Ciências na TV: estações do ano, ciclo da água e astronomia estão em Rioeduca na TV
08 Setembro 2021 | Por Adriana Nascimento

thumb videoaulas06.09As aulas desta semana trazem temas diversos do componente curricular para estudantes de todos os anos da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro

A curiosidade natural dos estudantes por diversos assuntos, mas também, especialmente, por temas de Ciências tem um encontro com as videoaulas de Rioeduca na TV nesta semana, de 6 a 10 de setembro. Na programação desta semana, cobertura vegetal e o ciclo da água, astronomia e as estações do ano, entre outros, são alguns dos temas do componente curricular. As videoaulas de Rioeduca na TV, realizadas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com a MultiRio, são voltadas para a Educação Infantil e 1º ao 9º ano, incluindo Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Apresentadas por professores, as aulas vão ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30, pela TV, na Band (canal 7.2) e no canal MultiRio (26 e 526 da NET/Claro).

Nesta semana, na segunda (6) e na terça-feira (7), dias de recesso escolar, a programação de Rioeduca na TV exibe reapresentações de videoaulas, reforçando e consolidando temas como sustentabilidade, textos multimodais e expressões numéricas. Na quarta-feira (8), algumas das aulas em destaque do dia são Cadeia Alimentar, às 9h, para o 4º ano; Cobertura Vegetal e o Ciclo da Água, às 9h15, para o 5º ano; Curiosidades Astronômicas, às 10h30, para o 8º ano; e As Estações do Ano, às 10h45, para estudantes do projeto Carioca II.

Na quinta-feira (9), As Hortas Comunitárias, às 7h30, para a Educação Infantil; Brincando com o Folclore, às 8h45, para o 3º ano; e Produtos Notáveis: Produto da Soma pela
Diferença, de Matemática, às 11h, para o 9º ano, são algumas das videoaulas. Já na sexta-feira (10), entre as aulas do dia estão Caras, Bocas e Movimentos, às 8h45, que trabalha Artes Visuais, Artes Cênicas, Música e Educação Física para 1º, 2º e 3º anos; Revolução Francesa, de História, às 10h30, para o 8º ano; e Bruxa Boa...Pode?, de Sala de Leitura, às 11h45, para o EJA I.

A programação de Rioeduca na TV também traz programas ao vivo de Tira-Dúvidas. Nos novos horários, os alunos do 1º ao 5º ano assistem à live semanal às sextas-feiras, às 9h30; e os do 6º ao 9º ano, diariamente, de segunda a sexta-feira, às 16h - neste caso, a cada dia, é dado destaque a um componente curricular, como Matemática e Geografia. Durante as transmissões, os professores respondem ao vivo a perguntas dos estudantes enviadas pelo chat do aplicativo Rioeduca em Casa ou pelo WhatsApp (21 - 99184-4948).

A programação de Rioeduca na TV é transmitida pela TV aberta na Band (canal 7.2) e na TV a cabo pelo canal MultiRio (canal 26 e canal HD 526 da NET/Claro). As videoaulas da manhã, exibidas de 7h30 às 12h15, são reapresentadas à tarde, de 13h30 às 18h15. À noite, vão ao ar novamente as reprises das aulas da Educação Infantil, das 19h às 20h, e as da Educação de Jovens e Adultos, das 20h às 20h30.

Os alunos também podem assistir às videoaulas pelo aplicativo Rioeduca em Casa, nos canais correspondentes a cada ano de escolaridade, ou pelo canal da MultiRio no YouTube, em listas de reprodução organizadas por ano. A programação completa da semana, organizada por anos de escolaridade e com todos os horários, está em www.multi.rio/rioeducanatv.