05/06/2024
Ampliar repertórios, disputar narrativas e possibilitar construções identitárias positivas, através da mobilização de referenciais negros e indígenas, atuantes em variadas áreas de produção de cultura e conhecimento, são posturas imprescindíveis para o atendimento das demandas das leis 10.639/03 e 11.645/08.
IV Jornada da GERER (2024)
04/06/2024
Nesta mesa o debate é sobre as experiências com o tempo no campo da Educação para as Relações Étnico-Raciais. São abordadas perspectivas (re)educadoras alinhadas às prerrogativas das leis 10.639/03 e 11.645/08, que atribuam papéis de destaque às múltiplas possibilidades de nos relacionarmos com o tempo e à construção de narrativas individuais e coletivas que (re)conheçam, e valorizem, as diversas possibilidades de ser negro/a e indígena no Brasil.
IV Jornada da GERER (2024)
03/06/2024
Na mesa de abertura da IV Jornada, uma roda de conversa para debater sobre a importância de políticas de equidade racial.
IV Jornada da GERER (2024)
25/01/2024
Assista ao vídeo e acesse os arquivos do Tema 7 – Equidade nas Relações Étnico-Raciais.
Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2024
20/12/2023
Quem disse que educação não dá samba? Na Escola Municipal Rio das Pedras (7ª CRE), em Jacarepaguá, a amizade das professoras Carla Sales e Janayna Rocha da Silva rendeu um projeto que une samba de enredo, História e Língua Portuguesa.
Boas Práticas da Rede
24/11/2023
Acompanhe um bate-papo sobre o projeto Myrthes Sustentável e o projeto Time ID Étnico-racial!
Podcast MultiRio Live - Boas Práticas da Rede
23/10/2023
Mesa: Ser, aprender e ensinar no plural: o impacto das leis 10.639/03 e 11.645/08 em diferentes territórios parte da III Jornada da GERER. Palestrantes: Aisha dos Santos Candido, coordenadora do Projeto Social - O Jaca é Mídia; Anápuàka M. Tupinambá, conselheiro Municipal de Política Cultural da Cidade do Rio de Janeiro; e Elias José Alfredo, presidente do Grupo Afro Cultural Agbara Dudu. Mediadora: Alessandra Nzinga, SPM.
III Jornada da GERER (2023)
23/10/2023
Mesa: Identidades raciais positivas, equidade e agências educadoras no cotidiano escolar da III Jornada da GERER. Palestrantes: Aurelian Tenório, diretora da Creche Municipal Sonia Maria Jones (6ª CRE); Diego Leonardo Parreira Teixeira, diretor do Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos (CREJA) e Marcus Vinicius Rocha Vieira, diretor adjunto da E.M. José Emygdio de Oliveira (5ª CRE). Mediadora: Joana Oscar, da Coordenadoria de Diversidade, Cultura e Extensão Curricular da SME-Rio.
III Jornada da GERER (2023)
23/10/2023
Na mesa de abertura da III Jornada da GERER, uma conversa sobre o histórico para a implementação das leis 10639/03 e 11645/08, os avanços e os desafios para a aplicabilidade plena desses marcos legais que norteiam a política pública da educação das relações étnico-raciais.
III Jornada da GERER (2023)
23/10/2023
A professora Rosane de Abreu, da E.M. Francisco Sertório Portinho (5ª CRE), em Irajá, utiliza textos de personalidades negras brasileiras para estimular a leitura e provocar reflexões sobre desigualdade social e racismo estrutural.
Boas Práticas da Rede
17/10/2023
Conheça projeto a África em Nós, criado pela professora Danielle Milioli Ferreira, do EDI Ludmila Máximo Moreira Cardoso (9ª CRE), em Campo Grande.
Boas Práticas da Rede
10/10/2023
Vamos conversar sobre duas práticas que trabalham a Educação das Relações Étnico-raciais?
Podcast MultiRio Live - Boas Práticas da Rede