ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Whatsapp
Conteúdos do tema Comunicação
video
Fake news - Educação midiática para todos

Fake news - Educação midiática para todos

22/05/2023

O que faz um checador de notícias? O trabalho é essencial hoje, na era da pós-verdade. Este profissional atua geralmente em agências e núcleos de checagem nos principais veículos de comunicação, e se especializa para combater as fake news e a desinformação. Outra grande aliada desse combate é a educação midiática, uma vertente que vem crescendo no universo da comunicação digital. Este episódio de Digitalmente mostra o projeto-piloto desenvolvido pela Lupa Educação na E.M. Finlândia (7ª CRE), em Camorim. A iniciativa inclui oficinas, treinamentos, repositório de pesquisas sobre desinformação e ações de educação midiática em escolas, universidades, instituições e empresas. Os professores da escola participaram de encontros que os orientaram a abordar a midiaeducação de forma transversal em suas disciplinas.

Digitalmente – segunda temporada

video
Busca por likes - Influencer ou... cria das redes virtuais?

Busca por likes - Influencer ou... cria das redes virtuais?

02/05/2023

Como nasce um influencer? Às vezes, é um trabalho planejado. Em outras, é quase sem querer. É o caso do personagem Rockycria, ou melhor, Bruno Thierry, de 34 anos. Morador da Rocinha desde os 10, ele passou a descrever e exibir a rotina da maior comunidade do Rio há pouco tempo. Temas como “O que fazer com R$ 20”, “como é a entrega do gás” e o “preço dos aluguéis das casas” viralizaram no Instagram e no Tik Tok, abocanhando respectivamente, 135 mil e 699 mil seguidores. Com simplicidade e bom humor, o paraibano acaba divulgando um lado pouco conhecido da comunidade e, indiretamente, alimenta a autoestima dos moradores, acostumados a enfrentar preconceito por conta do lugar onde moram. Por meio do influencer, a Rocinha e seus crias ganham uma nova, alegre e colorida versão para a sociedade, mais condizente com a realidade da vida na comunidade.

Digitalmente – segunda temporada

texto
O jornalismo e seu diálogo com o ensino das competências e habilidades na Educação Básica

O jornalismo e seu diálogo com o ensino das competências e habilidades na Educação Básica

03/03/2023

 Entenda como pode se apropriar da mídia jornalística no dia a dia da sala de aula.

Reportagens

texto
Professores e alunos da Rede Municipal do Rio realizam atividades e oficinas em projeto de agência de notícias estudantil

Professores e alunos da Rede Municipal do Rio realizam atividades e oficinas em projeto de agência de notícias estudantil

19/12/2022

A Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede, projeto da MultiRio com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, realizou clcio de oficinas com visitas às escolas em novembro e busca formar uma rede de trocas e colaboração na produção de notícias estudantil

Andar

texto
Podcast e jornal impresso ampliam voz dos alunos da E.M. Marechal Alcides Etchegoyen

Podcast e jornal impresso ampliam voz dos alunos da E.M. Marechal Alcides Etchegoyen

28/11/2022

Os dois projetos da escola da Vila Kennedy surgem da necessidade do contato dos alunos com notícias e do estímulo ao protagonismo estudantil 

Andar

texto
Revista digital de alunos da E.M. Isaías Alves reúne notícias, afetos e sonhos

Revista digital de alunos da E.M. Isaías Alves reúne notícias, afetos e sonhos

17/11/2022

Publicação "Os Carioquinhas" reúne informações curriculares, entrevistas, desenhos, poesia e até recadinhos do coração da comunidade escolar. 

Andar

video
Cultura maker

Cultura maker

17/11/2022

Como aprender a partir de uma perspectiva prática, entender o que é cultura maker, destacando a importância de um ensino baseado na experiência do aluno, na criatividade e no pensamento crítico e colaborativo. Participa deste episódio Luciano Meira, pedagogo, mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Inovação e Artefatos Digitais. Luciano também é coordenador de Ciência e Inovação na Joy Street, doutor em Matemática e maker.

Digitalmente – primeira temporada

video
Publicidade infantil

Publicidade infantil

17/11/2022

A publicidade infantil já é proibida no Brasil e em diversos países. No entanto, empresas insistem em utilizar estratégias para disseminar o consumismo entre as crianças. Para discutir essas práticas, o programa apresentará as modalidades de publicidade infantil e de plataformas digitais com este fim, abordar o consumo online e discutir o papel da escola no contexto do estímulo ao consumo consciente. Participa deste episódio Marcelo Andrade, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP), e doutorando em Ciências da Comunicação na USP.

Digitalmente – primeira temporada

video
Os muitos modos de ler o mundo

Os muitos modos de ler o mundo

17/11/2022

O episódio trata das diferentes possibilidades de leitura e constituição de conhecimento, considerando a integração de diferentes abordagens: transmídia, edutainment, crossmídia, snack culture, segunda tela, multiplataformas, realidade virtual e streaming. Participa deste episódio Carolina Sanches, jornalista, escritora, pedagoga e ludóloga. Carolina é uma das fundadoras do Lerconecta.

Digitalmente – primeira temporada

video
O tempo de tela e os novos regimes de atenção

O tempo de tela e os novos regimes de atenção

17/11/2022

Vamos discutir como podemos conviver de forma mais saudável com a presença das tecnologias no nosso dia a dia e entender como elas impactam direta e indiretamente a nossa vida. Participam deste episódio a professora Patricia Bado, doutora em Neurociência, que pesquisa a saúde mental na infância e adolescência, e Anna Lucia Spear King, psicóloga e fundadora do Instituto Delete, da UFRJ.

Digitalmente – primeira temporada

video
Fake news

Fake news

17/11/2022

Neste episódio, vamos conversar sobre conceitos relacionados às fake news, como viés de confirmação, liberdade de expressão, responsabilização e desinformação. A ideia é esclarecer e ampliar as possibilidades do professor para “educar-se e educar” seus alunos a respeito desse tema. Participam do episódio a jornalista especializada em Economia Daniela Machado, uma das coordenadoras do Educamídia e fundadora do Rezoom, uma plataforma de curadoria de notícias e educação para a informação, e Gilmar Lopes, pesquisador da internet e criador do primeiro site de checagem de notícias do Brasil, o E-Farsas.

Digitalmente – primeira temporada

texto
Jornal estudantil integra projeto de renovação das práticas pedagógicas da E.M. Oswaldo Teixeira

Jornal estudantil integra projeto de renovação das práticas pedagógicas da E.M. Oswaldo Teixeira

09/11/2022

 Projeto busca pôr em prática o conceito de escola artesanal.

Andar