Língua Portuguesa: poemas, HQs e fábulas entre os temas de Rioeduca na TV
18 Abril 2022 | Por Carla Araújo

Semana 18.04.22 Videoaula Rioeduca na TV Reprodução MultiRio

A programação de videoaulas traz conteúdos sobre produção de diferentes tipos de texto e os elementos estruturais de cada um

Durante a semana de 18 a 22 de abril, os alunos da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio poderão reforçar conteúdos de Língua Portuguesa com videoaulas sobre os ritmos dos textos, a estrutura de poemas, os elementos de uma HQ, entre outros. A programação Rioeduca na TV, realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com a MultiRio, traz aulas apresentadas por professores e destinadas a alunos da Educação Infantil e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As videoaulas vão ao ar na TV pelo canal MultiRio (26 e 526 da NET/Claro), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30.

As aulas No ritmo dos textos, às 8h30, para o 3º ano; Produzindo uma fábula, de Língua Portuguesa, às 10h, para o 6º ano; e O poema, às 10h45, para alunos do projeto Carioca II, são algumas das videoaulas desta segunda-feira (18). Na terça (19), são exibidas as aulas

Compreendendo textos, às 8h, para o 1º ano; Pra que serve esse texto?, às 9h, para o 5º ano; e Climas regionais - Entendendo a meteorologia, de Ciências, às 11h, para 9º ano, são exibidas na quarta-feira (20). Na quinta-feira (21), algumas videoaulas são Grafemas e fonemas na minha legenda, às 9h45, para alunos do projeto Travessia; e Estratégias de leitura: construção de hipóteses, de Língua Portuguesa, às 10h30, para o 8º ano.

Já na sexta-feira (22), Investigando as sequências, às 8h15, para o 2º ano; O que são quadriláteros e como classificamos, de Matemática, às 10h15, para o 7º ano; e Tarsila do Amaral | Villa-Lobos Educador, às 11h15, que trabalha Artes Visuais, Artes Cênicas, Música e Educação Física de modo interdisciplinar para alunos do projeto Carioca I.

Transmitida pela TV no canal MultiRio (canal 26 e canal HD 526 da NET/Claro), as videoaulas da programação de Rioeduca na TV são exibidas de 7h30 às 12h15 e reapresentadas à tarde, de 13h30 às 18h15. À noite, vão ao ar novamente as reprises das aulas da Educação Infantil, das 19h às 20h, e as da Educação de Jovens e Adultos, das 20h às 20h30.

Videoaulas no YouTube e no app Rioeduca em Casa

Nesta segunda e terça-feira são oferecidas no YouTube e no aplicativo aulas exclusivas e inéditas. Alguns destaques de segunda-feira (18) são Letras e sinais gráficos, para o 1º ano; O humor na leitura, para o 5º ano; e Argumentando sobre o desperdício de alimentos, de Língua Portuguesa, para o 8º ano. Na terça-feira (19), O saber das avós, para o 2º ano; Operações com polinômios: adição e subtração, de Matemática, para o 9º ano; e O que é multiplicação, para o EJA II, estão entre as videoaulas.

Os alunos podem assistir às videoaulas pelo aplicativo Rioeduca em Casa, nos canais correspondentes a cada ano de escolaridade, ou pelo canal da MultiRio no YouTube, em listas de reprodução organizadas por ano. A programação completa da semana, organizada por anos de escolaridade e com todos os horários, está em www.multi.rio/rioeducanatv.