A infância inspiradora dos mestres
23 Setembro 2015 | Por Assessoria de Comunicação
Joyce Moreno e Alfredo Del-Penho (Foto: Alberto Jacob Filho)

A série Pequenos Notáveis da MultiRio conta histórias de vida e de superação de grandes compositores, suas origens, a vida familiar e escolar, o ambiente em que cresceram e as condições que contribuíram para que os artistas desenvolvessem seus talentos. A série busca inspirar crianças, entre 9 e 14 anos, a acreditar que é possível descobrir e desenvolver suas aptidões, mesmo crescendo em condições não favoráveis, como muitos dos mestres da MPB.

A cada episódio, Joyce Moreno, idealizadora da série, e Alfredo Del-Penho revelam perfis de destaque de ontem e de hoje, como Noel Rosa, Dona Ivone Lara, Dorival Caymmi, Braguinha, Luiz Gonzaga, Pixinguinha, Lamartine Babo, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Chico Buarque, Chiquinha Gonzaga, Caetano Veloso, Baden Powell, Mário Lago, Paulo da Portela, João Donato, Zé Keti, João Roberto Kelly, João do Vale e João Donato.

Pequenos Notáveis mescla música e dramaturgia com efeitos de computação gráfica e animações. O toque de dramaturgia fica por conta dos atores mirins Amanda Ramalho e Iwin Monã, e também do “tio” Alfredo (Del-Penho), que atua como guia nas externas pelos pontos da cidade mencionados em cada programa. Joyce e Alfredo fazem, ainda, performances musicais no estúdio, que tem cenário em clima de Rio Antigo. Entre um número musical e outro, eles conversam sobre fatos e curiosidades da trajetória dos artistas. A ambientação é temática: há um painel que alterna caricaturas, capas de disco e cartazes de época de acordo com o compositor em destaque, além de outros elementos que lembram o universo da música ou a infância.