Novidades no site História do Brasil
30 Maio 2016 | Por Ivan Kasahara

Desde que entrou no ar, em 1998, o site História do Brasil é uma das áreas de maior acesso do Portal MultiRio. Em 2015, recebeu um novo módulo dedicado à cidade do Rio de Janeiro, que completava 450 anos. Agora, os módulos I e II, dedicados respectivamente aos períodos da América Portuguesa e do Brasil Monárquico, estão recebendo novos conteúdos e um novo design, moderno e mais amigável ao usuário.

carrossel america portuguesa

Nessa segunda-feira, 30, o módulo I entrou no ar já com os novos recursos (o módulo II será atualizado no segundo semestre). A professora de História Jeanne Abi-Ramia, que participou da construção da primeira versão do site e que está coordenando o trabalho de revisão dos conteúdos, concedeu uma entrevista ao Portal MultiRio na qual fala sobre as novidades oferecidas a alunos e professores da Rede Municipal.

Portal MultiRio – Como está sendo feita a atualização do site História do Brasil?

Jeanne Abi-Ramia – Estamos realizando uma revisão nos módulos I e II e aperfeiçoando a redação de alguns trechos, mas a estrutura não está sendo alterada. O projeto do site foi montado pelo professor Ilmar Rohloff de Mattos e não há o que mexer nele. Apesar de ter entrado no ar em 1998, o conteúdo é muito rico porque, desde o início, a proposta era oferecer a professores e alunos da Rede o que estava sendo discutido na academia em uma linguagem acessível, que fugisse da mesmice dos livros didáticos.

PM – Quais serão as novidades oferecidas?

Jeanne – Quando o site estreou, ele foi estruturado de acordo com as possibilidades da época. O que está sendo acrescido agora é a inclusão de links e palavras que vão permitir o diálogo entre os três módulos (América Portuguesa, Brasil Monárquico e História da Cidade do Rio de Janeiro).

Um exemplo prático: D. Pedro I tinha uma personalidade muito rica, muito controversa. No módulo sobre o Rio de Janeiro, eu abri um espaço para falar mais sobre o lado humano do imperador, com base em pesquisas da historiadora Isabel Lustosa. Então, quando Pedro I é citado em algum momento em qualquer dos três módulos, e sempre que pertinente, há um link para esses dados relevantes. Espaços como esse foram chamados de “Carioca curioso” e estarão presentes em todo o site, criando uma grande rede de informação.

Além disso, substituímos a seção “Glossário” pelos hints (pequenos textos complementares),como já ocorre no módulo sobre a história do Rio, e melhoramos as definições de alguns termos.

PM – E em relação às imagens contidas no site?

Jeanne – Nós verificamos as fontes, os créditos e as legendas das imagens antigas. Quanto às novas imagens que estarão disponíveis, a Gerência de Pesquisa e Documentação da MultiRio fez um trabalho fantástico de encontrar um material inovador que pudesse enriquecer a experiência de professores e alunos. Levando em conta esse banco de imagens e o diálogo entre os módulos, não conheço nenhum produto na internet que estabeleça uma rede de informações tão ampla sobre esse período da história brasileira.

PM – Como o site poderá ser utilizado por professores e alunos?

Jeanne – O ponto primordial é a divulgação. O professor precisa saber que o site existe e que foi produzido para ele usar. A bibliografia é sofisticada, baseada em trabalhos de mestrado e doutorado das grandes universidades brasileiras e até algumas de Portugal, como a Universidade de Coimbra. E, ainda assim, não há nada que não possa ser entendido por alunos do 7º ao 9º ano.

O professor pode aproveitar especialmente as imagens, ampliando-as e usando-as em sala de aula. No processo de seleção, levamos em conta a riqueza de informações nelas contidas. Pode-se observar a vegetação, a arquitetura, o espaço urbano, as pessoas, o vestuário. É uma aula de História através da imagem. Tivemos a preocupação de usar imagens com boa resolução, que pudessem ser ampliadas. Então, a utilização em sala de aula é possível, razoável e necessária.