ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter

Alunos da E.M. Rodrigo de Mello Franco Andrade criam telejornal para redes sociais
SÉRIE
Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede
19 Outubro 2022 | Por Pedro Soares
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
Alunos da escola do Andaraí gravam para o telejornal Fala, Rodrigo. Imagens cedidas pela unidade escolar.

Aprender na prática a fazer um programa jornalístico, com veiculação nas redes sociais para centenas de pessoas. Este foi o desafio que os alunos da turma 1601 do 6º ano do Ginásio Experimental Carioca da Escola Municipal Rodrigo de Mello Franco Andrade (2ª CRE), no Andaraí, sugeriram à professora regente Patrícia Gomes da Silva. Ela resolveu desenvolver a proposta, e assim surgiu o Fala Rodrigo, um telejornal com a participação de 39 estudantes, com assuntos importantes aos alunos e tudo o que acontece na unidade escolar.

O projeto é representante da 2ª CRE na Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede. Patrícia Gomes conta que a primeira ideia dos alunos para o Fala Rodrigo foi criar uma conta na rede social Instagram, principal plataforma por onde os vídeos são publicados:

"Eles me propuseram ter uma conta para a gente mostrar a rotina da turma. Levei um pouco pro lado pedagógico e pensei num telejornal, onde trabalhamos pautas e a parte da escrita", diz a professora, que acrescenta que recentemente foi criado um canal no Youtube do projeto.

Atualmente, a produção do Fala Rodrigo é semanal, e as pautas surgem a partir de temas propostos pelos alunos e trabalhados em sala de aula. Por meio de votação, a turma escolhe os mais interessantes que entram no telejornal:

"O último tema foi bolha social, um aluno veio com essa demanda. A gente pesquisou e achou por bem fazer um programa sobre o assunto", ressalta a professora.

Os alunos mostram a chegada de material na unidade escolar, como carteiras, ou a inauguração do parquinho no pátio; realizam entrevistas, que podem acontecer na própria escola com professores, que contam suas trajetórias profissionais, ou no ambiente familiar dos alunos, com familiares que narram histórias do bairro onde moram; abordam assuntos sobre eleições para representantes de classe ou para cargos políticos nacionais; explicam datas importantes, como o Dia do Trabalho ou o Dia Internacional da Mulher; dentre outros assuntos.

Alunos criam de forma conjunta o logotipo do telejornal Fala, Rodrigo
Alunos criam de forma conjunta o logotipo do telejornal Fala, Rodrigo. Imagens cedidas pela unidade escolar.

 

Participação e superação da timidez

A construção de cada vídeo ensina a todos a importância do trabalho coletivo. Na hora de botar a mão na massa, as atividades se revezam e cada um tem a oportunidade de cumprir uma função: repórter, editor, roteirista, âncora, câmera ou iluminador.

Alguns acabam se envolvendo mais. As alunas Maria Fernanda e Maria Clara, ambas de 12 anos, costumam dividir a edição dos vídeos, mas também participam como apresentadoras. Nos depoimentos colhidos durante visita da Andar, as alunas declararam que a experiência é uma grande aliada para vencer o obstáculo da timidez:

"A gente tenta mudar o repórter, o âncora, mas às vezes as pessoas têm vergonha, e às vezes é sempre a mesma pessoa", diz Maria Fernanda. “Estou perdendo minha timidez cada vez mais”, lembra Maria Clara.

Os alunos Isaque da Costa, de 12 anos, e Rafael Bunn, de 11 anos, são um pouco mais desinibidos. Rafael conta que as produções podem evoluir e que gostaria muito de saber mais sobre roteiro e iluminação. Ele destaca momentos em que o programa abordou temas sobre discriminação:

"Quando falamos de racismo foi marcante. Muitas crianças sofrem, e temos que ter noção de que não é legal. O bullying também, as pessoas têm que se colocar no lugar das outras", explica Rafael.

Por sua vez, Isaque não se intimida em encarar a câmera. De forma assertiva, ele compreende os objetivos do projeto Fala, Rodrigo: "Expandir o conhecimento, nosso e das outras pessoas", diz o aluno.

Aprendizagem e cidadania

Patrícia Gomes considera que a participação dos estudantes, a desenvoltura textual e posicionamento dos alunos diante do mundo são resultados a se comemorar.

"Essa turma cresceu muito com as discussões, as conversas, o que produzimos. Há o crescimento na escrita de texto. Eles estão sempre prontos ao novo. São pessoas que vão conseguir se colocar a frente de qualquer um, sem medo, sem tabus. Temos um orgulho imenso", diz a professora, que considera como fator principal do sucesso do projeto a participação de seus alunos na escolha dos temas e produção do conteúdo.

A diretora da escola, Luciene Ruffo de Almeida Lins, também reforça o resultado fundamental na formação cidadã dos alunos:

"Acho que o papel da escola é formar o cidadão que possa se posicionar na sociedade, cidadãos críticos, que conseguem expor e defender suas ideias com convicção, sabendo argumentar", explica a diretora.

Luciene Ruffo também enaltece o trabalho da professora Patrícia Gomes dentro da proposta do desenvolvimento da cultura digital na escola, de forma indissociável da prática social e da democratização de experiências e informações. Ela não esconde o sentimento que teve quando os alunos a procuraram para fazer a primeira entrevista do Fala, Rodrigo:

"Eles me perguntaram como é ser diretora de uma unidade escolar, em especial da Rodrigo de Mello, e eu respondi muito emocionada. Foi então que eu comecei a perceber que estávamos conseguindo desenvolver o tão sonhado protagonismo juvenil dentro de nossa escola, algo que tanto se fala e às vezes parece distante", explica a diretora.

O que é a Andar
A Agência de Notícias dos Alunos da Rede (Andar) é um projeto realizado pela MultiRio com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. É uma iniciativa pioneira, pois há poucas ações semelhantes em todo o Brasil, e conta com a parceria da Agência Lupa, de checagem de notícias.

O principal objetivo da Andar é formar uma rede de trocas e de colaboração em torno da produção estudantil de notícias, reconhecendo e desenvolvendo iniciativas existentes na Rede Municipal, e estimulando novas práticas.

A Andar tem total conexão com o currículo carioca, por meio do desenvolvimento das habilidades que podem ser trabalhadas a partir do jornalismo, seja ele impresso, digital ou em qualquer formato audiovisual.

Após mapear os projetos existentes na Rede, a Andar contará, inicialmente, com 11 iniciativas escolares, uma de cada CRE da cidade, reunindo estudantes e professores de todo o Rio
 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
Jornal da E.M. Barão de Santa Margarida: um desdobramento positivo da pandemia

Jornal da E.M. Barão de Santa Margarida: um desdobramento positivo da pandemia

02/12/2022

Publicação se tornou possível com a consolidação do ambiente virtual da escola. 

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Podcast e jornal impresso ampliam voz dos alunos da E.M. Marechal Alcides Etchegoyen

Podcast e jornal impresso ampliam voz dos alunos da E.M. Marechal Alcides Etchegoyen

28/11/2022

Os dois projetos da escola da Vila Kennedy surgem da necessidade do contato dos alunos com notícias e do estímulo ao protagonismo estudantil 

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Alunos da E.M. Finlândia formam time para produzir conteúdos para redes sociais da escola

Alunos da E.M. Finlândia formam time para produzir conteúdos para redes sociais da escola

24/11/2022

Necessidade de divulgação das atividades escolares mobilizou professores e alunos a criarem o Time F, uma equipe de gestão e produção de conteúdo digital

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Revista digital de alunos da E.M. Isaías Alves reúne notícias, afetos e sonhos

Revista digital de alunos da E.M. Isaías Alves reúne notícias, afetos e sonhos

17/11/2022

Publicação "Os Carioquinhas" reúne informações curriculares, entrevistas, desenhos, poesia e até recadinhos do coração da comunidade escolar. 

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Jornal estudantil integra projeto de renovação das práticas pedagógicas da E.M. Oswaldo Teixeira

Jornal estudantil integra projeto de renovação das práticas pedagógicas da E.M. Oswaldo Teixeira

09/11/2022

 Projeto busca pôr em prática o conceito de escola artesanal.

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Podcast dos alunos da E.M. Bernardo de Vasconcellos enaltece pertencimento à comunidade

Podcast dos alunos da E.M. Bernardo de Vasconcellos enaltece pertencimento à comunidade

04/11/2022

Escritora Carolina Maria de Jesus, que dá nome à Sala de Leitura, inspirou a criação do "Bernardo Cast", que pretende apresentar histórias dos moradores da comunidade Vila Cruzeiro

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Jornal escolar eleva autoestima dos alunos da E.M. Domingos Bebiano

Jornal escolar eleva autoestima dos alunos da E.M. Domingos Bebiano

01/11/2022

  Projeto foi criado para enfrentar impactos na aprendizagem provocados pela pandemia da Covid-19.

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Alunos da E.M. Estados Unidos desenvolvem podcast de notícias

Alunos da E.M. Estados Unidos desenvolvem podcast de notícias

14/10/2022

Turma tem desenvolvido várias habilidades relacionadas ao currículo, a partir do projeto.

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Agência de notícias reúne estudantes repórteres da Rede Municipal do Rio

Agência de notícias reúne estudantes repórteres da Rede Municipal do Rio

04/10/2022

A Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede realizou o primeiro encontro entre alunos e professores participantes.

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede