O Theatro Municipal, a Biblioteca Nacional, o Palácio Pedro Ernesto e o Palácio Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro, formam importante conjunto arquitetônico da cidade e têm em comum a participação do pintor Eliseu Visconti na produção de sua identidade visual.
São enormes painéis decorativos e também criações de pequeno porte como o ex-libris da BN, que é o carimbo presente até hoje nas publicações da instituição indicando que pertencem à biblioteca.
Além das artes plásticas, estrito senso, Visconti desenvolveu trabalhos característicos de design, conferindo beleza a construções e objetos cotidianos.
Theatro Municipal
O engenheiro Francisco de Oliveira Passos, responsável pelo projeto do Theatro Municipal, convidou Eliseu Visconti para decorar o teatro que começava a ser construído em 1905. Pode-se ver a arte de Visconti no pano de boca (cortina que sobe e desce no início e no final do espetáculo para revelar e esconder o palco), nos painéis decorativos do teto e paredes laterais do foyer (salão onde se pode ficar antes do espetáculo e também nos intervalos), no friso sobre o palco e no teto da galeria. O projeto Eliseu Visconti produziu um vídeo para que todos possam conhecer virtualmente as obras do artista para o Theatro Municipal. Esse projeto foi criado em 2005 por Tobias Stourdzé Visconti, neto do artista, com o objetivo de preservar e divulgar a obra do pintor.
O pano de boca foi motivo de polêmica entre a elite brasileira na época em que foi pintado porque retratava, entre cerca de 300 figuras, uma família de negros e o imperador D. Pedro II. O tema encomendado à Visconti tinha sido “a influência das artes sobre a civilização”. Para o neto do pintor, Tobias Stourdzé Visconti, "as críticas questionavam o conteúdo das obras e revelavam os ideais da Nova República, que não desejava expor seu passado escravista – na figura dos negros – ou o passado monárquico recente – na figura de D. Pedro II".
Atualmente, o pano de boca é utilizado apenas em grandes estreias para que não se danifique.
Biblioteca Nacional
O curador Irma Arestizabal escreveu no catálogo da exposição Eliseu Visconti e a Arte Decorativa (1983) que "Visconti estabeleceu um vínculo direto com projetos de identidade visual ao criar o emblema e o ex-libris da Biblioteca Nacional" em 1903. O ex-libris permanece em uso até hoje e o emblema original pode ser visto nos vidros das janelas na sede da Biblioteca. São também obras de Visconti dois painéis que decoram a galeria da BN: Solidariedade Humana e O Progresso.
Palácio Pedro Ernesto
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro, situada no Palácio Pedro Ernesto, na Cinelândia, no Centro da cidade, possui três painéis de Visconti, formando um conjunto no saguão de entrada. A obra foi finalizada em 1923 por ocasião da inauguração da construção, erguida para ser o Conselho Municipal, como era chamada a Câmara de Vereadores da época.
Palácio Tiradentes
Em 1924, Visconti recebeu como encomenda criar o painel decorativo do plenário da Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional (atualmente, Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, na Praça XV de Novembro). Visconti apresentou um primeiro esboço representando a posse de Deodoro da Fonseca na Presidência da República, que foi rejeitado por apresentar mulheres em sua composição. O pintor fez, então, um segundo esboço, que foi aprovado, mostrando a assinatura da primeira Constituição da República em 1891, solenidade que se deu sem a presença de mulheres. Este painel é uma exceção entre os trabalhos decorativos de Visconti, que quase sempre trazem a mulher como protagonista.
Brasileiro por opção
Eliseu D`Angelo Visconti nasceu na Itália em 1866, mas veio para o Brasil com cerca de dez anos sob a proteção da baronesa de Guararema. Ele estudou no Liceu de Artes e Ofícios e na Academia Imperial de Belas Artes no Rio de Janeiro. Venceu um concurso da Escola Nacional de Belas Artes em 1892, que lhe deu uma bolsa de estudos em Paris. Casou-se com a francesa Louise Palombe, com quem teve três fFilhos. Faleceu no Rio de Janeiro em 1944, aos 78 anos.
Galeria de imagens
Eliseu Visconti é autor de vasta obra em inúmeras áreas. Para conhecer mais alguns de seus trabalhos, criamos uma galeria logo após essa reportagem.
Produtos da MultiRio com Eliseu Visconti
A série televisiva da MulriRio Arte, Artistas e Arteiros mostra detalhes do teto do Theatro Municipal, e os textos complementares trazem outras informações sobre a vida e a obra de Visconti.
Fontes:
Projeto Eliseu Visconti
CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. Entre a alegoria e o deleite visual: as pinturas decorativas de Eliseu Visconti para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, EBA/UFRJ, 2002.
SERAPHIN, Mirian N. Os percalços e a polêmica do pano de boca do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Colóquio para o Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA).