ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Alfabetização é o novo enfoque da série Interações Pedagógicas
17 Maio 2017 | Por Adriana Nascimento
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Interações Pedagógicas Alfabetização

Começa, neste mês de maio, a programação do novo módulo de Interações Pedagógicas, destinado aos educadores do 1º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal do Rio de Janeiro e que traz reflexões sobre o processo de alfabetização. O módulo Alfabetização 2017 oferece, a cada mês, programas que mostram práticas relacionadas ao tema, analisadas e debatidas por especialistas e professores regentes. A série Interações Pedagógicas, que possui uma área exclusiva no Portal MultiRio reunindo todos os conteúdos, é desenvolvida junto com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME) e oferece conteúdos e recursos aos educadores para o enriquecimento da prática pedagógica.

No vídeo de abertura do módulo, direcionado aos diretores das escolas, o secretário municipal de Educação, César Benjamin, ressalta a importância do domínio da escrita, leitura e operações elementares da Matemática, no tempo certo, para que a criança tenha um bom prosseguimento de sua aprendizagem, evitando atrasos, repetência e até evasão escolar. “Nós precisamos cortar esse problema na origem, que são os dois primeiros anos do Ensino Fundamental”, afirma. “Faço um apelo aos diretores e diretoras, pois vocês são os líderes das nossas escolas. Assumam conosco mais esta missão: analfabetismo funcional zero na Rede Municipal do Rio de Janeiro”, diz o secretário. A mensagem de César Benjamin está disponível on-line.

Já o vídeo destinado aos coordenadores pedagógicos conta com a participação da subsecretária de Ensino da SME, Jurema Holperin; da gerente de Alfabetização da SME, Cristina Lima; e de Janaína Cruz, da equipe dos Cadernos Pedagógicos. No vídeo, as especialistas falam sobre a proposta de formação para os professores do 1º ano, a proposta de alfabetização com o texto como ponto de referência e o Caderno Pedagógico do 1º ano. Confira on-line os materiais para coordenadores pedagógicos. 

Destinado aos professores, o programa do mês de maio, que vai ao ar no dia 23, às 9h e 14h30, pela Web TV, apresenta a experiência pedagógica com textos na alfabetização e traz, como exemplo, a Escola Municipal São Domingos (Del Castilho), com a professora Raquel Monteiro Alberto Moraes. Em estúdio, a professora se une a uma plateia com outros educadores e à especialista Cecília Goulart, professora da Faculdade de Educação da UFF, para analisar a prática apresentada e debater aspectos da leitura e escrita na alfabetização. Nos próximos meses, os professores poderão acompanhar novos programas do módulo, com abordagens diversas relacionadas ao ensino no 1º ano. Os vídeos do módulo Alfabetização 2017 de Interações Pedagógicas também ficam disponíveis no Portal MultiRio.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp