Rioeducopédia oferece simulados de preparação para a Olimpíada Carioca de Matemática
05 Outubro 2021 | Por Adriana Nascimento

olimpiada carioca de matematica PORTAL thumbA partir desta terça-feira (5), a plataforma Rioeducopédia passa a disponibilizar simulados voltados para os estudantes que vão participar da Olimpíada Carioca de Matemática (OCM), ajudando os alunos da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro a se prepararem para o desafio. A cada semana, às terças e quintas, estarão no ar na plataforma os simulados para os anos de escolaridade correspondentes. O ambiente virtual de aprendizagem Rioeducopédia faz parte das ações da Secretaria Municipal de Educação e foi desenvolvido com a MultiRio, com acesso a estudantes e professores da Rede pela aba Outros do aplicativo Rioeduca em Casa.

Às terças e quintas-feiras, os estudantes do 2º ao 9º ano, incluindo os do projeto Carioca II, encontrarão novos percursos na opção “Simulados” disponível no seu ano de escolaridade ao acessar a Rioeducopédia. Os percursos, formados por vídeo de apresentação gravado com professores e quiz com perguntas, foram elaborados como preparação para cada nível de provas da segunda fase da OCM: nível 1 (alunos do 2º e 3º ano); nível 2 (alunos do 4º e 5º ano); nível 3 (alunos do 6º, 7º ano e Carioca II) e nível 4 (alunos do 8º e 9º ano). De forma lúdica e autoinstrucional, o aluno responde às questões e conhece seus acertos e erros, além de ter acesso à explicação sobre a resposta correta.

A Olimpíada Carioca de Matemática é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e busca estimular a aprendizagem em Matemática, engajar e identificar talentos. A competição tem duas fases, com a Atividade Diagnóstica de Matemática do 3º bimestre e, depois, com uma prova elaborada em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

Como acessar a Rioeducopédia

A Rioeducopédia oferece conteúdos em diferentes formatos e linguagens, produzidos por professores da Rede Municipal do Rio, em uma experiência na qual o estudante amplia o conhecimento com percursos organizados por ano de escolaridade, componente curricular - como Matemática e Ciências -, e bimestre. Assim, em um ambiente lúdico e atraente, em cada percurso, o aluno assiste a uma aula apresentada por um professor (Videoaula) sobre temas como frações, sinais de pontuação ou clima; exercita o que aprendeu em atividades, relacionando ao Material Rioeduca (Desafio); e testa o aprendizado no Quiz Educa, além de ter acesso a materiais complementares (Para Saber Mais). A Rioeducopédia reforça, assim, a integração de ações da Secretaria: as videoaulas de Rioeduca na TV, o aplicativo Rioeduca em Casa e o Material Rioeduca.

Estudantes e professores da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro podem acessar a Rioeducopédia pelo aplicativo Rioeduca em Casa, em um botão na aba Outros, ambiente no qual a navegação é gratuita, sem consumo do pacote de dados. Para fazer login na plataforma, o estudante deve colocar a matrícula (somente os números em sequência) e a data de nascimento (no formato DD/MM/AAAA). Já o professor deve clicar em Matrícula do Professor e fazer login com sua matrícula e início do CPF.