MultiRio Web Rádio lança nova programação infantil
04 Maio 2018 | Por Adriana Nascimento

Personagens 03Ganhos em concentração, raciocínio, criatividade e repertório cultural são alguns dos benefícios que a música traz para as crianças, com resultados no aprendizado. Assim, uma programação com músicas especialmente selecionadas para os pequenos é a nova aposta da MultiRio Web Rádio, que lança, nesta segunda-feira (7 de maio), a proposta de aliar qualidade musical à diversão e ludicidade para crianças da Educação Infantil e do primeiro segmento do Ensino Fundamental, em faixas temáticas diárias, das 6h às 23h. Nesta nova fase, a Web Rádio ganhará seu nome definitivo por meio do concurso que convida as escolas da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro a enviarem suas sugestões. O regulamento do concurso fica disponível no Portal MultiRio.

O concurso começa com um chamado às escolas municipais para que reúnam as sugestões dos alunos de nome para a Web Rádio e enviem para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Em seguida, três opções entre as enviadas serão escolhidas por uma comissão julgadora, para então ficarem em uma votação on-line da qual sairá o nome final, escolhido pelo público. A opção mais votada – e, portanto, o novo nome da Web Rádio – será anunciada no início de junho.

Para ajudar a conduzir a nova programação, foram criados personagens que apresentam as faixas musicais e trazem dicas e curiosidades para as crianças. Dino, o radiossauro; MC Tamanduá; Fofa, a escova de dente: e Celino, o celular, são alguns dos companheiros dos pequenos ao longo do dia em blocos musicais como Aprenda brincando, com seleção de canções que tratam dos números e do alfabeto, além de músicas em inglês, francês, espanhol e alemão, que podem ser utilizadas pelos professores em atividades no projeto bilíngue da Rede Municipal.

Com o novo projeto, a MultiRio Web Rádio, que disponibiliza programação diária por streaming no Portal MultiRio, busca estimular a sensibilidade musical crítica das crianças por meio de um repertório selecionado. Além disso, se aproxima cada vez mais das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, não só recebendo sugestões e colaboração para a nova programação musical, mas também atuando em parceria na produção de material de apoio pedagógico em linguagem radiofônica. A Web Rádio também pretende abrir espaço para produtores de música infantil, ajudando a dar visibilidade a trabalhos que enriqueçam a proposta de qualidade do conteúdo da rádio.

Conheça a nova programação da MultiRio Web Rádio e confira os horários das faixas musicais: www.multirio.rj.gov.br/webradio

Faixas musicais selecionadas para as crianças inauguram nova fase da rádio on-line, que ganhará nome sugerido em concurso pelas escolas municipais

Ganhos em concentração, raciocínio, criatividade e repertório cultural são alguns dos benefícios que a música traz para as crianças, com resultados no aprendizado. Assim, uma programação com músicas especialmente selecionadas para os pequenos é a nova aposta da MultiRio Web Rádio (www.multirio.rj.gov.br/webradio), que lança, nesta segunda-feira (7 de maio), a proposta de aliar qualidade musical à diversão e ludicidade para crianças da Educação Infantil e do primeiro segmento do Ensino Fundamental, em faixas temáticas diárias, das 6h às 23h. Nesta nova fase, a Web Rádio ganhará seu nome definitivo por meio do concurso que convida as escolas da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro a enviarem suas sugestões. O regulamento do concurso fica disponível no Portal MultiRio (www.multirio.rj.gov.br).

Para ajudar a conduzir a nova programação, foram criados personagens que apresentam as faixas musicais e trazem dicas e curiosidades para as crianças. Dino, o Radiossauro; MC Tamanduá e Celulari são alguns dos companheiros dos pequenos ao longo do dia em blocos musicais como Aprenda brincando, com seleção de canções que tratam dos números e do alfabeto, além de músicas em inglês, francês, espanhol e alemão, que podem ser utilizadas pelos professores em atividades no projeto bilíngue da Rede Municipal.

Bom dia, garotada e Hora do almoço trazem músicas que falam de temas como higiene, animais, cores e frutas, como apoio à musicalização e ao aprendizado dos bem pequenos. Cantigas de roda; Músicas do mundo, com canções de países como Portugal e Índia; e Em concerto, de música clássica em versões infantis, são outras das faixas de uma programação que professores, pais e responsáveis podem oferecer às crianças dentro e fora da sala de aula. Os horários das atrações estão em www.multirio.rj.gov.br/webradio.

Com o novo projeto, a MultiRio Web Rádio, que disponibiliza programação diária por streaming no Portal MultiRio (www.multirio.rj.gov.br/webradio), busca estimular a sensibilidade musical crítica das crianças por meio de um repertório selecionado. Além disso, se aproxima cada vez mais das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, não só recebendo sugestões e colaboração para a nova programação musical, mas também atuando em parceria na produção de material de apoio pedagógico em linguagem radiofônica. A Web Rádio também pretende abrir espaço para produtores de música infantil, ajudando a dar visibilidade a trabalhos que enriqueçam a proposta de qualidade do conteúdo da rádio.