ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Ciências na TV: estações do ano, ciclo da água e astronomia estão em Rioeduca na TV
08 Setembro 2021 | Por Adriana Nascimento
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

thumb videoaulas06.09As aulas desta semana trazem temas diversos do componente curricular para estudantes de todos os anos da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro

A curiosidade natural dos estudantes por diversos assuntos, mas também, especialmente, por temas de Ciências tem um encontro com as videoaulas de Rioeduca na TV nesta semana, de 6 a 10 de setembro. Na programação desta semana, cobertura vegetal e o ciclo da água, astronomia e as estações do ano, entre outros, são alguns dos temas do componente curricular. As videoaulas de Rioeduca na TV, realizadas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com a MultiRio, são voltadas para a Educação Infantil e 1º ao 9º ano, incluindo Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Apresentadas por professores, as aulas vão ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30, pela TV, na Band (canal 7.2) e no canal MultiRio (26 e 526 da NET/Claro).

Nesta semana, na segunda (6) e na terça-feira (7), dias de recesso escolar, a programação de Rioeduca na TV exibe reapresentações de videoaulas, reforçando e consolidando temas como sustentabilidade, textos multimodais e expressões numéricas. Na quarta-feira (8), algumas das aulas em destaque do dia são Cadeia Alimentar, às 9h, para o 4º ano; Cobertura Vegetal e o Ciclo da Água, às 9h15, para o 5º ano; Curiosidades Astronômicas, às 10h30, para o 8º ano; e As Estações do Ano, às 10h45, para estudantes do projeto Carioca II.

Na quinta-feira (9), As Hortas Comunitárias, às 7h30, para a Educação Infantil; Brincando com o Folclore, às 8h45, para o 3º ano; e Produtos Notáveis: Produto da Soma pela
Diferença, de Matemática, às 11h, para o 9º ano, são algumas das videoaulas. Já na sexta-feira (10), entre as aulas do dia estão Caras, Bocas e Movimentos, às 8h45, que trabalha Artes Visuais, Artes Cênicas, Música e Educação Física para 1º, 2º e 3º anos; Revolução Francesa, de História, às 10h30, para o 8º ano; e Bruxa Boa...Pode?, de Sala de Leitura, às 11h45, para o EJA I.

A programação de Rioeduca na TV também traz programas ao vivo de Tira-Dúvidas. Nos novos horários, os alunos do 1º ao 5º ano assistem à live semanal às sextas-feiras, às 9h30; e os do 6º ao 9º ano, diariamente, de segunda a sexta-feira, às 16h - neste caso, a cada dia, é dado destaque a um componente curricular, como Matemática e Geografia. Durante as transmissões, os professores respondem ao vivo a perguntas dos estudantes enviadas pelo chat do aplicativo Rioeduca em Casa ou pelo WhatsApp (21 - 99184-4948).

A programação de Rioeduca na TV é transmitida pela TV aberta na Band (canal 7.2) e na TV a cabo pelo canal MultiRio (canal 26 e canal HD 526 da NET/Claro). As videoaulas da manhã, exibidas de 7h30 às 12h15, são reapresentadas à tarde, de 13h30 às 18h15. À noite, vão ao ar novamente as reprises das aulas da Educação Infantil, das 19h às 20h, e as da Educação de Jovens e Adultos, das 20h às 20h30.

Os alunos também podem assistir às videoaulas pelo aplicativo Rioeduca em Casa, nos canais correspondentes a cada ano de escolaridade, ou pelo canal da MultiRio no YouTube, em listas de reprodução organizadas por ano. A programação completa da semana, organizada por anos de escolaridade e com todos os horários, está em www.multi.rio/rioeducanatv.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp