O Natal pela cidade
22 Dezembro 2015 | Por Larissa Altoé

Os eventos dedicados a celebrar o Natal se espalham pela cidade em dezembro. Do clássico ao pop, há opções para os mais variados gostos: teatro, balé, concertos, corais e exposições.

O Theatro Municipal apresenta o espetáculo O Messias

O coral Madrigal do Leme se apresenta no Forte de Copacabana, no Museu do Exército, dia 22 de dezembro, às 18h, com um repertório clássico que inclui Händel e Bach. A regência é de Anton Steuxner. O local tem capacidade para 200 pessoas. O endereço é Praça Coronel Eugênio Franco, 1, Posto 6.

Balé

No Theatro Municipal, está em cartaz O Messias – balé, coro e orquestra sinfônica do próprio teatro –, no dia 27 de dezembro, às 17h, e nos dias 22, 23, 29 e 30, às 20h, com ingressos a partir de R$ 30. O balé foi criado sobre 32 temas do oratório homônimo de George Friedrich Händel, e a coreografia é do argentino Mauricio Wainrot. A obra é abstrata e tem uma atmosfera espiritual.

lagoaPresépio gigante

Em frente ao Palácio São Joaquim, no Largo da Glória, 52 peças em tamanho real compõem o cenário de um presépio que o visitante pode percorrer e apreciar bem de pertinho. De autoria do artista plástico Wanderson Guedes, tem entrada gratuita até o dia 6 de janeiro.

Celebração pelo mundo

Natal 40o é uma experiência imersiva que apresenta ao público como é a festa de Natal em diversos lugares do mundo, além de propor uma nova configuração dos tradicionais costumes natalinos. Com curadoria de Domingos Guimarães e Gabriel Pardal, também está em cartaz no Imperator, com classificação livre, até o Dia de Reis. De segunda a sexta-feira, das 13h às 22h, e sábado e domingo, das 10h às 22h. O Centro Cultural João Nogueira fica na Rua Dias da Cruz 170, Méier.

Árvore de Natal da Bradesco Seguros

Em sua 20ª edição, a estrela do terceiro maior evento carioca, depois do carnaval e do Reveillón, tem como tema este ano a renovação da vida. Luzes espalhadas em 168 refletores de led, distribuídos nos 53 m de altura da árvore, simulam plantas, flores e gotas de chuva.

Atração pop

A Fundação Cesgranrio oferece um show natalino com personagens populares entre as crianças

A Fundação Cesgranrio traz para a garotada personagens populares. Fadas, princesas, Chapeuzinho Vermelho, o Coelho de Alice no País das Maravilhas, Gepeto, Minions, Mickey, Minnie, Papai e Mamãe Noel divertem os visitantes em um amplo espaço decorado com motivos natalinos. Os cenários reproduzem a casa do Papai Noel, a geleira de Frozen, a sala das princesas, entre outros, e um carteiro recebe as cartas das crianças com os pedidos de presentes.

É encenada, também, a peça de teatro Volta ao Mundo em Um Dia, que mostra a correria de Papai Noel e de seus amigos – os personagens dos contos infantis – para entregar 100 mil presentes de Natal, pedidos de última hora. A exposição e o espetáculo são gratuitos, mas é importante observar que as vagas para o teatro são limitadas e o ingresso é dado por ordem de chegada na fila.
Além das novidades de 2015, a Fundação Cesgranrio também expõe o tradicional presépio napolitano, com 3.500 miniaturas dos séculos XVIII e XIX, sempre de quinta-feira a domingo, das 14h às 21h. Nos mesmos dias, acontece uma peça teatral em três horários: às 15h, 17h e 19h. Ambas as atrações seguem até 4 de janeiro, exceto nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro. É importante saber que a entrada do teatro não está condicionada ao acesso à exposição, e quem quiser assistir ao espetáculo precisa retirar a senha. A Fundação Cesgranrio fica na Rua Santa Alexandrina, 112 B, Rio Comprido.