Desde 1992, o dia 3 de dezembro é reconhecido como o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar, promover ações afirmativas e reforçar o compromisso global com os direitos das pessoas com deficiência (PCDs). O lema de 2024 é “Ampliando a liderança das pessoas com deficiência para um futuro inclusivo e sustentável”.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2022, o Brasil tem cerca de 18,6 milhões de pessoas com deficiência. Para garantir seus direitos, o país conta com a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, que estabelece como principais diretrizes:
MultiRio se engaja em campanhas e acessibilidade
Alinhada a essas diretrizes, a MultiRio promove a inclusão das pessoas com deficiência por meio de produções que abordam esse tema e personagens que reforçam a representatividade de PCDs, além de adotar a tradução em Libras de eventos, transmissões ao vivo e outros materiais audiovisuais sempre que possível.
Veja alguns destaques de produções recentes da MultiRio:
Histórias para ouvir – Audiolivros
Maria Carvalhosa, escritora e criadora da editora de audiolivros Supersônica, participou do programa #Educa acompanhada do Café, seu inseparável cão-guia. Além do trabalho na editora, Maria é ativista contra o capacitismo e em defesa das pessoas com deficiência (PCDs).
Autismo com Bianca Machado
Psicóloga, especialista em Transtorno do Espectro Autista, Bianca Machado é mestre em Saúde Coletiva pela UERJ, diretora do Instituto Nacional de Tratamento, Estudo e Apoio ao Adulto no Espectro, mãe, e autista nível 1 de suporte.
Você já ouviu falar em capacitismo?
É possível medir as capacidades de outra pessoa pelo fato de ela ter alguma deficiência? Essa tentativa preconceituosa e comum é classificada como capacitismo. O ato ocorre por meio de determinadas formas de tratamento, comunicação e práticas, além de barreiras físicas, arquitetônicas e atitudinais que impedem o pleno exercício da cidadania por essas pessoas. O termo é debatido pela carioca, surfista, designer e dona de casa Renata Glasner, que a partir de um diagnóstico de esclerose múltipla se permitiu viver novas possibilidades.
Evento da Prefeitura aborda inclusão em ambientes de trabalho
No dia 4 de dezembro, a Secretaria da Pessoa com Deficiência (SMPD) do Rio de Janeiro promove o evento Inspiração - Transformação e Protagonismo para PCDs. A programação aborda temas como transição para a vida adulta e inclusão laboral, reunindo profissionais de saúde, educação e assistência social.
📍 Local: Sede da OAB (Av. Marechal Câmara, 150, Centro).
⏰ Horário: Das 9h às 13h.
📋 Inscreva-se aqui.