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Conteúdos do tema Cultura Maker
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Games e Educação

Games e Educação

18/04/2024

Todo game tem um roteiro, uma narrativa como fio condutor de sua obra. Até mesmo um game de futebol, conta a história do esporte e de seus esportistas. Tudo isso dentro de uma característica chamada de hiperfoco. Quantos jovens não aprenderam um pouco de história ou até de uma segunda língua com os jogos eletrônicos?

MultiGames

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Eletiva da Agência de Alunos da Rede engaja alunos e professores

Eletiva da Agência de Alunos da Rede engaja alunos e professores

17/04/2024

Seis professores do GEO Fernando de Azevedo (10ª CRE), em Santa Cruz, desenvolvem conjuntamente um projeto de jornalismo estudantil durante o tempo da eletiva da Agência dos Alunos da Rede (Andar).

Andar no G20

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Melissa Chagas e Kevelyn Carvalho cobriram o W20 para a revista eletrônica Nicarágua em Ação

Melissa Chagas e Kevelyn Carvalho cobriram o W20 para a revista eletrônica Nicarágua em Ação

27/03/2024

As estudantes do GEO Nicarágua, em Realengo, e suas professoras orientadoras, Renata Ribeiro (Geografia) e Talita Goulart (Língua Portuguesa) falam sobre a experiência de cobrir o Women20 - o grupo de engajamento do G20 para o empoderamento feminino.

Andar no G20

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Em vídeo: a cobertura do Women 20 pelos alunos da Escola Municipal Marechal Alcides Etchegoyen

Em vídeo: a cobertura do Women 20 pelos alunos da Escola Municipal Marechal Alcides Etchegoyen

27/03/2024

Geórgia Costa e Erick Domingos contaram com a orientação do professor Renato Lima.

Andar no G20

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Inovação na II Feira Tecnológica da 6ª CRE: robótica, cultura maker e midiaeducação

Inovação na II Feira Tecnológica da 6ª CRE: robótica, cultura maker e midiaeducação

08/12/2023

Estudantes de diversas escolas da zona norte se divertiram e aprenderam com oficinas e exposição no GET Coelho Neto.

Reportagens

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GET Pablo Picasso (8ª CRE) - eixo Cultura Maker

GET Pablo Picasso (8ª CRE) - eixo Cultura Maker

15/11/2023

Thiago Lopes, professor articulador do colaboratório do GET Pablo Picasso (8ª CRE), em Padre Miguel, realiza o projeto Geogebra e massinha, uma possibilidade de união.

Boas Práticas da Rede

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GET Elza Soares (3ª CRE)

GET Elza Soares (3ª CRE)

06/09/2023

Acompanhe um bate-papo sobre alfabetização e o Genius: Projeto de Robótica Sustentável, realizado no GET Elza Soares

Podcast MultiRio Live - Boas Práticas da Rede

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 Cultura Maker parte 2 – Tem criança na Ciência

Cultura Maker parte 2 – Tem criança na Ciência

10/04/2023

Conheça a Torre Verde, projeto piloto da Faperj, instalado no terreno da E.M. Luiz Paulo Horta (2ª CRE), na Rocinha. Ali, são trabalhados quatro eixos da sustentabilidade: aproveitamento de água da chuva, reciclagem de plásticos, uso de energia solar e compostagem com restos de alimentos. O episódio também mostra detalhes do projeto Tem Menina no Circuito, uma iniciativa de professoras do Instituto de Física da UFRJ, com foco em Robótica e no empoderamento feminino. As estudantes são estimuladas a se interessar pelas Ciências - entendendo que podem se destacar e escolherem profissões ligadas a esta área do conhecimento -, por meio de atividades lúdicas, como a construção de uma casinha de bonecas que utiliza energia hidrelétrica e energia solar para funcionar.

Digitalmente – segunda temporada

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Cultura Maker parte 1 – A arte de se virar (Sevirologia)

Cultura Maker parte 1 – A arte de se virar (Sevirologia)

04/04/2023

Na E.M. Luiz Paulo Horta (2ª CRE), na Rocinha, várias ações estão transformando a forma de aprender e de ver o mundo dos estudantes. A primeira parte do episódio apresenta o projeto Bonde da Gambiarra, desenvolvido no 3º Laboratório de Emergência Covid19, promovido pela Silo - Arte e Latitude Rural. Os materiais trabalhados abordam tecnologias, ciências e arte de forma lúdica. Outra ação destacada é o laboratório de Cultura Maker montado na escola em parceria com a CRIAP, uma plataforma educativa. Alunos do 5º e do 6º ano se inscrevem no laboratório e desenvolvem soluções para problemas da própria comunidade usando a robótica.

Digitalmente – segunda temporada

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Cultura maker

Cultura maker

17/11/2022

Como aprender a partir de uma perspectiva prática, entender o que é cultura maker, destacando a importância de um ensino baseado na experiência do aluno, na criatividade e no pensamento crítico e colaborativo. Participa deste episódio Luciano Meira, pedagogo, mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Inovação e Artefatos Digitais. Luciano também é coordenador de Ciência e Inovação na Joy Street, doutor em Matemática e maker.

Digitalmente – primeira temporada

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Cultura Maker nas escolas

Cultura Maker nas escolas

24/08/2017

A cultura Maker estimula a criatividade e a autonomia de seus adeptos. Neste episódio, a gerente de Inovação e Tecnologia Educacional da SME, Gisele Cordeiro, fala mais sobre o conceito e explica como professores e alunos podem se apropriar dele em sala de aula.

#educa

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Olimpíada de Robótica incentiva a programar futuro melhor

Olimpíada de Robótica incentiva a programar futuro melhor

26/04/2017

Mesmo estudantes que nunca viram robótica educacional podem participar, a partir do 1º ano do Ensino Fundamental.

Olimpíadas curriculares