Logo MultiRio

De letra!
29 Agosto 2016
Mestre do Tempo Conta Histórias do Rio

Em linguagem dinâmica e rico em ilustrações, aborda a história e a geografia do Rio, destacando lugares e personagens da cidade.

capa mestredotempo alunoClique aqui para baixar esta publicação em PDF

Sumário:

Tempo, tempo, tempo rei...

Aqui vai começar nossa viagem pelas histórias do Rio de Janeiro. Vamos percorrer uma linha do tempo e acompanhar o crescimento e as transformações da cidade.

Nas trilhas da aventura...
Entramos no século XVI. Vamos falar do Descobrimento do Brasil e da convivência entre índios e portugueses por aqui.

O Rio antes do Rio
Neste capítulo, vamos viajar pelo século XVI e falar da exploração do pau-brasil, das expedições exploradoras e das capitanias hereditárias.

Um vai e vem de pessoas e de coisas
Novidades à vista no século XVI: a fundação da cidade, a invasão francesa, o cultivo do açúcar, o movimento no porto e o surgimento das primeiras ruas do Rio.

Aqui neste mesmo lugar... O tempo dos vice-reis
Entre os séculos XVII e XVIII, muitas mudanças na cidade. Os novos bairros que surgiram. A riqueza do ouro. O Rio como sede do Vice-Reinado.

Rio de Janeiro, capital do Reino
Bem-vindos ao século XIX. A família real chegou ao Rio e transformou a nossa cidade. De capital do Reino Unido a capital do Império, muitas histórias para contar.

O Rio de Janeiro novamente Corte: Império
Os reinados de Pedro I e Pedro II no século XIX. O plantio do café. A expansão da cidade. A Lei Áurea e a proclamação da República.

• O Rio de Janeiro: vitrine, cartão-postal e capital federal
Do século XIX ao XX, o Rio cresceu e apareceu. Prédios, espaços públicos e monumentos importantes foram construídos. O Brasil ganhou a primeira Copa do Mundo.

Um Rio de muitos janeiros
Em pleno século XX, o Rio ganha ares de metrópole moderna. Avenidas, pontes, túneis e viadutos transformam a paisagem da cidade. A fusão do estado da Guanabara com o do Rio de Janeiro.

O Rio de Janeiro no presente
Chegamos ao século XXI. O Rio de Janeiro é sede de três eventos sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A cidade recebe o título de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana.

Mais De letra!
Página 1 de 1   1