MultiRio com as Escolas no combate ao AedesNesta terça-feira (7), como parte das ações de engajamento na campanha Aqui Mosquito Não Se Cria, das Secretarias Municipais de Educação Esportes e Lazer (SMEEL), Saúde (SMS) e Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), todas as escolas da Rede foram orientadas a usar produções da MultiRio sobre o tema da prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Ao longo do mês, outras atividades pedagógicas estão previstas nas unidades escolares, resultado do Grupo de Trabalho que definiu ações de educação contra o Aedes e conta com a parceria da MultiRio, produtora educativa da Prefeitura do Rio.

Também na terça, com o título MultiRio com as Escolas no Combate ao Aedes, a Empresa exibe um especial ao vivo na TV (canal 26 da NET), na Web TV e na Web Rádio, das 10h às 12h, sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e as formas de prevenção. O programa recebe, em estúdio, convidados das áreas de saúde e educação e traz reportagens destacando ações de mobilização em algumas escolas.

Além disso, algumas atividades que acontecem nas escolas neste dia serão transmitidas ao vivo pela página da MultiRio no Facebook. O live acontece a partir das 10h, direto de uma unidade escolar da Rede Municipal, e mostra as ações desenvolvidas com os alunos a partir de produções da MultiRio que abordam o tema.

Para auxiliar o uso dos materiais sobre o tema em sala de aula, também está disponível, no Portal MultiRio, um guia com sugestões de uso pedagógico para produções educativas de combate ao mosquito. Vídeos, áudios, jogos, aplicativo, quadrinhos e reportagens foram produzidos pela Empresa para sensibilizar a comunidade escolar, e o público em geral, sobre ações de prevenção. Esse material está reunido na coletânea Detona Aedes!.

A Empresa também fez o desenvolvimento técnico do aplicativo Aqui Mosquito Não Se Cria, que traz a descrição das três arboviroses (dengue, zika e chikungunya), os sintomas de cada uma e informações sobre unidades de atendimento de saúde. O app também oferece a opção de criar um checklist personalizado para verificação de possíveis focos de larvas do mosquito, com lembrete em dia e horário definidos pelo usuário. O aplicativo está disponível na loja da MultiRio no Google Play.