Gente da escola destaca quem constrói o ambiente escolar
05 Março 2018 | Por Adriana Nascimento

Gente da EscolaPlanejamento, diálogo e colaboração, em uma construção conjunta na qual cada um tem seu papel na educação de crianças, jovens e adultos. Os participantes dessa dinâmica, que está no dia a dia das unidades escolares, são o foco da nova série audiovisual da MultiRio Gente da escola, que destaca o elemento humano que constrói o ambiente escolar. Em dez programas, a produção dá protagonismo aos diversos membros da comunidade escolar, destacando a diversidade de histórias de vida por meio de dez pessoas da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Juntos, esses agentes formam um círculo de convivência e parceria indispensável para a tarefa diária de educar.

Na abertura, a série mostra todos os personagens construindo a palavra “escola” em madeira, indicando, de forma lúdica, que o trabalho é conjunto e cada um é uma peça-chave no ambiente escolar. Esse é o mote também dos episódios, que, com cerca de 15 minutos cada e em formato de minidocumentários, apresentam um dos agentes da escola – professor, diretor, agente educador, merendeiro, aluno, entre outros –, representado por alguém que se destaca em sua função e que divide com o público seu trabalho, conquistas, desafios e sonhos. Os episódios são narrados em primeira pessoa e trazem um ponto de vista humanizado sobre a rotina escolar.

Os participantes dos programas são a diretora Ana Rosa Dourado, da E.M. O’Higgins (Bangu); o agente educador Sebastião de Jesus Chuab, da E.M. Juan Antonio Samaranch (Santa Teresa); a professora Fabiana Rêgo, do EDI Maria Braz (Lins de Vasconcelos); o merendeiro Elias Monteiro, da E.M. Estados Unidos (Catumbi); a diretora-adjunta Vera Bastos, da E.M. Cuba (Ilha do Governador); e o secretário escolar Gilberto Baroni, da E.M. Tobias Barreto (Encantado).

Também participam a coordenadora pedagógica Sandra Felix, da E.M. Maestro Francisco Braga (Ilha do Governador); o aluno Lourival Soares, do Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos (Creja), no Centro; a agente de apoio à Educação Especial Kely Serrador, do EDI Professor Nestor Manoel Pinto (Campo Grande); e Marise Raposo, mãe representante da E.M. República do Peru (Méier).

No primeiro programa, a diretora Ana Rosa Dourado conta sua relação com a E.M. O´Higgins, escola da qual foi aluna, e sua atuação profissional também como merendeira, em uma história de vida entrelaçada com a Rede Municipal. Gente da escola estreia nesta quarta-feira (7), às 13h30, no canal MultiRio (26 da NET).