MultiRio lança festival e nova temporada de série na Casa de Ruy Barbosa
19 Julho 2019
(Foto: Alberto Jacob Filho)

No último dia 12, a MultiRio lançou a terceira temporada da série Escola, Câmera, Ação!, veiculada na TV e na web, cujo objetivo é promover e dar visibilidade à produção audiovisual escolar.

A nova temporada tem dois quadros novos: Cria da Rede e Fala, Profissa! O primeiro registra depoimentos de ex-alunos de escolas públicas municipais cariocas que seguiram carreira na área audiovisual, enquanto o segundo mostra profissionais do mercado falando sobre suas especialidades.

De acordo com o presidente da MulltiRio, Adolpho Konder, a cada temporada algum elemento novo é acrescentado à série, contribuindo para enriquecer a dinâmica dos episódios e ampliar o olhar da comunidade escolar.

Além dos alunos e professores da 2ª CRE, compareceram estudantes e representantes das escolas que participaram do programa, já que os vídeos são produzidos pelos próprios alunos. O evento é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O Festival MultiRio de Web e Games 2019 é uma seleção dos melhores canais de vídeos produzidos por professores e alunos da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro e uma mostra de games com o objetivo de conhecer e mostrar o que alunos e professores estão criando na área audiovisual, incentivando a produção escolar e reconhecendo que as novas plataformas e formatos têm papel importante na linguagem audiovisual aliada à educação para as mídias. Os vencedores serão premiados com oficinas de produção de audiovisual do Centro Tecnológico de Audiovisual (CTAV). O resultado sairá em outubro.

Jogar pode unir diversão e aprendizado, por isso os games também estão no festival. Na mostra de games, não competitiva, alunos e professores do Ensino Fundamental das redes pública e privada do Rio de Janeiro são convidados a participar e trocar experiências. As inscrições podem ser feitas por alunos e professores do Ensino Fundamental das redes pública e privada até o dia 23 de agosto.

Estavam presentes no evento, além do presidente da MultiRio, Adolpho Konder, a subsecretária municipal de Educação, Heloísa Braz, a presidente substituta da Fundação Casa de Ruy Barbosa, Lúcia Maria de Oliveira, e a diretora do CTAV, Débora Palmeira.

Inscrições para o Festival: multi.rio/festival