ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Saúde Vocal

Prevenção, causas e tratamentos dos principais problemas vocais, as disfonias; o Programa de Saúde Vocal da Secretaria Municipal de Administração e sua aplicação junto aos professores da Rede Municipal. Convidada: Marcia Mehta, fonoaudióloga, coordenadora do Programa de Saúde Vocal da Secretaria Municipal de Administração.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
audio
Ilhas Cagarras

Ilhas Cagarras

13/06/2016

História e importância do arquipélago; medidas de preservação; pesquisas científicas no local.  Convidado:  Carlos Rangel, biólogo.

Atitude Consciente

audio
Em defesa dos animais

Em defesa dos animais

02/06/2016

Diariamente, muitos animais sofrem maus-tratos ou abandono. A violência contra eles é crime previsto em lei. O número 1746 recebe denúncias e realiza o resgate para instituições que fazem parte da rede de proteção. Ações de esterilização para os que vivem nas ruas. O que saber antes de comprar ou adotar um pet. Convidado: Mauro Blanco, subsecretário da Secretaria Especial de Proteção e Defesa dos Animais (Sepda).

Atitude Consciente

audio
Simpósio Internacional sobre Ciência para Educação

Simpósio Internacional sobre Ciência para Educação

02/06/2016

Descobertas da ciência sobre o processo ensino-aprendizagem; a importância da alimentação, do sono e do exercício físico no desempenho escolar; o papel da escola; como os estímulos na primeira infância impactam o desenvolvimento cognitivo do adulto. Convidados: Sidarta Ribeiro, professor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e Cecília Hedin Pereira, neurocientista, professora do Instituto de Biofísca Carlos Chagas/UFRJ.

Atitude Consciente

audio
Como se faz um atleta

Como se faz um atleta

01/06/2016

A capacidade de superação do ser humano frente a suas condições físicas; inclusão; judô paralímpico e expectativas para os Jogos 2016; trajetória da atleta Karla Cardoso; preparação dos competidores; relação entre atletas e técnicos. Convidados: Karla Cardoso, judoca, medalhista dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara 2011 e do Rio 2007; e Jucinei Costa, professor do Instituto Benjamin Constant e técnico do Time Rio Paralímpico.

Atitude Consciente

audio
Sustentabilidade no dia a dia

Sustentabilidade no dia a dia

01/06/2016

Definição de indivíduo sustentável; sustentabilidade hoje e no futuro; a “pegada ecológica”; desperdício; aquecimento global; consumo e sustentabilidade; uso consciente da água e da energia elétrica; o papel de cada um e da indústria em geral. Convidado: Eduardo Benhard, biólogo, consultor da Eco-Marapendi e diretor da ONG Transporte Ativo.

Atitude Consciente

audio
Criança segura

Criança segura

27/05/2016

O projeto Criança Segura; prevenção de acidentes com crianças e adolescentes - a principal causa de morte entre zero e 14 anos no Brasil; atuação da ONG; acidentes por faixa de idade, em casa, na escola, no trânsito, etc. Convidada: Gabriela Guida de Freitas, coordenadora nacional da ONG Criança Segura.

Atitude Consciente

audio
Síndrome de Burnout

Síndrome de Burnout

18/05/2016

A doença do esgotamento profissional; profissionais mais afetados, principais características e sintomas, diferença para o estresse; diagnóstico e tratamento; atividade física e lazer podem ajudar. Convidada: Monica Toscano, chefe do Núcleo de Saúde do Trabalhador II, da Vigilância Sanitária.

Atitude Consciente

audio
Coração saudável

Coração saudável

12/05/2016

Fatores de risco para doenças cardíacas; histórico familiar; importância da atividade física; alimentação saudável; a influência negativa da ansiedade e da depressão para a saúde. Convidado: Evandro Tinoco, diretor-médico do Hospital Pró-Cardiaco e professor de Cardiologia da UFF.

Atitude Consciente

audio
Jornada Mundial contra o Racismo

Jornada Mundial contra o Racismo

10/05/2016

Como surgiu a Jornada e seus objetivos; o evento musical Sarau Preto; importância da valorização da cultura negra; figuras negras proeminentes na história do país; a Lei nº 10.639, que torna obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas públicas e particulares. Convidado: Mombaça, jornalista, cantor e compositor, idealizador da 1ª Jornada Mundial contra o Racismo Vem Vencer.

Atitude Consciente

audio
Detox digital

Detox digital

04/04/2016

Relação das pessoas com a tecnologia; uso exagerado de celulares, tablets, computadores etc; a dependência exagerada e a síndrome de abstinência da tecnologia ou nomofobia. Convidada: Ana Lúcia Spear King, psicóloga, fundadora e diretora do Instituto Delete/UFRJ.

Atitude Consciente

audio
Doação de medula óssea (1)

Doação de medula óssea (1)

17/03/2016

Doenças ligadas à medula óssea; importância da doação; processo de doação; perfil do doador; cadastramento no Redome; como é feito o transplante. Convidado: Luiz Fernando Bouzas, médico, coordenador do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea/Redome e do Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea/Rereme/Inca.

Atitude Consciente

audio
Jogos Olímpicos Rio 2016

Jogos Olímpicos Rio 2016

27/01/2016

Os preparativos para a disputa de 306 provas olímpicas e 518 paralímpicas; o andamento das obras na cidade; os eventos-teste; o planejamento para recepção e mobilidade dos atletas; o legado das arenas esportivas; e a expectativa de medalhas. Convidado: Ricardo Prado, presidente do Conselho de Esporte do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Atitude Consciente

audio
Os perigos do sódio

Os perigos do sódio

21/01/2016

O consumo excessivo de sódio tornou-se um problema de saúde pública no Brasil, causando doenças cardiovasculares, renais e hipertensão arterial. Produtos industrializados como biscoitos, refrigerantes, macarrão instantâneo e outros contêm elevadas taxas de sal e não devem fazer parte do cardápio das famílias. É fundamental ler os rótulos e não ultrapassar a medida diária recomendada. Convidada: Gisele de Sauvignon, nutricionista do Instituto de Nutrição Annes Dias.

Atitude Consciente

audio
Meditação

Meditação

17/12/2015

Benefícios da prática da meditação transcendental para crianças e adultos; origem e técnicas; redução do estresse, efeito sobre a depressão; a ansiedade, o déficit de atenção e a síndrome do pânico; melhora da memória e da concentração. Convidado: Klebér Tani, diretor da Sociedade Internacional de Meditação no Rio de Janeiro.

Atitude Consciente

audio
Patrimônio audiovisual

Patrimônio audiovisual

16/12/2015

A importância da preservação de filmes, fotografias, programas de rádio e televisão, como forma de resguardar a história e a cultura; parceria da Secretaria De Cultura do Estado com o MIS; o acervo do museu. Convidadas: Rosa Araújo, presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som; e Lia Bahia, coordenadora da Superintendência de Audiovisual da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Atitude Consciente

audio
O futuro do rádio

O futuro do rádio

14/12/2015

O rádio no ambiente das multiplataformas digitais; o desafio de manter sua linguagem, mas entrando na era digital; novos programas infantojuvenis radiofônicos; a web rádio da MultiRio e sua programação, em que alunos da Rede Municipal figuram como produtores e protagonistas. Convidados: Xico Teixeira, jornalista e radialista, gerente regional do sistema de rádios públicas EBC; e Daniel Sant’Anna, coordenador da MultiRio Web Rádio.

Atitude Consciente

audio
Paz no trânsito

Paz no trânsito

11/12/2015

A Lei Seca e a redução de mortes no trânsito; operações, multas e palestras educativas; a ONG Bike Anjo que promove o uso da bicicleta como meio de transporte; técnicas de segurança em bikes; Código de Trânsito; Programa Morte Zero. Convidados: Tenente-coronel Marco Andrade, coordenador da Lei Seca no Rio de Janeiro; e Fábio Nazareth, representante da ONG Bike Anjo.

Atitude Consciente

audio
Doação de medula óssea (2)

Doação de medula óssea (2)

30/11/2015

Tempo de armazenamento do material para transplante; importância das técnicas de conservação do material; a criação do Redome e sua função; o aumento no número de cadastrados para doação. Convidado: Luiz Fernando Bouzas, médico, coordenador do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea/Redome e do Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea/Rereme/Inca.

Atitude Consciente

audio
Publicidade e consumismo infantil

Publicidade e consumismo infantil

03/11/2015

A publicidade voltada para crianças é considerada abusiva, pois, como elas estão em desenvolvimento biofísico e psíquico, ainda não têm as habilidades necessárias para compreender a linguagem da propaganda e se proteger dos estímulos. Como a família pode lidar com essa questão de forma saudável. Convidada: Lais Fontenelle Pereira, psicóloga do projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana.

Atitude Consciente

audio
Doação de sangue

Doação de sangue

03/11/2015

Estoques nos bancos de sangue em número insuficiente para a demanda. A importância de doar; quem pode e quem não pode; preparação. O exame de triagem sorológica diminui os riscos de contaminação para os receptores. Uma só doação beneficia até três pessoas. Convidada: Alaine Fanelle, enfermeira do departamento de coleta do banco de sangue Hematologistas Associados.

Atitude Consciente

audio
 Internet segura

Internet segura

03/11/2015

Os riscos da internet. Conscientizar crianças e adolescentes ajuda a prevenir para que não se tornem vítimas ou futuros agressores no mundo virtual. Em parceria com a Polícia Federal, o grupo de trabalho localiza e pune responsáveis pelo cyberbulling e crimes como divulgação de pornografia infantil, racismo e outros. Convidada: Neide Cardoso, procuradora regional da república e coordenadora do Grupo de Trabalho Nacional de Enfrentamento aos Crimes Cibernéticos.

Atitude Consciente

audio
Doação de leite

Doação de leite

03/11/2015

A doação de leite materno ajuda a salvar vidas de bebês prematuros internados em UTIs, cujas mães não conseguem amamentar. A retirada é simples, com o uso de bombas elétricas, manuais ou com as próprias mãos. Os bancos de leite fornecem frascos esterilizados para armazenamento e buscam o material na casa das doadoras. Convidada: Daniele Aparecida da Silva, gerente do banco de leite humano do Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro.

Atitude Consciente

audio
Acidentes domésticos

Acidentes domésticos

02/11/2015

Os acidentes e lesões não intencionais representam a principal causa da morte de crianças e jovens entre 1 e 14 anos no Brasil. Por ano, mais de 4 mil crianças morrem e 125 mil são hospitalizadas, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Convidado: Fernando Moreira, pediatra e parceiro da ONG Criança Segura.

Atitude Consciente

audio
Revolução da escrita

Revolução da escrita

01/11/2015

Os jovens nunca escreveram e se expressaram tanto como atualmente. A conclusão é de especialistas em linguística e educadores presentes no debate A Língua Praticada nas Redes Sociais e a Construção da Identidade, realizado durante a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Convidado: Evanildo Bechara, professor e gramático, membro da Academia Brasileira de Letras.

Atitude Consciente

audio
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade - TDAH

Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade - TDAH

20/07/2015

O que é o TDAH; sintomas e tratamento; capacitação de professores. Convidada: Iane Kestelman, psicanalista e presidente da Associação Brasileira do Déficit de Atenção.  

Atitude Consciente

audio
Mobilidade urbana

Mobilidade urbana

07/07/2015

O crescimento da frota de carros e motocicletas nos últimos dez anos e o desafio da mobilidade nas cidades; o uso da bicicleta como meio de transporte no Rio de Janeiro. Convidado: Eduardo Bernhardt, biólogo, consultor da ONG Eco Marapendi e um dos diretores da ONG Transporte Ativo.

Atitude Consciente

audio
SOS Crianças Desaparecidas

SOS Crianças Desaparecidas

07/07/2015

No Brasil, uma pessoa desaparece a cada 11 minutos. De acordo com estimativas do governo federal, cerca de 40 mil crianças somem de suas casas a cada ano. O que fazer para proteger essas crianças e garantir que sejam resgatadas. Convidado: Luiz Henrique de Oliveira, representante da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA).

Atitude Consciente

audio
Ergonomia e qualidade de vida no ambiente de trabalho

Ergonomia e qualidade de vida no ambiente de trabalho

07/07/2015

Os benefícios da reeducação corporal na eliminação de maus hábitos posturais, na prevenção de doenças e no aumento da produtividade de funcionários e colaboradores no ambiente de trabalho. Convidada: Roberta Flávia de Oliveira, professora de dança contemporânea e diretora da empresa Mover Corporativo.

Atitude Consciente

audio
Aproveitamento integral de alimentos

Aproveitamento integral de alimentos

07/07/2015

O desperdício causado pelo desconhecimento dos princípios nutritivos dos alimentos. Partes de vegetais normalmente descartadas podem ser usadas para uma alimentação mais completa e nutritiva. Convidado: Rene Castro, assessor técnico da Gerência de Saúde e Ação Social do Departamento Nacional do Sesc.

Atitude Consciente

audio
Redes sociais

Redes sociais

07/07/2015

O surgimento das redes sociais como forma de aproximar pessoas e como instrumento de mobilização; as possibilidades de utilização; e os cuidados que pais e educadores devem ter com o uso dessas ferramentas por crianças e jovens. Convidada: Maria Inês Maciel, pesquisadora e coordenadora da Central de Produção Multimídia da Escola de Comunicação da UFRJ.

Atitude Consciente

audio
Crianças, adolescentes e tabagismo

Crianças, adolescentes e tabagismo

07/07/2015

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta seja fumante, e pesquisas revelam que 90% dos fumantes começaram antes de completar 19 anos. Saiba por que as pessoas fumam e como fazer para deixar o cigarro. Convidada: Cristina Perez, psicóloga e consultora do Fundação do Câncer.

Atitude Consciente

audio
Não violência

Não violência

07/07/2015

A importância de trabalhar os conceitos de não violência na solução de conflitos na escola, em casa, na rua e no trabalho. A cultura de paz é fundamental na busca de uma melhor qualidade de vida. Convidadas: Lívia Farias, professora; e Regina Guariglia, psicóloga.

Atitude Consciente

audio
Estímulo à leitura

Estímulo à leitura

07/07/2015

Como fazer crianças e jovens se interessarem pela leitura em tempos de computadores, tablets, smartphones e videogames. O concurso Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura junto a Crianças e Jovens de todo o Brasil, realizado anualmente pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Convidada: Elizabeth D'Angelo Serra, secretária-geral da FNLIJ.

Atitude Consciente

audio
Alimentação e qualidade de vida

Alimentação e qualidade de vida

06/07/2015

Benefícios da alimentação saudável no organismo e na qualidade de vida, ajudando a prevenir doenças e a combater aquelas já existentes. Convidado: Hugo Marques, nutricionista do Instituto Annes Dias.

Atitude Consciente

audio
Democracia e voto obrigatório

Democracia e voto obrigatório

06/07/2015

Em anos eleitorais sempre surgem movimentos defendendo o fim do voto obrigatório. O direito ao voto é uma conquista da democracia e a participação popular consciente é importante na escolha de governantes e legisladores. Convidado: André Fontes, desembargador e diretor da Escola Judiciária Eleitoral.

Atitude Consciente

audio
Inteligência emocional

Inteligência emocional

06/07/2015

Conceito de inteligência emocional; por que ela é determinante para o sucesso ou insucesso das pessoas em sua trajetória de vida; como desenvolver essa habilidade em nossas vidas. Convidada: Ana Maria Stingel, professora-adjunta do Departamento de Psicologia da PUC-Rio.

Atitude Consciente

audio
Educação financeira

Educação financeira

06/07/2015

Parcelamentos e crédito fácil são algumas das razões que levaram mais da metade das famílias brasileiras ao endividamento, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Orientações para colocar as finanças em ordem. Convidado: Carlos Batalha, gestor da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência.

Atitude Consciente

audio
Coleta seletiva e Lixo Zero

Coleta seletiva e Lixo Zero

06/07/2015

Descarte correto de resíduos; separação de materiais para reciclagem. Convidados: Rafael Araújo, gerente de coleta seletiva; e Fernando Alves, diretor de áreas verdes da Comlurb.

Atitude Consciente

audio
Rio Resiliente

Rio Resiliente

06/07/2015

O Rio de Janeiro é uma das cem cidades do mundo escolhidas para participar do desafio proposto pela Fundação Rockefeller e se tornar uma cidade mais resiliente. Em discussão, o conceito de resiliência e como alcançar a meta. Convidado: Pedro Junqueira, chefe-executivo do Centro de Operações do Rio – COR.

Atitude Consciente

audio
Infância e tecnologia

Infância e tecnologia

06/07/2015

Benefícios e prejuízos do uso da tecnologia por crianças e jovens, que estão crescendo com a popularização da internet, dos computadores, tablets e smartphones. Convidada: Rosália Maria Duarte, coordenadora do curso de Produção e Gestão em Mídias de Educação do Departamento de Educação da PUC-Rio.

Atitude Consciente

audio
Hanseníase

Hanseníase

06/07/2015

O diagnóstico precoce e tratamento gratuito oferecido pelo SUS; e a campanha de conscientização realizada em conjunto pela SMS e SME nas escolas da Rede. Convidada: Claudia Meneses, assistente social da Gerência de Dermatologia Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde.

Atitude Consciente

audio
Bienal do Livro

Bienal do Livro

06/07/2015

Incentivo à leitura; a participação das escolas municipais; programação da SME durante o evento. Convidada: Luciana Bessa, gerente de Midiaeducação da SME.

Atitude Consciente

audio
Combate ao HPV

Combate ao HPV

06/07/2015

A importância da prevenção; como age a vacina. Convidada: Nadja Greffe, enfermeira e coordenadora do Programa de Imunizações da SMSDC.

Atitude Consciente

audio
As transformações da adolescência

As transformações da adolescência

06/07/2015

Mudanças físicas, mentais e psicológicas; os relacionamentos; a escola e a formação emocional dos alunos. Convidada: Dilma de Medeiros, coordenadora do Programa Saúde na Escola da SMS.

Atitude Consciente

audio
Neurociência

Neurociência

06/07/2015

As transformações do cérebro; neuropedagogia; exercícios mentais. Convidado: Claudio Serfaty, neurocientista do Instituto de Biologia da UFF.

Atitude Consciente

audio
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

06/07/2015

O que é o TDAH; sintomas e tratamento; capacitação de professores. Convidada: Iane Kestelman, psicanalista e presidente da Associação Brasileira do Déficit de Atenção.

Atitude Consciente

audio
Ação voluntária

Ação voluntária

06/07/2015

O voluntariado; como e onde se inscrever para esse trabalho; ações nas escolas municipais. Convidada: Heloisa Coelho, diretora-executiva do Rio Voluntário.

Atitude Consciente

audio
Alimentação saudável

Alimentação saudável

06/07/2015

Nutrientes fundamentais na infância e na adolescência; cuidados com o sal; uso correto dos suplementos. Convidada: Luciana Maldonado, nutricionista.

Atitude Consciente

audio
Cuidados com a voz

Cuidados com a voz

06/07/2015

Como reconhecer problemas vocais; dicas e técnicas para profissionais que usam a voz. Convidada: Roberta Grijó, fonoaudióloga clínica.

Atitude Consciente

audio
Segurança do consumidor

Segurança do consumidor

06/07/2015

Cuidados ao adquirir um produto ou serviço; a atuação do Inmetro; como reivindicar seus direitos. Convidada: Camila Nogueira, técnica da Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro.

Atitude Consciente

audio
Consumismo infantil

Consumismo infantil

06/07/2015

Os efeitos da publicidade sobre as crianças; a atuação dos pais e da escola. Convidada: Lais Fontenelle, psicóloga.

Atitude Consciente

audio
Agricultura orgânica

Agricultura orgânica

06/07/2015

Difusão da agricultura orgânica pelo mundo; regulação da produção do setor; controle de pragas. Convidada: Cristina Neves, bióloga e pesquisadora da Embrapa.

Atitude Consciente

audio
Balanço da Rio+20

Balanço da Rio+20

06/07/2015

Avaliações sobre a conferência; resultado dos eventos paralelos; Cúpula dos Povos. Convidado: Sérgio Besserman, economista e ambientalista.

Atitude Consciente

audio
Homem, natureza e sustentabilidade ambiental

Homem, natureza e sustentabilidade ambiental

06/07/2015

O uso dos recursos naturais. Convidada: Professora Tania Maciel.

Atitude Consciente

audio
Lixo

Lixo

06/07/2015

Seleção; reciclagem; a complexidade da coleta dos resíduos e da destinação do lixo. Convidada: Ângela Fonti, arquiteta e Presidente da Comlurb.

Atitude Consciente

audio
Reciclagem

Reciclagem

06/07/2015

Separação do lixo; mudança de atitude por meio da educação; Política Nacional de Resíduos Sólidos. Convidado: Eduardo Bernhardt, biólogo, educador e integrante do Centro de Informações sobre Reciclagem e Meio Ambiente/Recicloteca.

Atitude Consciente

audio
A importância de brincar

A importância de brincar

05/07/2015

Brincar ajuda no desenvolvimento  e contribui para tornar as crianças mais independentes. Brincar é um direito previsto na declaração dos direitos da criança da ONU de 1959. Convidado: Aristeo Leite Filho, professor Adjunto da Faculdade de Educação da UERJ e fundador e diretor do colégio Ogá Mitá.

Atitude Consciente

audio
Deficiência intelectual

Deficiência intelectual

05/07/2015

Os desafios enfrentados e as perspectivas que a inclusão traz ao deficiente intelectual. Convidado: Sheila Venâncio, professora do Instituto Helena Antipoff.

Atitude Consciente

audio
Altas habilidades

Altas habilidades

04/07/2015

A participação da escola e da família no desenvolvimento das crianças com alto potencial de aprendizagem, colaborando desta maneira para que sejam incluídas na sociedade. Convidada: Regina Marques, mestre em Educação Física e especialista em altas habilidades do Instituto Helena Antipoff.

Atitude Consciente

audio
Deficiência física

Deficiência física

03/07/2015

Mobilidade urbana e acessibilidade; a reconquista da independência. Convidada: Vera Lucia Val Pimentel, professora do Instituto Helena Antipoff.

Atitude Consciente

audio
Deficiência visual

Deficiência visual

02/07/2015

Os tipos e as causas da deficiência visual; os desafios da educação em braille. Convidado: Marcio Maciel da Silva, da equipe técnica do Instituto Helena Antipoff.

Atitude Consciente

audio
Deficiência auditiva – a cultura da Língua Brasileira de Sinais

Deficiência auditiva – a cultura da Língua Brasileira de Sinais

01/07/2015

A importância da difusão do ensino de Libras (a Língua Brasileira de Sinais) para garantir a acessibilidade de pessoas surdas a serviços básicos. Convidada: Laura Jan Belém, professora do Laboratório de Libras do Instituto Helena Antipoff.

Atitude Consciente

audio
Autismo

Autismo

30/06/2015

A atuação dos pais, esclarecendo sobre esse tipo de transtorno global do desenvolvimento e sobre o combate ao preconceito. Convidados: Maryse Suplino, psicóloga e diretora do Instituto Ann Sullivan; e Ilton Caruso, presidente do grupo de pais Mundo Azul.

Atitude Consciente

audio
Mudanças climáticas

Mudanças climáticas

29/06/2015

Adaptação do planeta para enfrentar as alterações do clima; educação ambiental. Convidado: Isimar de Azevedo Santos, professor de meteorologia da UFRJ e doutor em Ciências Atmosféricas.

Atitude Consciente

audio
Rio+20

Rio+20

29/06/2015

Preparativos e planejamento para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. Convidado: Sérgio Besserman, economista e ambientalista.

Atitude Consciente

audio
Cruz Vermelha

Cruz Vermelha

29/06/2015

A história da organização; as várias frentes de atuação; cursos de capacitação técnica. Convidada: Roseli Sampaio, presidente da Cruz Vermelha no Brasil.

Atitude Consciente

audio
Educação Especial

Educação Especial

28/06/2015

Inclusão escolar; capacitação de professores e gestores; redes de apoio à educação inclusiva. Convidada: Claudia Linhares, coordenadora do Instituto Helena Antipoff.

Atitude Consciente

audio
Bullying

Bullying

25/06/2015

O que é bullying; como lidar com a vítima e o agressor; a orientação da escola. Convidado: Lauro Monteiro, pediatra e editor do site Observatório da Infância.

Atitude Consciente

audio
Saúde bucal

Saúde bucal

24/06/2015

A importância da saúde bucal; as melhores práticas; o papel da família e da escola. Convidado: Paulo André de Almeida Júnior, gerente de Atenção Primária em Saúde Bucal, da SMSDC.

Atitude Consciente

audio
Dengue

Dengue

21/06/2015

O mosquito Aedes aegypti; formas de prevenção e de tratamento. Convidada: Denise Vale, pesquisadora da Fundação Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz.

Atitude Consciente

audio
Obesidade infantil

Obesidade infantil

20/06/2015

Causas e consequências; tratamentos; o papel da família e da escola. Convidada: Vivian Ellinger, endocrinologista.

Atitude Consciente

audio
Dia da Educação

Dia da Educação

19/06/2015

Os 20 anos da MultiRio; princípios da Empresa; atuação na Rede Municipal de Ensino. Convidada: Cleide Ramos, presidente da MultiRio.

Atitude Consciente

audio
Consumo sustentável

Consumo sustentável

15/06/2015

Definição e objetivos; como se tornar um consumidor sustentável. Convidada: Teresa Liporace, assessora de projetos do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor/Idec.

Atitude Consciente

audio
Tecnologia de resultados sustentáveis

Tecnologia de resultados sustentáveis

10/06/2015

Definição; como as empresas estão se adaptando às normas; o aumento da competitividade. Convidado: Rogério Valle, engenheiro e professor da Coppe/UFRJ.

Atitude Consciente

audio
Alimentos transgênicos

Alimentos transgênicos

09/06/2015

Mitos, verdades e dúvidas sobre alimentos transgênicos; efeitos dessa agricultura no meio ambiente; análise e regulação. Convidado: Gabriel Bianconne, assessor técnico da AS-PTA- Agricultura Familiar e Agroecologia.

Atitude Consciente

audio
Problemas enfrentados pelo consumidor

Problemas enfrentados pelo consumidor

08/06/2015

Os setores que geram reclamações; sites de compra coletiva; como recorrer à Justiça. Convidado: Flávio Citro, juiz do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Atitude Consciente

audio
Direito do consumidor à informação

Direito do consumidor à informação

07/06/2015

O que diz a Constittuição Federal; problemas com as compras virtuais; a campanha De Olho na Validade. Convidada: Larissa Davidovich, defensora pública e coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor/Nudecon.

Atitude Consciente

audio
Educação ambiental

Educação ambiental

06/06/2015

A crise socioambiental; programas de educação ambiental nas escolas. Convidado: Eduardo Strucchi, jornalista, pós-graduado em Gestão Ambiental.

Atitude Consciente

audio
Procon Carioca

Procon Carioca

05/06/2015

O que é Procon Carioca; como recorrer, os setores mais acionados. Convidados: Pablo Cerdeira, subsecretário de Defesa do Consumidor.

Atitude Consciente

audio
Ecovilas

Ecovilas

04/06/2015

O projeto Ecovilas, de fixação do homem no campo, reconhecido pela ONU como uma das cem melhores práticas para o desenvolvimento sustentável. Convidado: Emanuel Khodja, especialista em gestão e planejamento ambiental.

Atitude Consciente

audio
Amazônia: biodiversidade

Amazônia: biodiversidade

03/06/2015

Fatores que comprometem a biodiversidade; como funciona o Código Florestal; recursos naturais da amazônia. Convidada: Roberta Camila Salgado, escritora e pesquisadora.

Atitude Consciente

audio
Crédito de carbono

Crédito de carbono

02/06/2015

O cálculo dos créditos; a Bolsa Verde; o mercado de carbono na legislação ambiental. Convidado: Douglas Sidrim, advogado da Bolsa Verde do Rio de Janeiro/BVRio.

Atitude Consciente

audio
Seca e desertificação

Seca e desertificação

01/06/2015

O que leva ao processo de desertificação; as consequências nos centros urbanos; combate e conscientização. Convidada: Branca Americano, geógrafa e assessora especial da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável.

Atitude Consciente

audio
Baía de Guanabara

Baía de Guanabara

31/05/2015

Plano de despoluição; prejuízo à fauna; esgoto doméstico. Convidada: Dora Negreiros, engenheira e presidente do Instituto Baía de Guanabara.

Atitude Consciente

audio
Consumo consciente de água

Consumo consciente de água

30/05/2015

O papel do Estado no controle do desperdício de água; a educação para o consumo consciente. Convidado: Haroldo Mattos de Lemos, engenheiro sanitarista e presdiente do Instituto Brasil Pnuma.

Atitude Consciente

audio
Agrotóxicos

Agrotóxicos

29/05/2015

Riscos à fauna; contaminação dos lençóis freáticos; consequências da ingestão de alimentos com resíduos. Convidado: João Sebastião Araújo, engenheiro agrônomo, professor da UFRRJ.

Atitude Consciente

audio
Consumo ético

Consumo ético

28/05/2015

Responsabilidades das empresas em relação aos resíduos; combate ao desperdício. Convidado: Rita Afonso, jornalista e coordenadora da Escola Popular de Comunicação Crítica.

Atitude Consciente

audio
Utilização de recursos naturais do planeta

Utilização de recursos naturais do planeta

27/05/2015

Sustentabilidade; superpolução; estímulo ao consumo. Convidado: André Abreu, diretor-executivo da Fundação France Libertés no Brasil.

Atitude Consciente

audio
Construções irregulares em encostas e áreas protegidas

Construções irregulares em encostas e áreas protegidas

26/05/2015

Riscos; crescimento desornedado e agressão ao meio ambiente; o papel da universidade na preservação de desastres. Convidado: Luiz Fernando Janot, arquiteto e professor da UFRJ.

Atitude Consciente

audio
Ecoindústria

Ecoindústria

25/05/2015

Lucratividade com a reciclagem de resíduos materiais industriais; desafio do lixo eletrônico. Convidado: Geraldo Fontoura, gerente de meio ambiente da Bayer e professor da UFF.

Atitude Consciente

audio
Oceanos e mares

Oceanos e mares

24/05/2015

Chuva ácida; acúmulos de emissões de gases; aquecimento global e as consequências para os oceanos. Convidado: Alexandre Fernandes, oceanógrafo e professor da UERJ.

Atitude Consciente

audio
Transportes

Transportes

23/05/2015

Impacto dos meios de transporte no espaço urbano; otimização dos transporte coletivo. Convidada: Márcia Real, professora da UFF e coordenadora de Mudanças Climáticas da Secretaria do Estado de Ambiente/RJ.

Atitude Consciente

audio
Fontes renováveis de energia

Fontes renováveis de energia

22/05/2015

Geração de energia; poluição; fontes renováveis; educação ambiental. Convidado: Maurício Arouca, engenheiro, professor Coppe/UFRJ.

Atitude Consciente