14 Julho 2017

Foto: Alberto Jacob Filho

A Empresa Municipal de Multimeios Ltda. - MultiRio comunica, com pesar, o falecimento da ex-diretora-presidente da Empresa Cleide Ramos nesta quinta-feira (13) à noite, aos 76 anos, no Rio de Janeiro. A educadora esteve à frente da MultiRio, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, por três gestões – de 1995 a 2000 e duas consecutivas de 2009 a março de 2017 -, tendo participado da criação e do desenvolvimento do órgão, fundado em 1993. Cleide Ramos deixa um legado de conquistas e trabalhos realizados em prol do enriquecimento e do protagonismo da Educação, nas áreas pública e privada.

Odaléa Cleide Alves Ramos era doutora em Ciências da Educação pela Université Paris X e recebeu o título Chevalier dans L´Orde dês Palmes Academiques, reconhecimento concedido pelo governo francês pela contribuição à educação e à cultura. Com atuação em diversas funções na Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, a democratização da educação e da cultura, principalmente voltadas às crianças e jovens, foi o ponto central de seu trabalho, em uma trajetória profissional de mais de 40 anos na área.

Na MultiRio, seus esforços foram voltados ao desenvolvimento da instituição e de seu propósito de apoiar a Rede Pública Municipal de Ensino do Rio, contribuindo para o objetivo de uma educação pública de qualidade. A atualização do parque técnico da Empresa, o uso de novas plataformas de mídia e de recursos tecnológicos – como Web TV, Web Rádio, livros com realidade aumentada e games – foram alguns dos marcos de sua gestão. Na área internacional, organizou visitas técnicas e seminários entre o Brasil e países como Argentina, França, Inglaterra e Estados Unidos sobre mídia e educação.

Entre outros, Cleide Ramos também atou como diretora de Tecnologia Educacional na Fundação Roquette Pinto – TVE/RJ, gerente de Produto Vídeo-Escola na Globo Vídeo, consultora para programas educativos da Fundação Roberto Marinho e Fundação Getúlio Vargas e gerente de treinamento da Bradesco Seguros.

Prof cleide baixa