ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Leitura digital é tema de curso
11 Fevereiro 2016 | Por Sandra Machado
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp


LD400Até 15 de fevereiro, estão abertas as inscrições para professores interessados em participar de uma iniciativa pioneira e inteiramente gratuita. Durante três meses, os escolhidos terão encontros on-line semanais com especialistas em práticas de leitura digital em sala de aula. O conceito de leitura digital se refere ao hábito de ler um dado conteúdo a partir de um suporte tecnológico, como os e-books, por exemplo. Além de se qualificar para contribuir com a disseminação de práticas inovadoras, o grupo de experimentação vai elaborar um estudo a ser divulgado junto a institutos, escolas privadas, secretarias de educação e outros agentes importantes do setor no país. Para se candidatar, basta preencher um formulário de inscrição disponível na internet e aguardar o contato da equipe.

“Os participantes serão coautores do estudo que pretendemos divulgar. Temos que buscar inspiração e exemplos junto a quem está trabalhando diariamente com os alunos. As melhores inovações nascem assim!”, afirma Danielle Brants, administradora da Guten Educação e Tecnologia, que promove o programa. Mas ele não está restrito apenas aos mestres, sendo extensivo a outros educadores engajados – coordenadores e bibliotecários de escolas privadas ou públicas que já desenvolvam ou que estejam aptos a desenvolver projetos de leitura digital com alunos do Ensino Fundamental, e também profissionais de tecnologia educacional, desde que associados a um professor com trabalho afim implantado em sala de aula.

Disseminação de conhecimento e inspiração para futuros projetos

As metas incluem a realização de um mapeamento das experiências pedagógicas realizadas, com ênfase na prática cotidiana e nos relatos sobre situações didáticas reais. Para a reflexão teórica, o programa conta com o suporte de três profissionais comprometidos com a formação do público leitor infantil: Roxane Rojo, pesquisadora das práticas de leitura e escrita no contexto das mídias digitais, também chamadas de multiletramentos; Rodrigo Abrantes, especialista em tecnologia educacional; e Leticia Reina, gestora pedagógica da Guten.

Está previsto que o trabalho no ambiente online ocupe de duas a três horas semanais dos professores selecionados, no período entre 22 de fevereiro e 21 de maio de 2016, e inclua discussões sobre temas pré-determinados por meio de leituras de materiais recomendados. A cada encontro, os mediadores do grupo divulgarão um desafio a ser executado pelos participantes, como conhecer uma nova ferramenta, aplicar os conceitos de um texto em sala de aula ou realizar com sua turma uma atividade sugerida. Uma oportunidade e tanto para quem acredita na mídia digital como grande aliada da educação.

Fontes: Entrevista com Danielle Brants; Site Guten News.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp