ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

MultiRio lança jogo digital Carioca da Gema
11 Setembro 2015 | Por Assessoria de Comunicação
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Carioca da GemaQual é o local das provas de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos de 2016? Onde ocorriam os desfiles das escolas de samba antes da construção do Sambódromo? Quem foi o autor da frase “ser carioca é antes de tudo um estado de espírito”? Essas e outras perguntas fazem parte do game da MultiRio. Carioca da Gema é um jogo de perguntas e respostas para quem é apaixonado pelo Rio de Janeiro e quer testar seus conhecimentos sobre a cidade. O material é destinado a alunos do 6° ao 9° ano e faz parte das ações desenvolvidas em comemoração ao aniversário de 450 anos do Rio. Com o jogo, os jovens e o público em geral aprendem, de forma lúdica e educativa, sobre a história e as características da cidade e de seus moradores.

Para ganhar o jogo, é preciso mostrar conhecimento sobre a Cidade Maravilhosa, respondendo a perguntas envolvendo cinco temas: Carioquice, Cultura, Esporte, Geografia/História e Personalidades. Para se tornar um legítimo carioca da gema, o participante precisa acumular 25 respostas corretas em cada uma das quatro fases do game. Todo jogador começa na categoria “turista na cidade” e vai evoluindo para “morador descolado”, “explorador gente fina”, “carioca sagaz” e, finalmente, “carioca da gema”.

Para responder, cada jogador deve correr contra o tempo, que vai diminuindo de acordo com o nível de dificuldade. Em caso de dúvidas, o participante pode recorrer a recursos que podem ajudá-lo a acertar a questão como, por exemplo, “pular”, que leva o jogador para a próxima pergunta, ou “ajuda”, que elimina até duas alternativas erradas. O game está disponível no Portal MultiRio. A versão física de Carioca da Gema, em formato de tabuleiro, foi distribuída para as salas de leitura de escolas da Rede Municipal do Rio.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp