídeo sobre a história da universidade e ver o fundador da instituição, professor Zeferino Vaz, caminhando pelo local em 1978. Tudo isso acontece por meio do aplicativo instalado no dispositivo móvel utilizado pelo usuário. A câmera reconhece uma imagem real da praça, já contida no aplicativo, que dispara imediatamente as diversas informações virtuais pré-estabelecidas.realidade aumentada

Uma das utilidades da RA para a educação é apresentar conceitos que não podem ser observáveis no mundo real. Em algumas coleções de livros didáticos, já é possível ao estudante mirar as páginas do livro impresso com a câmera do computador – ou do dispositivo móvel – e, por meio dela, visualizar muito mais do que o que aparece no papel: como num passe de mágica, surgem imagens e animações em 3D de diversos conteúdos, como a célula, a movimentação das placas tectônicas ou os planetas do Sistema Solar; além de ser possível interagir com aquilo que se está vendo.

Coleção Que Medo!

Outro aspecto que atrai as crianças e jovens para a RA e faz dela uma ferramenta que facilita o aprendizado é o seu caráter lúdico. Nessa linha de atuação, a MultiRio produziu o conjunto de materiais Que Medo!, que une filmes de animação e literatura infantil à utilização do recurso de Realidade Aumentada, num projeto pioneiro dentro da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Voltada para crianças de até seis anos, a série de desenhos animados e livros de histórias ajuda as crianças a lidarem com medos infantis, como o de ir ao médico, do primeiro dia de aula, de “monstro” e de ficar sozinho no escuro.

Com a ajuda da Realidade Aumentada em um dos livros, Hugo, o Monstro salta da página estática do livro, cria vida, se mexe e fala. O mesmo acontece com o menino Júnior (do livro As pintas do Júnior), que teme a ida ao médico. Os próximos livros da série a terem a experiência de RA serão Voa, João (medo de ir à escola) e Aquitã, o indiozinho (medo de escuro).

Ana Cristina Lemos, gerente de artes gráficas da MultiRio, conta que a ideia de usar RA surgiu a partir do contato dos profissionais da MultiRio com os recursos da RA e suas possibilidades. A equipe imediatamente pensou em utilizar Realidade Aumentada para a série de animação e livros infantis Que Medo!, que estava sendo desenvolvida.

Daniel Nogueira, programador visual da MultiRio, trabalhou no layout. A equipe usou um software livre e, com a ideia concebida, chegou a vez dos profissionais do Núcleo de Tecnologia da Informação entrarem em cena para viabilizá-la.

quemedoSegundo Eduardo Azevedo, diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação, “por conta dos projetos de desenvolvimento de games digitais, a MultiRio já possuía os softwares adequados à empreitada.”

Para conferir a RA nos livros da coleção Que Medo!, é só baixar gratuitamente o aplicativo da série Que Medo! na página da MultiRio, na loja virtual Google Play (para sistemas Android). Em breve, será possível também consegui-los na Apple Store (sistema IOS). Com o aplicativo instalado no smartphone, é só usar a câmera apontada para as páginas do livro marcadas com um símbolo especial. Instantaneamente, o aplicativo reconhece a imagem e dispara um pequeno vídeo que foi associado a ela, passando a exibi-lo na tela do celular ou tablet, sobreposto à página do livro real. Assim, o leitor pode ver o movimento dos personagens, ouvir suas vozes e todos os sons que compõem a narrativa. É como se o livro ganhasse vida!

As versões on-line, em PDF, dos livros Hugo, o Monstro e As pintas do Jr., da coleção Que Medo!, estão disponíveis no Portal da MultiRio, possibilitando que crianças e adultos vivam a experiência da Realidade Aumentada. 

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp