ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Autoavaliação proporciona reflexões na E.M. Pedro Ernesto
16 Maio 2018 | Por Ivan Kasahara
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Além das tradicionais deliberações para definir os conceitos dos alunos, o primeiro Conselho de Classe (CoC) de 2018 da E.M. Pedro Ernesto (2ª CRE), na Lagoa, teve momentos dedicados ao processo de autoavaliação das unidades escolares, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Durante o encontro, realizado no último dia 3 e que contou com a presença de professores, funcionários e responsáveis, surgiram reflexões sobre os critérios de avaliação, o acompanhamento de alunos, a relação com a comunidade escolar e o desenvolvimento de projetos.

De acordo com a diretora Elizabeth Mendes, na função desde 2012, a escola tem o hábito de avaliar o próprio trabalho, além de enviar questionários periódicos a alunos e responsáveis, mas nada tão minucioso quanto o material organizado pela SME (LINK). “As informações levantadas vão servir para a elaboração de um plano de gestão que ouviu todos os segmentos da escola. Os planos anteriores se baseavam muito no ponto de vista da Direção. Vai ser muito positivo”, acredita.


A diretora Elizabeth Mendes comenta as vantagens da autoavaliação.

Ao fim da reunião, os presentes haviam respondido ao questionário proposto pela Secretaria e desenhado o radar da unidade escolar. Para a coordenadora pedagógica Amanda Oliveira, o próximo passo é traçar estratégias para abordar os pontos fracos identificados. “Sempre pensamos sobre a escola e a nossa atuação, mas, às vezes, de uma maneira solitária. Esse foi um momento importante para conhecermos a visão do outro em relação ao trabalho feito. A partir de agora, nas reuniões pedagógicas, vamos conseguir nos organizar para melhorar os pontos não tão bem avaliados.”


A coordenadora pedagógica Amanda Oliveira fala sobre a importância de ouvir o público-alvo da escola.

A E.M. Pedro Ernesto tem turmas do 1º ao 5º ano e do 6º ano experimental, para o qual a professora Letícia Côrtes dá aulas. Ela vê a autoavaliação como uma medida inovadora. “Esse é um processo difícil, mas permite, a partir de dados qualitativos e quantitativos, que a escola e a comunidade escolar possam se reenxergar. Isso nos possibilita trilhar novos caminhos”, analisa.


A professora Letícia Côrtes analisa a avaliação como um processo.

 

Imagem do radar da escola Pedro Ernesto
O radar da E.M. Pedro Ernesto, preenchido por professores, responsáveis e funcionários.

 

A diretora Elizabeth concorda tanto em relação à dificuldade quanto à utilidade do processo. “Essa novidade nos tirou da zona de conforto, criou uma instabilidade, porque é algo diferente do que vinha sendo feito. Mas, a partir dessa experiência, vamos conseguir crescer e fazer um trabalho muito mais envolvente”, conclui.

 

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
E.M. Ary Barroso quer manter a excelência com autoavaliação

E.M. Ary Barroso quer manter a excelência com autoavaliação

23/05/2018

Para continuar com bons resultados, unidade da 4ª CRE sabe que é preciso trabalhar constantemente.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
E.M. Embaixador Araújo Castro espera que autoavaliação contribua para manter o bom desempenho

E.M. Embaixador Araújo Castro espera que autoavaliação contribua para manter o bom desempenho

22/05/2018

Unidade da 9ª CRE reuniu a comunidade para definir metas e estratégias.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
Autoconhecimento e autoavaliação andam juntos na E.M. Brigadeiro Eduardo Gomes

Autoconhecimento e autoavaliação andam juntos na E.M. Brigadeiro Eduardo Gomes

21/05/2018

Construção coletiva é a marca dos processos pelos quais a unidade da 11ª CRE está passando.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
Comunidade escolar comparece em peso à autoavaliação do Ciep Roberto Morena

Comunidade escolar comparece em peso à autoavaliação do Ciep Roberto Morena

18/05/2018

Todos os segmentos, incluindo funcionários e responsáveis, tiveram voz ativa no processo de autoavaliação da escola da 10ª CRE.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
O Mapa de Empatia no EDI Professora Maria Cecilia Ferreira

O Mapa de Empatia no EDI Professora Maria Cecilia Ferreira

17/05/2018

A dinâmica, que faz parte do processo de autoavaliação da unidade da 8ª CRE, reuniu professoras, funcionárias e responsáveis de crianças.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
Autoavaliação e melhoria do desempenho na E.M. Sérvulo de Lima

Autoavaliação e melhoria do desempenho na E.M. Sérvulo de Lima

15/05/2018

Processo é antigo na escola da 3ª CRE e tem sido fundamental para o seu avanço. 

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
Autoavaliação e CEC favorecem gestão democrática na E.M. Lúcio de Mendonça

Autoavaliação e CEC favorecem gestão democrática na E.M. Lúcio de Mendonça

14/05/2018

Atuação do Conselho Escola Comunidade contribui para a melhoria da unidade, que pertence à 6ª CRE.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
Da Educação Infantil ao 9º ano: a autoavaliação na E.M. Pereira Passos

Da Educação Infantil ao 9º ano: a autoavaliação na E.M. Pereira Passos

11/05/2018

As dificuldades mobilizam a equipe da escola da 1ª CRE na busca de soluções.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
Autoavaliação: a importância da voz da comunidade na E.M. Paraguai

Autoavaliação: a importância da voz da comunidade na E.M. Paraguai

09/05/2018

Escola da 5ª CRE deu salto de qualidade ao dar voz e ouvidos a todos.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
Alunos são protagonistas na autoavaliação da E.M. Governador Carlos Lacerda

Alunos são protagonistas na autoavaliação da E.M. Governador Carlos Lacerda

08/05/2018

Unidade da 7ª CRE acredita na participação dos estudantes para aperfeiçoar suas práticas.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018