ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Whatsapp
Séries do tema Educação e Relações Étnico-Raciais
IV Jornada da GERER (2024)
A IV Jornada da Gerência de Relações Étnico-Raciais da SME-Rio tem como tema “caminhos e perspoectivas para futuros possíveis". A Jornada tem o propósito de contribuir com a consolidação da política pública para a equidade na Rede Carioca de Ensino, fortalecendo as ações alinhadas aos eixos currículo, formação e planejamento estratégico.
III Jornada da GERER (2023)
A III Jornada da Gerência de Relações Étnico-Raciais da SME-Rio tem como tema “20 anos da Lei 10.639/03 e 15 anos da Lei 11.645/08: práticas, contextos e reflexões”. A Jornada busca evidenciar como importantes instrumentos normativos se consolidam em prol das Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. Além disso, a Jornada da GERER possibilita momentos de debates e reflexões sobre a construção de propostas pedagógicas antirracistas na educação carioca.
II Jornada de Educação das Relações Étnico-Raciais: Educar com os Territórios: Vozes Coletivas da Cidade
A Gerência de Relações Étnico-Raciais (Gerer) promove a II Jornada de Educação das Relações Étnico-raciais da Secretaria Municipal de Educação (SME). A proposta do encontro é dar visibilidade não só às ações da gerência, mas discutir a história da própria Rede e abordar novos caminhos para uma educação antirracista.  
I Jornada de Educação das Relações Étnico-Raciais: Percursos Em Rede
A Gerência de Relações Étnico-Raciais (Gerer) promove a I Jornada de Educação das Relações Étnico-raciais da Secretaria Municipal de Educação (SME). A proposta do encontro é dar visibilidade não só às ações da gerência, mas discutir a história da própria Rede e abordar novos caminhos para uma educação antirracista.
IV Seminário Étnico-Racial (2020)
Realizado pela Coordenadoria Geral da Primeira Infância da SME-Rio, o IV Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais tem como objetivo apresentar discussões e práticas pedagógicas que envolvem a educação para as relações étnico-raciais.
Educação e relações étnico-raciais
   Coletânea reúne textos, áudios e vídeos que abordam a história e a cultura afro-brasileira e indígena.
África Diversa
Matérias jornalísticas da agência France-Presse mostram o continente africano a partir de pontos de vista diversificados, revelando conteúdos atuais e pouco conhecidos. Apresentação do ator Carlos Maia.
Negra Luz
A série apresenta rodas de conversa sobre afrodescendência, cultura africana e a população negra no Brasil e no mundo.                  
Você Sabia? Personalidades Negras
A biografia de personalidades negras do passado, cujas vidas e obras estão ligadas à história da cidade do Rio de Janeiro.            
Nossa História: Hábitos e Culturas
Aspectos significativos da história. As culturas afrobrasileira e indígena, com destaque para conteúdos relacionados às leis nº 10.639 (obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira) e nº 11.645 (obrigatoriedade do ensino da história e cultura dos povos indígenas), mostram a formação multicultural do Brasil.                
Matrizes Negras do Rio
Histórias sobre as matrizes negras do Rio e a formação cultural da cidade.
Conteúdos do tema Educação e Relações Étnico-Raciais
video
Multilinguagens: ampliando repertórios, narrativas e representações positivas

Multilinguagens: ampliando repertórios, narrativas e representações positivas

05/06/2024

Ampliar repertórios, disputar narrativas e possibilitar construções identitárias positivas, através da mobilização de referenciais negros e indígenas, atuantes em variadas áreas de produção de cultura e conhecimento, são posturas imprescindíveis para o atendimento das demandas das leis 10.639/03 e 11.645/08.

IV Jornada da GERER (2024)

video
 ERER: passado, presente e futuro

ERER: passado, presente e futuro

04/06/2024

Nesta mesa o debate é sobre as experiências com o tempo no campo da Educação para as Relações Étnico-Raciais. São abordadas perspectivas (re)educadoras alinhadas às prerrogativas das leis 10.639/03 e 11.645/08, que atribuam papéis de destaque às múltiplas possibilidades de nos relacionarmos com o tempo e à construção de narrativas individuais e coletivas que (re)conheçam, e valorizem, as diversas possibilidades de ser negro/a e indígena no Brasil.

IV Jornada da GERER (2024)

video
Equidade racial para potencializar existências

Equidade racial para potencializar existências

03/06/2024

 Na mesa de abertura da IV Jornada, uma roda de conversa para debater sobre a importância de políticas de equidade racial.

IV Jornada da GERER (2024)

video
Tema 7 – Equidade nas Relações Étnico-Raciais

Tema 7 – Equidade nas Relações Étnico-Raciais

25/01/2024

Assista ao vídeo e acesse os arquivos do Tema 7 – Equidade nas Relações Étnico-Raciais.

Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2024

video
Samba e História na E.M. Rio das Pedras: educação que inspira

Samba e História na E.M. Rio das Pedras: educação que inspira

20/12/2023

Quem disse que educação não dá samba? Na Escola Municipal Rio das Pedras (7ª CRE), em Jacarepaguá, a amizade das professoras Carla Sales e Janayna Rocha da Silva rendeu um projeto que une samba de enredo, História e Língua Portuguesa.

Boas Práticas da Rede

audio
E.M. Professora Myrthes Wenzel (10ª CRE) e E.M. Finlândia (7ª CRE)

E.M. Professora Myrthes Wenzel (10ª CRE) e E.M. Finlândia (7ª CRE)

24/11/2023

Acompanhe um bate-papo sobre o projeto Myrthes Sustentável e o projeto Time ID Étnico-racial!

Podcast MultiRio Live - Boas Práticas da Rede

video
Ser, aprender e ensinar no plural: o impacto das leis 10.639 e 11.645 em diferentes territórios

Ser, aprender e ensinar no plural: o impacto das leis 10.639 e 11.645 em diferentes territórios

23/10/2023

Mesa: Ser, aprender e ensinar no plural: o impacto das leis 10.639/03 e 11.645/08 em diferentes territórios parte da III Jornada da GERER. Palestrantes: Aisha dos Santos Candido, coordenadora do Projeto Social - O Jaca é Mídia; Anápuàka M. Tupinambá, conselheiro Municipal de Política Cultural da Cidade do Rio de Janeiro; e Elias José Alfredo, presidente do Grupo Afro Cultural Agbara Dudu. Mediadora: Alessandra Nzinga, SPM.

III Jornada da GERER (2023)

video
Identidades raciais positivas, equidade e agências educadoras no cotidiano escolar

Identidades raciais positivas, equidade e agências educadoras no cotidiano escolar

23/10/2023

Mesa: Identidades raciais positivas, equidade e agências educadoras no cotidiano escolar da III Jornada da GERER. Palestrantes: Aurelian Tenório, diretora da Creche Municipal Sonia Maria Jones (6ª CRE); Diego Leonardo Parreira Teixeira, diretor do Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos (CREJA) e Marcus Vinicius Rocha Vieira, diretor adjunto da E.M. José Emygdio de Oliveira (5ª CRE). Mediadora: Joana Oscar, da Coordenadoria de Diversidade, Cultura e Extensão Curricular da SME-Rio.

III Jornada da GERER (2023)

video
20 anos da Lei 10.639/03 e 15 anos da Lei 11.645/08: práticas, contextos e reflexões

20 anos da Lei 10.639/03 e 15 anos da Lei 11.645/08: práticas, contextos e reflexões

23/10/2023

Na mesa de abertura da III Jornada da GERER, uma conversa sobre o histórico para a implementação das leis 10639/03 e 11645/08, os avanços e os desafios para a aplicabilidade plena desses marcos legais que norteiam a política pública da educação das relações étnico-raciais.

III Jornada da GERER (2023)

video
E.M. Francisco Sertório Portinho (5ª CRE) - eixo Práticas Leitoras

E.M. Francisco Sertório Portinho (5ª CRE) - eixo Práticas Leitoras

23/10/2023

A professora Rosane de Abreu, da E.M. Francisco Sertório Portinho (5ª CRE), em Irajá, utiliza textos de personalidades negras brasileiras para estimular a leitura e provocar reflexões sobre desigualdade social e racismo estrutural. 

Boas Práticas da Rede

video
EDI Ludmila Máximo Moreira Cardoso (9ª CRE) - eixo Educação das Relações Étnico-raciais

EDI Ludmila Máximo Moreira Cardoso (9ª CRE) - eixo Educação das Relações Étnico-raciais

17/10/2023

Conheça projeto a África em Nós, criado pela professora Danielle Milioli Ferreira, do EDI Ludmila Máximo Moreira Cardoso (9ª CRE), em Campo Grande.

Boas Práticas da Rede

audio
E.M. Celestino da Silva (1ª CRE ) e E.M. Rodrigo Otávio (11ª CRE)

E.M. Celestino da Silva (1ª CRE ) e E.M. Rodrigo Otávio (11ª CRE)

10/10/2023

Vamos conversar sobre duas práticas que trabalham a Educação das Relações Étnico-raciais? 

Podcast MultiRio Live - Boas Práticas da Rede